Egon Schiele

1 comment

Conheci Egon Schiele na biblioteca da Escola Secundária que frequentei em Milfontes. Apaixonei-me pelo poder dos seus quadros. Eróticos. Desesperados. Humanos. Schiele foi um austríaco que não viveu para além dos 28 anos, foi protegido de Klimt (O Beijo).

Casou e amou Edith que morreu vítima da febre espanhola. Três dias depois morreu. Retratos da amada foram os seus últimos trabalhos.

É o meu pintor favorito.

O bom Jesus de Braga

No comment yet

Que belo Sporting de Braga! Foi ontem a Paris a um repleto Parc des Princes bater o pé ao PSG, que este ano até se bate pelo título, e, empatou a zero. Para a segunda volta as hipóteses são boas. Uma vitória por 1-0 é suficiente.

Vandinho foi o melhor em campo e, sem dar nas vistas, foi o maestro do Braga, a destruir e a construir jogo. Na defesa mora Edurado, grande guarda-redes e, Rodriguez, central de primeira. Luis Aguiar e Rentería também ajudaram o Braga a dominar o PSG.

E, se este ano o PSG continua com alguns desconhecidos , conta com estrelas do calibre de Giuly, Makelelé,Rothen ou Kezman, aos quais se somam estrelas mais recentes como Sessegnon, Chatome e Hoarau.

O estranho mundo dos afectos

1 comment
Isto do mundo dos afectos é deveras estranho. Podemos estar a fazer algo absolutamente banal e, vem por trás uma saudade curiosa. Lembrei-me de manhã do avô. Da forma como me chamava "meu santo" e como com ofertas de doces me ensinou a dizer "se faz favor" e "obrigado" desde que aprendi a falar. Faz falta o avô mas, cada ensinamento vive comigo. E, que raios, é exactamente isso, o máximo que podemos deixar aqui neste mundo: saudade e memória.

Gravatas

No comment yet

Interessante artigo ontem na Sábado sobre os artigos que mais se compram nos tempos de crise. Um dos itens mais comprados são gravatas. Graças à boa aparência e modo formal que caracterizam quem as usa, pode ser mais fácil arranjar emprego ou até mantê-lo...

Sexta-Feira 13

No comment yet

Hoje é sexta-feira 13. É considerado como um dia de azar em qualquer mês. Razões? 13 é um número irregular e considerado como de infortúnio quando comparado com o 12 (número de meses do ano, das tribos de Israel, de apóstolos, de signos..).
Outra razão para a sexta-feira 13 ser considerada de azar prende-se com a ordem de extinção, tortura e assassinato dos membros da Ordem dos Templários a 13 de Outubro de 1307.

Take

1 comment

Compro mensalmente a Premiere. Tenho um vício por comprar todas as revistas especializadas nos assuntos que me interessam. Quando comparada com revistas internacionais como a Empire a Premiere é muito fraca. Podem dizer-me que, tem pouco dinheiro mas, conheço uma revista com poucos mais recursos do que a boa vontade e amor pelo cinema - Take.


Tive a felicidade de, me tornar amigo de um dos "jornalistas" desta maravilha virtual e, caso esta revista tivesse um formato impresso não tenho dúvidas que a compraria religiosamente. Não gosto desta coisa de ler virtualmente, prefiro muito mais ter em papel. Não apostar na Take é uma forma de ignorância demasiado gritante.


Se só gosto da revista porque lá tenho um amigo? Não, só a conheci porque lá tenho um amigo. Quantas pessoas mais não a descobririam se a vissem nas bancas? Quer queiramos quer não, ainda há muita gente que compra a sua literatura em formato papel e, aí , em qualquer área não quero traduções bem feitas, quero artigos originais e, que, espelhem mais amor pelo cinema do que preocupações comerciais.


A Take ousa e, antecipou já, em vários números a capa da Premiere. A Take vai para além do óbvio. A Take tem uma mentalidade documentada na história do cinema mas imaginativa e, virada para o futuro.

BD

No comment yet






A sequência lógica na saga Watchmen seria ler a BD, ver o filme e, depois comprar o livro sobre os primórdios da BD. O que eu fiz foi comprar o livro sobre os primórdios, vi o filme dias depois e, ontem comprei a BD original. Podia ter corrido mal mas, até resultou. Estou viciado.

Cinema - Gran Torino

1 comment

Clint Eastwood realiza e protagoniza Gran Torino. Nos últimos dez anos os filmes de Eastwood são um oasis no cinema. Este é mais uma obra prima. Depois de ter visto A Troca em Janeiro já tinha ficado maravilhado com a mestria com que Clint dirige actor mas, principalmente com a forma como brinca com a luz, ou com a falta dela. Já Mystic River, Million Dollar Baby tinham sido filmes "escuros" funcionando como uma espécie de metáfora da "condição humana".


