Ratatui

1 comment

O cinema de animação tem evoiluido muito nos últimos anos mas não me lembro de um filme de animação tão bom desde os clássicos da Disney. Ratatui vem trazer de volta a fé , perdida, nos filmes para crianças. Filmes inteligentes, bem humorados mas com uma moral faz todo o sentido. Ratatui é o melhor filme de animação dos últimos anos.

A animação tem perdido o condão de ser para crianças e essa fórmula tem resultado com os excelentes Shrek ou Idade do Gelo mas esses não são filmes para crianças, são filmes com humor refinado e profundo que apenas os adultos conseguem alcançar. Os últimos filmes de animação são para os pais que podem levar os filhos, Ratatui cumpre a tradição de um filme para crianças: é para os filhos levarem os pais.

A história é simples: um rato com um olfacto apurado sonha tornar-se cozinheiro ao assistir a programas culinários na TV de uma "humana". Contrariando o pai, recusa-se a ser mais um rato que come lixo e persegue o sonho de ser tornar chef. A sorte leva-o a Paris e aí a sorte faz com que encontre um desajeitado candidato a chef. Como só é possível no mundo da fantasia, o rato e o rapza juntam-se e os dois formam um super-cozinheiro que faz com que o restaurante onde trabalham se torne num restaurante de topo, estatuto que havia perdido.

Em suma esta é uma bem disposta viagem ao mundo dos sabores e aos lugares a que nos levam , bem como às recoradações que cada garfada nos traz. A ver, e repetir.



PS: a animação, em termos técnico, é uma delícia.

1 comment

Anonymous 22 August, 2007 06:16

Tem-se feito imensa publicidade a esse filme, até cheguei a pensar que se calhar não é assim tão bom, e por isso precisam de tanta publicidade. Mas parece que estava errada, tenho ouvido boas criticas e estou com curiosidade para ir ver. Depois digo o que achei.
Beijinhos,
Tânia