Quem só está bem na caminha não deve ir aos Jogos

1 comment

Portugal tem desiludido nos Jogos Olímpicos de Pequim. Até agora, e, acredito até ao fim, a única medalha conquistada foi a da brava Vanessa Fernandes, no triatlo. No resto das modalidades apenas fracas participações e muita desilusão.

Como ponto prévio afirmo que só há tanta desilusão porque há demasiada ilusão. Os notáveis casos de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nuno Delgado e Vanessa Fernandes são exepções e não a regra. Portugal é um pequeno país cujo o interesse no desporto parece cingir-se ao futebol. Não podemos exigir ouro se não damos as mesmas condições de treino que ateltas de paises como EUA ou Austrália oferecem. Temos direito a sonhar e a ter esperança mas não podemos esperar ser tão bons em todas as modalidades como as potências.

É legítimo esperar ouro de atletas reputados como Naide Gomes ou Francis Obikwelu mas também é legítimo que eles falhem sem devam ser crucificados por isso.

O problema que saltou à vista mais que nunca nestes Jogos não foi a fraca participação da comitiva, foi a leviandade como vários atletas abordaram a sua eliminação.

Não se pode admitir enviar para a China, com altos custos para o país, atletas que não tem uma mentalidade vencedora e um sentido de dever e honra por representarem Portugal. Não se pode admitir que Marco Fortes se justifique dizendo que não lhe correu bem a prova porque foi de manhã e nessa altura está bem é na caminha, não se pode admitir que outros fulanos se justifiquem com o medo de verem o Estádio Olímpico cheio ou outros dizerem que não foram feitos para tão altos voos.

Não podemos exigir dezenas de medalhas porque não temos as condições que paises maiores e mais ricos têm mas podemos ter fé e devemos exigir respeito dos atletas que podendo ser elminados devem sempre ter em mente que lhes tão a pagar e bem para estarem a competir no maior acontecimento desportivo do mundo.

Exige-se total dedicação, respeito e consciencia que há dez milhões de pessoas que querem apenas que os atletas se esforcem tanto como consigam.

Francis Obikwelu desiludiu mas teve a humildade de pedir desculpa aos portugueses por gastar à toa o dinheiro dos contribuintes que lhe derama oportunidade de estar ali. Francis afirmou que aquele era o seu trabalho e deveria ter feito melhor. É isso que se quer, que se encare o desporto que se vai defender como um trabalho e se respeite as cores que se vestem.

1 comment

Antonio 21 August, 2008 08:28

vahhh...um post a pedir desculpa ao GRANDE Nélson! =P

Abraço