Em Gran Torino, Eastwood é Walt, um americano, veterano da Guerra da Coreia, fechado, resmungão e viúvo. Tem como família apenas dois filhos de que admite não se saber aproximar e uma fiel cadela. É contra toda a cultura oriental resmungando até com o jipe de marca japonesa de um dos filhos.


Passa os dias no seu alpendre a amaldiçoar o seu bairro, em plena Detroit, "ocupado" por "chop-sueys" ou, como mais tarde descobre por "hmongs", um povo originário do Laos,Vietname e China que, combateu com os americanos contra os "vietcongs" e, emigraram em massa para os EUA. No mesmo alpendre onde espanta o jovem padre que promteu à esposa de Walt que olharia para ele.


Walt, reformado da Ford, é o orgulhoso dono de um Ford Gran Torino de 1972 que, desperta a cobiça de um dos "gangs" do bairro. Vendo a sua garagem ser assaltada, este homem de quase oitenta anos não tem problemas em puxar da sua espingarda. Mas, a sua vida só muda quando, vê alguns arruaceiros hmong ("as mulheres hmong vão para a universidade, os homens hmong formam gangs") no seu relvado. Volta a puxar da "riffle" e impõe respeito ao mesmo tempo que se torna um heroi para o bairro.


A família vizinha começa a conquistá-lo aos poucos com o seu agradecimento. Walt rende-se à boa comida oriental, rende-se a Sue, a simpática e bem-humorada vizinha, e , rende-se a Thao, um rapazinho sem perspectivas de futuro, a quem ensina a ser homem (deliciosa a sequência em que entra na barbearia e instrui Thao na arte de falar à homem) e arranja-lhe trabalho (deliciosa sequência em que Thao já fala à homem com o mestre de obras).


Excelente construção da personagem de Walt com os tiques de fúria em que, "rosna", que é xenófobo de forma engraçada e a roçar o carinhoso, que é um duro (frequentemente simula uma pistola com um dedo e aponta-a a quem se mete com ele, antes de mostrar a verdadeira...), que é um homem à antiga que colecciona ferramentas e arranja tudo em casa. Excelente a forma como vemos o resmungão Walt a sentir-se mais próximo dos vizinhos "hmongs" do que dos próprios filhos.


O filme do ano. De 2008 e 2009. Obrigatório.


PS: Muito obrigado à revista Take (http://www.take.com.pt/) pelo convite para a antestreia.

30 anos de Rádio Comercial hoje

No comment yet
Obrigado pelas novidades misturadas com clássicos de rock na adolescência. Obrigado pelas manhãs antes de chegar ao trabalho. Parabéns.

Saber estar

No comment yet

O F.C. Porto está nos "quartos" da Liga. Não venceu nenhum jogo mas mostrou um futebol muito superior ao do milionário Atlético de Simão, Aguero e Forlán. Foi pena não ter vencido mas, após o empate a dois em Madrid, chegou o nulo de ontem. Agora muito provavelmente segue-se um tubarão como o Manchester ou Bayern. Eu gostaria que fosse o Bayern para que, se mostrasse a classe que algumas equipas portuguesas têm.


Já agora uma palavra de agrado pela inteligência com que o F.C. Porto já prepara a próxima época. Na imprensa diz-se que os extremos Varela e Eliseu já estão contratados. Fala-se que o guarda-redes Beto, o defesa Miguel Lopes e, o avançado Orlando Sá também estão na rota do Dragão. Assim se gere bem um clube.

Filmes que ficam na cabeça

1 comment

Piadas do dia....

1 comment
  1. O novo aeroporto de Lisboa vai chamar-se "Aeroporto de Alco-Sete"
  2. O Paulo Bento vai dormir em lençóis de sete-im
  3. O jogo do sporting não durou mais porque aos 7-1 é capote
  4. Às tantas, a meio do jogo, fiquei em-Polga-do
  5. Lisboa, a cidade das SETE colinas
  6. O Sporting hoje chega a Portugal não ao Aeroporto da Portela, mas ao terminal rodoviário de SETE Rios!

12-1

No comment yet

Ao Sporting após a humilhação de ter sido goleado em casa pelo Bayern por 5-0 restava lutar pela honra e tentar um bom resultado em Munique frente a uns bávaros previsivelmente a jogarem com alguns habituais suplentes.

Numa época que não corre particularmte bem ao Bayern (o crónico campeão alemão tem este anos Hertha, Hamburgo e Hoffenheim às sua frente) esperava-se mais do Sporting. A equipa de Klinsmann jogou com Butt, Van Buyten, Lell, Ottl e Podolski, habituais suplentes e, até deixou Luca Toni e Frank Ribery na bancada. Tudo se conjugava para que, o Sporting pudesse empatar ou até chegar a uma vitória em Munique. Não tivesse o Sporting entrado a medo...

