No jogo inaugural a fraca equipa da casa , Suiça, perdeu por 0-1 contra a Rep. Checa. Jogo fraco onde os checos, mais experientes, veneceram num lance em que a defesa suiça falhou. O primeiro golo do Euro foi marcado pelo avançado Sverkos, que saltou do banco trocando com o gigante Koller. A Suiça mostrou-se banal e o único bom jogador, Frei, lesionou-se e não joga mais.
À noite Portugal fez uma grande exibição (surpresa, confesso) e ganhou 2-0 à Turquia. Os turcos têm um bom conjunto liderado por Mehmet Aurélio mas foram infeiores a Portugal. Nuno Gomes foi mais uma vez azarado e não conseguiu fazer mais cedo o golo que se esperava. Foi do defesa Pepe o primeiro numa jogada fabulosa.
Com bom futebol Portugal ia ameaçando marcar mais e, perto do fim, Meireles entrou para fazer o segundo numa grande jogada colectiva. Ronaldo cavalgou, Moutinho rodou para oferecer um golo fácil a Meireles.
Pepe imperial, Deco voltou a fazer magia mas Moutinho mereceu a camisa dez que usa com orgulho e merecimento. Sem euforias prevejo uma boa campanha.