Ágora

No comment yet

Amenabar, autor de obras de grande qualidade como Abre los Ojos e The Others, regressa com o seu melhor filme de sempre: Ágora. Ágora é a história de Hipácia de Alexandria, a filósofa, a mãe da astronomia, mas é também uma história da guerra religiosa e uma história sobre as condições humanas.

Estamos na Alexandria dominada pelo Império Romano, já cristão. Aqui vive e prospera Hipácia, que na Biblioteca , famosa e a maior do Mundo então, dá aulas de astronomia aos seus sequiosos alunos. Vamos acompanhando o percurso de vida desta mulher independente e sedenta de conhecimento, o que não era bem visto, e menos seria pelos fundamentalistas cristãos.

Por trás há o seu escravo, mais inteligente do que os seus alunos e que por ela se vai apaixonando, que depois dos tumultos na cidade acaba libertado e junta-se ao sombrio exército dos Cristãos. Por trás há a turba cristã que cresce e começa a contestar com a arrogância a supremacia pagã. Depois conquista a minoria judia. Amenabar sabe mostrar que os cristãos são Homens e têm neles a soberba e a vontade de poder. Amenabar sabe mostrar, pela primeira vez no cinema, que nem todos os cristãos são bons.

Com um biopic de excelência de Hipácia , obrigado Rachel Weiz, que originou o início da descoberta dos mistérios do Universo; com uma história de amor e com a História de Alexandria é bom de ver que este é um grande filme. Um épico europeu com o arrojo americano mas com o conteúdo europeu. Muito bom.