Afro-Brasileirando

No comment yet


Hoje teve ínicio o ciclo de actividades "Afro-Brasileirando" com uma conferência e com a inauguração de uma exposição temporária.

A conferência no Cine Teatro de Benavente abriu o ciclo e foi uma muito interessante apresentação do que é o Brasil hoje e de um pouco do que foi, incidindo obviamente na temática da população negra no Brasil.

Esta palestra contou com o mui rico contributo do Senhor Embaixador Lauro Moreira e com a também interessante participação da Doutora Maria Miulza da Silva, Socióloga, "especializada na inserção dos afro-descendentes na sociedade brasileira desde o séc. XIX".

Depois seguiu-se a comitiva para o Museu Municipal de Benavente onde foi inaugurada a exposição que dura até 3 de Março também denominada Afro-Brasileirando.

A exposição conta a história do contributo negro para a formação da cultura brasileira, para além dos quadros informativos podem ver-se também diversos objectos da cultura resultante do triangulo Africa-Brasil-Portugal.

Visitem Benavente, bonita terra e com boa gente e vejam a exposição pois sairam muito mais ricos culturalmente de tão elevada visita que a mim muia honra me deu.

PS: PARABÉNS A JOÃO DIAS MEU IRMÃO DE CORAÇÃO E PESSOA RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DO CICLO E A QUEM DESEJO O MAOIR SUCESSO DAS SUAS INICIATIVAS CORAJOSAS. JOÃO, ÉS GRANDE, OBRIGADO POR SERES MEU AMIGO. O TEU FUTURO SERÁ SEM DÚVIDA RADIOSO.

Sporting 5 Nacional 1

1 comment

A noite louca de "El Loco"


Uma noite fria de Fevereiro começou bem para o Sporting, Veloso comandava o meio campo, Nani jogava bem e Liedson também prometia.

De repente uma falha na defesa leonina permite que o Nacional marque. E o Sporting perdeu-se e passou a evidenciar os seus dois maiores problemas: falta de um ponta-de-lança e falta de um médio musculado que controle o jogo.

Viu-se um SCP perdido e vergonhoso falhando golos que uma equipa candita a vencer a Liga não pode falhar.

Já desesperado Paulo Bento colocou em campo Carlos Bueno. E Bueno que até aqui não tinha demosntrado qualidades sequer para o banco entrou e decidiu o jogo. À ponta-de-lança à boca da baliza Bueno fez numa noite de sonho 4 golos. Sai um poker para o uruguaio "el loco".

Mas o destaque maior vai para o monumental golo que Liedson marcou: fez uma "cabrita" a um defesa e passou por mais dois antes de meter a bola debaixo do corpo de Benaglio.

O SCP não jogou bem mas no fim goleou, e em futebol o que conta são os golos.

O que eu oiço na rua

No comment yet
" Em Portugal nascemos pobres em tudo, só nascemos ricos em papel"

Desabafo proferido por um velhote português num centro de saúde lamentando a burucracia

As palavras de Jorge Luis Borges

No comment yet

Apaixonar-se é acreditar numa religião com um Deus falível


Nada é construído em pedra, tudo é construído em areia, mas temos de construir como se a areia fosse pedra


Acho impossível viver sem amor

Inglaterra- Mercado

2 comments

Principais mudanças

Rocha Benfica Tottenham
Fernandes Portsmouth Everton
Oguchi Onyewu St. Liége Newcastle
Mascherano West Ham Liverpool
Carew Lyon Aston Villa
Larsson Helsinborg Manchester United
Aghahowa Donetsk Wigan

Itália- Mercado

No comment yet

Principais transferências

Ronaldo Real Madrid Milan
Oddo Lazio Milan
Tavano Valencia Roma
Wilhelmsson Nantes Roma
Rossi Man. United Parma

Espanha- Mercado

No comment yet

Principais transferências


Higuain River Real Madrid
Gago Boca Juniors Real Madrid
Areias St. Liége Celta Vigo
Nery Flamengo Real Socieadad
Tomasson Estugarda Villareal
Verpakovskis(Maris) D. Kiev Getafe

Alemanha- Mercado

No comment yet


Principais transferências

Rosenberg Ajax W.Bremen

Mineiro São Paulo Hertha Berlin

Olic CSKA Hamburgo

França- Mercado

No comment yet


Principais transferências

Baros Aston Villa Lyon
Gallardo River Plate PSG
Luyindula Levante PSG
Cavenaghi Spartak Bordeus

Obrigatório ler este texto

2 comments
Procura-se um amigo.
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."

Vinicius de Moraes

Este texto, lindo por sinal, foi um comentário de uma leitora muito especial num dos posts anteriores. É bom de mais para estar escondido. Obrigado fiel leitora.

