A Bela e o Mestre

5 comments

O elogio da burrice


Cerca de sete anos depois do revolucionário Big Brother (perdão Senhor Orwell, eles não sabem o que fazem), a TVI apresentou domingo à noite o seu novo reallity show- A bela e o mestre.
O conceito consiste em por na mesma casa oito mulheres lindas mas burras e homens inteligentes mas feios. Assim as burras podem ensinar os nerds a ter estilo e os nerds devem ensinar as burras alguns conecitos da mais básica cultura geral.
Assisti a parte do programa de apresentação e, confesso fiquei abismado com aquilo que vi. As meninas uma por uma sentavam-se numa secretária exibindo a sua beleza e eram confrontadas pelo apresentador do programa com questões simples a que não sabiam responder.
Assustado com tão mau programa só vi poucos minutos, o suficiente para ver uma bonita Marina, ex-miss Portugal a olhar com ar de parva para a fotografia de Fidel Castro enquanto o apresentdor lhe perguntava quem era aquela pessoa. Quase orgulhosa da sua estupidez a jovem estudante de Comunicação (!!!!) não conseguiu identificar quem era uns dos homens mais conhecidos do mundo.
As mulheres que vi naquele dia são jovens, bonitas e estavam muito bens arranjadas mas transpiravam ignorancia por todos os poros e pior, não pareciam raladas com isso.Os homens eram os chamados cromos. Para mim este é um mau programa e se tivesse filhos não gostaria que eles o vissem.
Este programa apresenta a sociadade portuguesa como sendo dividida em mulheres burras e bonitas e em homens inteligentes mas sem sentido de moda.
Estes dois pressopostos estão errados: as mulheres portuguesas estão muito longe de serem burras e são elas que dominam em número e em resultados as Universidades lusas e os homens já não são assim tão nerds quanto isso, surgindo cada vez mais membros dessa tribo metrosexual.
Em suma, estou aqui a defender que em Portugal homens e mulheres não são tão maus como o novo programa os pinta mas se A bela e o mestre já tem tão boas audiências então se calhar o grau de inteligência dos tele-espectadores não anda muito longe das belas.

5 comments

Anonymous 13 March, 2007 09:55

este texto merece um comentario critico e assertivo! lol :)

Anonymous 13 March, 2007 10:13

Boas e burras

Anonymous 13 March, 2007 14:57

De facto é um grande programa!! uma bela aposta da tvi. os meus parabens!! as audiencias sobem em flexa!!! :O estou a ouvir o prgrama e nao acredito que nem o nome dos rios mais basicos sabem!!! estou chocada!!!! penso que agora talvez nao consiga ter a concentraçao necessaria para continuar a escrever o meu comentario! é q nao me consigo abstrair deste fenomeno! ;P so mesmo uma pessoa que nao tenha realmente um qi (pelo menos proximo da media... digo eu... que apesar de ser a tecnica dos QIs nao gosto de esteriotipar as pessoas relativamente a...)nao sei? faço questoes a mim propria? como... sera que por uma quantia de dinheiro (sim,pq devem ter um premio monetário agradavel a qq conta bancária) se deixam caracterizar cm burras mas belas. bom... isto remete para outra questao... tb pertinente... sera que ser bela torna o facto de ser burra menos relevante? bem... nao sei... quer dizer... agradecia que alguem que estivesse dentro do assunto me diga! agradecia muito... :) outra questao é... sera que os portugueses vao gostar de ver? esta de facto é a mais pertinente das perguntas... llooll so de pendsar ate ja fiquei confusa!! llooll agora e porque tenho tempo limitado para acabar de escrever (caso contrario ficaria aqui a questionar me a noite toda ;) estes tipo de programas sao equivalentes a uma caixinha de fosforos com umas mini cobaias la dentro... parece que sim!!! sera que esta é uma amostra significativa da populaçao feminina portuguesa?? nao me parece! o nosso pais tem pessoas brilhantes... inteligentes e sensatas! as q nao o sao... bem... estao na maior parte das revistas cor de rosa...llllooollll francisquinho, agora vais ter de responder a todas as minhas perguntas ... mas gostei da tua visao de uma parte da nossa sociedade!

Anonymous 18 March, 2007 08:40

Concordo perfeitamente. Esse programa estereotipiza o papel da mulher e do homem na sociedade de uma forma mt afastada da realidade.. é uma perda de tempo total e não sei como alguém acha piada aquilo, mas enfim... beijinhos

Anonymous 19 March, 2007 14:32

tenho de comentar outra vez... porque agora sim... fiz o esforço de ver o programa de ontem e fiquei... sem palavras!! como sou um ser pensante fico a pensar se realmente nao sabem mesmo algumas coisas. regioes autonomas? lisboa e porto!!! lol lol lol nao sei... conteudos programaticos do 1º ciclo????? nao sei... continuo a questionar me...transcende a minha capacidade intelectual... llooll