O Zé da Europa

No comment yet




Em 1955 José Travassos , goleador do Sporting, foi o primeiro português a ser chamado à selecção europeia (existia na época) e o jornal A Bola apelidou-o de Zé da Europa.
Ao saber da quase quase assumida ida de José Mourinho para o Inter de Milão veio-me à cabeça tal designação. O que Moratti (o pequeno mas maior Abramovich) espera de Zé Mourinho é exactamente a conquista da Europa : a Liga dos Campeões.
Moratti é filho de um ex presidente do Inter que conseguiu a glória nos anos 60 vencendo duas Taças dos Campeões da Europa com o grande H. Herrera e desde que assumiu o comando do clube tentou alcançar os sucessos do pai. O caso de Moratti é bem diverso do de Abromovich, os milhões de Moratti forma por amor ao clube e não por capricho como no caso do russo.
Moratti viveu anos e anos sem títulos e a renovar todas as épocas o plantel. Comprou grandes estrelas como Ronaldo (venceu aí a Taça UEFA à Lazio) mas o campeonato interno faltava-lhe.
Com o ex-avançado Roberto Mancini ao comando o Inter é tri-campeão italiano. Há três anos benificiou do CalcioCaos para voltar a ser campeão mas, de há dois anos para cá é a melhor equipa italiana. Mas, Mancini não se dá bem co Moratti que quer mais. E, esse mais a CL, Mourinho pode conquistar.
Mourinho sempre teve a ideia de treinar em Inglaterra e depois em Itália. Consegue-o agora. Espera-se um grande Inter. Na baliza há Orlandoni e Júlio César mas Mourinho há-de querer um melhor keeper. Na defesa Carvalho deve viajar de S. Bridge. No meio campo Deco e Lampard. No ataque Drogba pode ser desviado do Milan.
Com Mourinho o Inter ganha mais personalidade. Ganhará uma defesa ainda mais sólida e com Carvalho a sair a jogar , qual Beckanbauer dos anos 2000, um meio campo com um sólido centro (Deco,Lampard,Pélé,Vieira,Cambiasso), ganha alas (Quaresma a caminho) e ganha com certeza um demolidor ataque.
Trabalhado por Mourinho Zlatan será o melhor avançado do Mundo. Há ainda os veteranos e eficazes Crespo e Cruz. Há os emprestados e perdidos Recoba e Adriano que, com a mão forte de Mourinho podem ser tudo o que prometeram. Pode haver Drogba.