Cinema

No comment yet

Diamante de sangue

Este filme prova que com a idade Leo Di Caprio se tornou um dos melhores actores do mundo e prova ainda que Djimon Hounsou continua a trilhar um caminho de sucesso que em breve o levará ao topo dos actores de Hollywood.

O filme passa-se em 1999 na Serra Leoa. Na altura o governo mantinha lutas consatntes com revolucionários num sangrenta guerra civil. Como se não bastasse a guerra no meio existe uma luta maior: o contrabando de diamantes, diamantes sujos de sangue porque muitos morreram antes deles chegarem às melhore ourivesarias da Europa e EUA.

Di Caprio é um traficante de diamantes e Djimon é um podre pescador que um dia encontra por acaso um grande diamante que todos querem e pelo qual todos lutarão.

IEA, é a sigla mais ouvida ao longo de um grande filme de aventuras mas algo cru e violento. IEA, isto é Africa, que no filme se diz ser um continente abandonado onde todos querem de qualquer maneira sair de lá.

Obrigatório ver.

PS: boa interpretação de Jennifer Connoly, um diamante que brilha em vários sentidos

Cinema

No comment yet

Stranger tham fiction- Contado ninguém acredita

Harold Crick é um homem simples e de rotinas, os seus dias são sempre iguais até ao dia em que começa a ouvir uma voz, não não fica maluco, simplesmente ouve uma voz a narrar a sua própria vida.

A partir dessa voz, Harold procura a ajuda de um especialista em literatura que o tenta ajudar com uma pergunta simples: será a narração da vida de Hrold uma comédia ou uma tragédia?

Crick acaba por encontrar a sua narradora depois de uma série de peripécias.

Um filme não genial e que se esgota muito na mesma ideia mas ainda assim um filme divertido e com um enredo original.

A música das letras- Filipe Araújo

4 comments

A reflexão sobre o “tempo”

… Ultimamente tenho-me apercebido que o tempo é a chave principal do mais complicado enigma chamado vida.. E muito triste ver as pessoas a arrastarem-se nele(tempo) com uma tristeza que toma forma quase imutável nas faces delas (pessoas)..faces carregadas com uma maldição que apaga a luz e a oportunidade do sorrir..um “sorrir impossível” nestes rostos “integrados” em corpos presos a rotinas e a compromissos inadiáveis que matam quase por completo o direito universal de ser feliz.. …mas a minha reflexão sobre o tempo vai mais longe que estes simples casos..vai aos casos em que o tempo é como que uma “trituradora”, como um “martelo gigante”, ou como uma “corrente de aço” inquebrável no coração..sobre tudo daqueles que amavam alguém que os deixou..seja os que foram para alem das nuvens, ou aqueles que simplesmente deixaram de amar e de sentir falta…deixando para trás o pesado fardo “tempo” nos ombros dos mal amados.. Esta é a minha homenagem aqueles que estão presos na angustia do tempo..

Filipe Araújo

UEFA

No comment yet

Platini- Craque na UEFA?

Michel Platini, um dos melhores jogadores de sempre de futebol é o novo presidente da UEFA, aplaudo tal ideia pois o futebol precisa de ter ao seu leme gente do futebol. Parabéns futebol, parabéns UEFA.

Futebol português

No comment yet

Os três grandes


O FCP vai ser campeão. Apesar do deslize em Leiria o Porto tem a melhor equipa e soube reforça-la ainda mais contratando Mareque ( sólido lateral à imagem de Sorín) e Renteria ( rápido ponta-de-lança colombiano). A juntar-se a isso em breve voltam Sokota que é um bom jogador e Anderson que será brevemente um dos melhores do mundo. Quem trava este Porto?

O Benfica segue em segundo apesar das más exibições. Vai ganhando graças a rasgos de génio de Simão, à sorte de Mantorras ou como neste fim de semana à mestria de Rui Costa que é sem dúvida o melhor jogador do plantel. Com o Sporting em crise o Benfica é cronicamente 2º. E se Derlei cumprir o que se espera o ataque do Benfica terá muito mais poder.

Tristemente o meu Sporting anda a jogar mal e sem reforços à vista está condenado ao 3º lugar. Nani é um miúdo que não pode levar a equipa às costas e Liedson sendo 1 de 4 avançados não pode ter a responsabilidade de marcar sozinho todos os golos da equipa.
Abel e Miguel Garcia na defesa, João Alves e Paredes no meio campo, Alecasandro e Bueno no ataque não mostram qualidade para jogar pelo SCP. Acredito queeste Sporting com um centro-campista musculado ( Rochemback) , um número dez ( Martins e Romagnoli não são, já se percebeu) e um vançado que marcasse golos ( Linz do Boavista) chegaria longe.


Depois neste período de transferências não percebo como os grandes não atacam pérolas portuguesas do nosso campeonato como Amorim e Zé Pedro do Belém, Neca do Marítimo ou Teixeira da Académica.