4 comments

O Almoço


Estás sentado como que a almoçar mas não é o peixe fresco teu vizinho que saboreias. É o momento, os momentos. Aquele momento é a tua vida. A mesa do quintal está posta e tu tens os olhos postos na família que te promoveu agora a homem. Por um momento olhas para o ar e vês algo. A voar passa a tua infância. Voltas a olhar para ti e o corpo mudou, creceste. O corpo empurra-te para cima e o coração aponta para baixo.
À tua volta o elenco da tua vida. O avó rijo no alto dos seus longos anos afaga o bigode e enterra os dentes ainda gulosos no peixe, são sempre de sorrir as suas palavras. Até agora apenas não ajudou as doenças, todos lhe devem, é um homem respeitado. Aprendi-lhe o respeito.
No pai bebo aquele ar bondoso de ser firme. Forte e militar sonha com os anos em que era o melhor militar, há não é um herói na terra, é apenas o meu herói. Curioso os pais, primeiros são nossos heróis, depois achamos que não sabem nada e, quando já sabemos alguam coisa voltamos a ve-los heróis mesmo sendo tão humanos.
A avô tá fraca mas a sua presença é forte. Tem o peso de nos cuidar a vida toda, deu-nos a força e agora tem pouca. Mas dispara ainda as suas histórias, já as conheço mas oiço-as e saboreio-as como se fossem novas, acabadas de desembrulhar.
A minha mãe escolheu criar-nos e agora não sabe o que fazer. Tem nela o peso de nós todos. O trabalho de uma mãe são sempre os filhos.
Foi mais um almoço. Quero mais. Quero comer estes momentos regados ao mais belo vinho alentejano.

4 comments

Anonymous 09 July, 2007 14:19

inacreditavel!!! ate no teu blog faço estragos!
lol

confundi desculpa!

:S

beijinhos

Anonymous 09 July, 2007 14:33

grande chaveiro

Anonymous 10 July, 2007 06:58

gostei do teu blog...!inspirador;)

inês

Anonymous 10 July, 2007 13:49

grand bro..escreves cmo 1 genio das letras..escreves sobre os outros e esquecest-t d ti..

abraço fill