A entrada hesitante dos leões foi presenteada com um bom golo de Podolski, num acto de nervosimo de Polga (que desastre de jogo) e de Patrício (idem) Podolski bisou. Cinco minutos depois um fantastático pontapé de Polga fez o 3-0 para o Bayern.

O único momento positivo do Sporting foi o grande golo de Moutinho. Mas, antes do intervalo Schweinsteiger ainda fez o 4-1.

Num acto de puro desprezo o treinador bávaro tirou um dos defesas centrais ao intervalo.

Na segunda parte mais do mesmo. O júnior (!) Muller em jogada individual ofereceu a Klose o quinto. O sexto por Van Bommel e o sétimo por Muller foram mais duas prendas da defesa....

O Sporting nunca havia passado a esta fase da Liga dos Campeões e, para jogar a medo mais valia não ter passado. Repito-me mas, admito perder com uma potência como o Bayern, não admito é a falta de garra e profissionalismo que, quase todos os jogadores mostraram, permitindo uma vergonhosa derrota e, transmitindo uma imagem patética do futebol português.

As exibições de Patrício,Polga, Veloso, Abel ou Derlei foram simplesmente anedóticas.

Uma vergonha.

At last

No comment yet

Depois de God of War, NBA 09 e FIFA 09 finalmente acertei num jogo para a PSP que vale mesmo a pena: Killzone - Liberation.

DVD - Antes que o Diabo saiba que morreste

No comment yet



Filme de Sidney Lumet com elenco de primeira: Phillip Seymour Hoffman, Ethan Hawk, Marisa Tomei e um grande Albert Finney.


Dois irmãos com falta de dinheiro planeiam um golpe. Um precisa de sustentar a droga que consume e quer levar a esposa que já amou para um novo começo no Brasil. O outro quer pagar a pensão à ex-mulher, conquistar a filha e ter algo mais sério com a namorada, que, até é a esposa do irmão. O plano perfeito seria assaltar a ourivesaria dos pais que tão bem conhecem, ficariam com o dinheiro e os pais receberiam do seguro a compensação. Algo corre mal num enredo saído de um romance russo do séc. XXVIII com culpa, tragédio e destino.

DVD - Ghandi

No comment yet
Sim, é um filme um pouco antigo (1982) mas só ontem o vi. Ben Kinglesy somado a uma fantástica, e verídica história. Filmaço

O menino Veloso

No comment yet
Miguel Veloso queixa-se que o Sporting não o defende e reafirma a vontade de deixar o clube. Ora parece-me que o Sporting até o deixa sair para o Afeganistão desde que o clube comprador pague a verba que está prevista na clausula de rescisão. Veloso foi uma aposta do Sporting numa altura em que foi dispensado do Benfica e, a Paulo Bento deve ter-se tornado alguém. Agora com a boca tão grande e com tão pouca humildade e agradecimento a quem lhe quer bem pode não fazer uma carreira de acordo com o seu talento...

Cinema - Watchmen

3 comments

Não conhecia Watchmen até há umas semanas. Mas, deixei-me (ainda bem) envolver pela corrente de fanatismo à volta da melhor comic do mundo e do filme. Foi duro meter-me numa sala de cinema às 22h00 de uma sexta-feira de uma longa semana de trabalho mas, valeu a pena lá estar quase 3 horas.


Primeira cena: alguém entra no apartamento do velho Comedian, dá-se uma fabulosa cena de pancadaria em que percebemos que há ali muito do filme 300 (o anterior de Snyder). Gostamos de ver. Depois uma mancha cai na porta do quarto com o número 3001 e olhos preparados percebem que, este será um filme diferente. Fabuloso o efeito do Comediante a ser atirado pela janela e a cair no chão muitos metros abaixo. Já o pin se tinha machado de sangue.


Segunda cena: um genérico ao som de Bob Dylan mostra a história dos EUA, os primeiros Guardiões e estes. É sem dúvida a melhor sequência do filme.


Depois começa a magia. Definitivamente a ver.

Cinema - Watchmen

No comment yet

Silk Specter II - É a filha da primeira SS (Carla Gugino), foi namorada do Dr. Manhattan e, envolve-se com o Nite Owl. Sofre pela vida da mãe sem heroísmo e com muito alcool, sofre com a postura quase de desprezo de Dr. Manhattan e, tem uma profunda vontade de voltar aos seus dias de Silk Specter. Apaixonante.

