A professora

2 comments
Correm por aí na televisão, internet e jornais, cenas e fotografias do caso em que uma miuda de 15 anos degladeia-se com uma professora que lhe tirou o telemóvel porque a aluna, estando na escola não tomava atenção à aula mas às sms.
Este caso é, apenas, a ilustração daquilo a que se assiste cada vez mais em Portugal: a total falta de respeito pela figura do professor. O professor é uma figura de alto respeito que faz da sua actividade profisional ensinar uma ou mais disciplinas. O professor é uma figura a respeitar, tal como toda a gente deve ser respeitada, mas mais ainda pelo papel que tem ao transmitir ensinamentos aos alunos. Ao professor não deve assistir o direito a bater violentamente mas deve assistir o direito a fazer-se respeitar.
As sucessivas políticas de educação têm enfraquecido o papel e direitos dos professores e têm colocados os alunos como flores de estufa e a escola como uma extensão do recreio. A escola não é um recreio e os meninos, que já devem vir educados de casa e não ser educados na escola, têm a obrigação de olhar para a escola como um local de trabalho, aliás o único que têm. A brincadeira fica para depois das aulas e do estudo.
Neste caso chocam-me muitas coisas: a aluna tem tão pouco respeito à professora que julga ter o direito de a confrontar como uma igual que não é, um aluno filma tudo e comenta referindo-se à sua professora como a "velha" e esse mesmo aluno coloca no YouTube o filme da triste cena.
O problema primeiro reside na falta de educação que os meninos têm. São mal educados porque, regra geral os papás não têm tempo ou paciência de os educar. A sociedade actual não tem paciência para filhos e mais facilmente dá a uma criança cinco euros do que perde cinco minutos a educar. Inventem-se novos pais.
Dê-se aos professores força. O telemóvel é um bom ponto de partida. Em Inglaterra não entra na escola, em França não entra nas salas de aula. Em Portugal podia seguir-se tão bons exemplos.

2 comments

Antonio 22 March, 2008 08:01

Sem tomar partido de ninguem, responde-me lá:
Que direito tem a professora para tirar o telemovel à aluna?
abraço

F. 22 March, 2008 16:26

A partir do momento em que o telemóvel interfere com a atenção da aluna deve ser uma distração a eliminar....