Shrek, o Terceiro

1 comment

Shrek, o primeiro, mudou para sempre os desenhos animados. Se na tecnologias 3D Toy Story foi o pioneiro da nova animação, Shrek foi o pioneiro no conteúdo dos novos desenhos animados.

Quando apareceu o ogre verde a ordem natural da narrativa de desenhos animados: o monstro feio afinal era o herói bondoso, a princesa era afinal um montro que arrota e o principe encantado era afinal um vaidoso menino da mamã ( uma fada que afinal é má).

Mas Shrek não inovou só no tema e na tecnologia (fabulosa), os criadores de Shrek perceberam algo fundamental: as crianças já não queriam o tradicional conto em que o bom luta com o mau e tudo acaba bem, a crianças já não têm a mentalidade da geração Bambi e queriam mais. E Shrek foi muito mais.

A revolução continuou em 2004 com Shrek 2. Com tecnologia ainda mais desenvolvida que nos ilude , já que parece que estamos a ver a realidade e não animação e, com uma história ainda mais animada Shrek 2 fez grande furor. Shrek tem como caraterística principal gozar descaradamente com os contos de fada tradicionais: vemos aparecerem no ecrã Pinóquio ou Bela Adormecida numa paródia.

Shrek inaugurou uma nova era da animação: pais e filhos a rir juntos a ver uma história sem falsas morais.

Para além de Shrel himself os heróis são : Fiona (a princesa verde), o burro (hilariante) e ainda o Gato das Botas (galã).

Neste terceiro episódio da saga a história perde algum fulgor mas ainda assim é puro divertimento e com imagens que nunca se imaginaria serem produzidas por computador. A grande novidade é ver os filhotes do Shrek.

Saúde-se o regresso do rei da animação: o grande ogre verde.

1 comment

Anonymous 07 July, 2007 06:39

eu sempre adorei o shrek, é fixe e espero que nunca acabe