Liga Inglesa

No comment yet

A fabulosa Liga inglesa de futebol regressa hoje, 11 de Agosto. Volta o melhor campeonato do mundo, onde jogam dos melhores do planeta e onde todo o ambiente é de classe com estádios cheios e um público fiel e de garganta incansável e afinada.

No topo da cadeia e dos favoritos está o Man United. É campeão, mantém os mesmos jogadores nos quais se incluem Ronaldo em grande forma e ainda os experientes Neville, Scholes e Giggs ou Rooney. A juntar-se a estes , milhões gastos para assegurar Hargreaves , médio defensivo de grande calibre, Nani , extremo talentoso e ainda Anderson, futuro melhor dez do mundo. De última hora a contratação de Carlitos Tevéz que, com Fergunson pode crescer para ser um dos melhores jogadores do mundo.

Na segunda linha aparece o Liverpool, crónico terceiro, aparece este ano candidato a segundo. O Liverpool latino passa este ano a contar com o grande Fernando Torres, forte candidato a melhor marcador do campeonato. Novos em Anfield também Babel , extremo esquerdo de grande classe ex-Ajax e Benayon, extremo direito israelita ex-West Ham. Este Liverpool será de ataque como tem sido mas desta vez tem Torres e isso pode fazer toda a diferença.

O Chelsea também entra nas contas mas os blues já não são os mesmos e deixam-me apreensivos. Shevchenko e Ballack ainda não mostraram futebol, Lampard anda adormecido desde o ano passado e Robben tem a cabeça em Madrid. A Stanford Bridge chegam Ben Haim e Alex, bons centrais e a defesa deverá ser sólida apesar de Paulo Ferreira andar a perder gás. No meio campo Ballack nunca resolveu e Makelelé já só é estatuto. Esperemos Lampard e Essien em forma. Na frente fé em São Drogba. O problema será definir o plantel tão em cima da hora se se verificarem saídas muito faladas. Problemas grandes terá Mourinho, ainda o melhor do mundo, em Janeiro quando a Taça das Nações Africanas chamar Essien, Mikel, Kalou e Drogba para passar um mês fora.

Numa terceira linha vêm os clubes eternos candidatos aos lugares cimeiros: Tottenham, Newcastle e Aston Villa. Os de Londres têm grande equipa e não me surpreende que venham a conseguir lugar na Champions, a dupla Berbatov-Keane prometem muitas alegrias. O Newcastle de Allardyce conta com Smith, Barton e Viduka como novas estrelas que se juntam a nomes como Emre e Martins para formar um grande conjunto. Em Birmingham os villains têm bons jogadores como Barry, Young ou Carew e têm tudo para ficar lá em cima.

Incognita maior é o Arsenal. O clube tem jogadores para o futuro mas não sei se a tem para o presente. A venda de Henry pode condenar o Arsenal a uma equipa banal. A defesa tem Touré e Gallas , dois marcos de grande categoria. O resto deixa-me dúvidas, apesar da classe evidente Silva, Fabregas e Rosicky são demasiado macios para jogar em Inglaterra e desde que Pires saiu que o Arsenal não tem um extremo que faça estragos. No ataque Walcott e Adebayour ainda não rebentaram e tem que ser Van Persie a passar de segundo a primeiro ponta de lança. O ponta Eduardo é incoginta e parece-me dificil que saiba render Henry....

De resto muitas equipas competitavas com jogadores de primeira linha a prometerem mais um grande campeonato. Nomes como Anelka do Bolton, Sibierski do Wigan, Faubert do West Ham, Richardson do Sunderland, Elano do City prometem continuar a fazer da Old Albion a capital do futebol.

I love this game.