Cinema - Watchmen

No comment yet

Comedian - Há pouco de comédia na personagem do Comediante. É no seu assassinato que começa a trama da série e do filme. É uma personagem velha, pai de uma das outras personagens e, tem um passado repleto de horriveis actos como tentativas de violação e assassinatos. O smiley pingado de sangue é o pin que sempre usava e o sangue é o sangue que pingou na hora da sua morte. Só a sua morte permite o desenrolar de toda a acção.

Cinema - Watchmen

No comment yet

Rorschach - É uma figura baixota, de chapéu e que considera a sua cara uma meia gasta onde se projectam manchas de tinta ao jeito dos exames psicológicos. É a mais violenta e interessante de todas as personagens. É do seu diário que ouvimos a história. É a cena na cadeia que diz tudo sobre a personagem : "eu não estou aqui preso convosco, vocês é que estão presos aqui comigo".

Cinema - Watchmen

No comment yet

Ozymandias - É o homem mais inteligente do mundo. É o único que escolheu revelar-se como antigo Watchmen e, é um dos mais ricos homens do mundo graças a isso. Tem um papel muito especial na história e, protagoniza as melhores cenas de acção do filme.

Cinema - Watchmen

No comment yet

Nite Owl - A mais apagada personagem é também aquela que mais curiosidade suscita. Aparece primeiro resignado com o destino dos Guardiões de se extinguirem mas, aos poucos nota-se a sua ansiedade de voltar a vestir o fato de coruja e ser aquilo a que está destinado. Muita bem na carga dramática com que evolui de um oprimido homem para um seguro guardião. Único amigo de Rorschach e amante de SS II mostra-se como uma personagem muito mais interessante do que se poderia antever.

Protagoniza a erótica cena em que copula com Silk Specter e onde se percebe que este não é um filme para crianças.

Cinema - Watchmen

No comment yet

Dr. Manhattan - É uma personagem decisiva. Está no filme como factor decisivo na história recente dos EUA sendo ele o grande responsável pela vitória dos EUA no Vietname (bela sequência no filme ao jeito Apocalipse Now).
É a metáfora de Deus possuindo o poder de ver o futuro e vivendo em várias realidades ao mesmo tempo. Ao longo da fita nota-se a quebra na sua humanidade vendo-se em várias cenas que vê a sociedade como algo condenado. A sua descrença começa na ruptura com SS II e que permite aos espectador ver a fuga do gigante azul para Marte onde se vêm das melhores cenas do filme.

Livro - Watching the Watchmen

No comment yet

Escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons diz-se que Watchmen é a banda desenhada. Foi publicada pela DC Comics entre Setembro de 1986 e Outubro de 1987 e descreve um mundo onde Richard Nixon ainda é presidente dos EUA nos anos 80 e onde a guerra do Vietname foi vencida pelos EUA com a esmagadora ajuda de Dr. Manhattan, um super-homem. Segundo outros mais entendidos que eu, as grandes virtudes de Watchmen são a intensa narrativa cruzada das diversas e complexas personagens numa história que ajudou a fundar a BD como algo de interesse para uma faixa etária mais elevada acabando com a ideia de que a BD era somente para um público infanto-juvenil.


Na altura em que chega às salas de cinema o filme chegou também um livre de Dave Gibbons (que quer distância do filme) que, para os fans é simplesmente obrigatório por conter centenas de esboços e tiras da série, mais uns belos textos. Um grande livro grande de coleção. Para os leigos como eu permite entrar no mundo Watchmen. Fica bem na prateleira, como me disseram mas, também digo que, não é daqueles livros que se leiam de um fôlego mas sim daqueles livro-tesouro que se apreciam às vezes, se desfrutam com um prazer e se guardam como um tesouro.

Guilty pleasures

1 comment
CSI Miami rende-se ao cliché das loiras de bikini e dos latinos musculados. Ou será que assume e goza com o cliché? De qualquer forma permite-nos por o cérebro em piloto-automático e, desfrutar de puzzles policiais nem sempre previsiveis e, de um canastrão chamado Horatio que, provoca a gargalhada.

Semanalmente

No comment yet
Na minha visão o Expresso perdeu qualidade e, o Sol nunca a alcançou. Na guerra da audiência de sábado, tem vindo a ganhar (em qualidade) o Semanário Económico. Refez-se e, tem um belo primeiro caderno e, um delicioso Outlook onde tem sempre uma sumarenta entrevista e, dois textos habitualmente geniais de dois jovens talentos das letras: João Tordo e Patrícia Reis.

"Narciso só gosta do que é espelho"

3 comments
Robert Mugabe, alheio ao facto de presidir a um país cuja miséria atinge mais de 90% da população, resolveu celebrar com pompa o seu 84º aniversário. Lembrou-se, o ditador, de, gastar 200 mil euros num banquete em sua honra que incluiu 80 vacas,70 cabras, 12 porcos, 2 mil garrafas de champanhe, oito mil lagostas, 4 mil porções de caviar....