Rome

No comment yet

Existem na internet fóruns e outras páginas que tais que defendem com unhas e dentes algumas séries como sendo a melhor de sempre. Eu votaria em Band of Brothers mas não é um voto vão que me faz escrever este post.


Este Natal tive a sorte (obrigado) de receber como presente o dvd de Rome e apesar de já ter visto uns episódios na RTP 2 devo relatar que me apaixonei pela série de tal modo que quase já a vi toda. Roma antiga apaixona-me e sobre ela leio ensaios e até colecciono figuras das Legiões romanas (neard).


Com a chancela(sempre quis dizer isto, escrever já não é mau) da HBO ,que nos oferecera já grandes séries como Os Sopranos ou Sete palmos de terra, chega uma série com a participação da BBC e da RAI que conta a história de dois guerreiros personagens e observadores e participam no atribulado período de passagem de Roma de República a Império.


Lucius Vorenus é um centurião (alta patente do exercito) e Titus Pullo legionário e, estão ambos no centro da acção da série. Vorenus é o homem ponderado que após oito anos em batalha quer reconquistar os afectos da mulher Niobe e Pullo é um bêbado e mulherengo gigantone. Esta é uma descrição simplista.


Vorenus é um homem de principios dividido entre os seus príncipios políticos de amor à Républica e a lealdade a César, seu comandante em anos de batalhas na conquista pela Gália. Pullo apesar de bruto e limitado mostra ter um bom fundo e torna-se um leal amigo de Vorenus, o braço direito de um homem que ao longo da série vai ganhando popularidade entre os romanos e respeito (e cargos) junto de César.


Ambos lutaram por e para Gaio César da Casa dos Júliose ambos o ajudam a chegar ao poder. Passo a passo Júlio César torna-se imperador da grande Roma.

A série mostra-nos grandes momentos da história de Roma como a batalha final na Gália e a rendição do rei gaulês; a subida de Cleópatra ao trono do Egipto; a ascensão de César a Imperator e claro o seu fim: a facada final de Brutus.


Boa fotografia. Bons textos. Bons actores. A ver por todos e a consumir avidamente pelos amantes da história e em especial pelos seguidores da história de Roma. E, sim há "season" dois. Farei em breve a sua crítica.