A Bola

1 comment

Leio , com orgulho, o jornal A Bola desde os meus 12 anos. Hoje estava no quiosque de manhã a comprar A Bola, DN, DE, JNEG e afins. Ao lado uma senhora gastou dez euros em revistas cor-de-rosa. Por engano o senhor do quiosque pôs A Bola no "monte" da senhora em vez de no meu. Era ver o olhar escandalizado sa senhora a olhar e a dizer: A Bola? Com um ar de desprezo , como quem diz eu só leio boa literatura. Não se metam com a minha Bola que eu não me meto com a Maria de ninguém!

Mudar

No comment yet


O Sporting de momento não é o meu Sporting. Não me refiro à instituição no seu todo mas sim à equipa de futebol sénior, aquela que tem mais visibilidade apesar de, nas outras modalidades o Sporting ter centenas de títulos.

O Sporting tem sido nos últimos tempo, na "era" Paulo Bento, uma equipa que joga bom futebol. Perde o campeonato nas últimas jornadas e falha os objectivos quando está sob pressão mas dos putos de Alvalade espera-se sempre bom futebol. Este ano nem isso acontece.

No inicio da época sonhou-se. Gastámos a bom gastar e no primeiro jogo o sonante (na Rússia) Izmailov com um grande golo venceu o FCP na Supertaça. Derrotar o campeão na primeira partida oficial era um bom augúrio.

Mas, a partir daí foi sempre a descer. O Sporting nesta altura não joga bom futebol e não tem bons resultados por duas razões: tem fraca liderança e maus jogadores.

Paulo Bento esgotou-se. Sem experiência e com poucos meios (humanos) Bento fez um bom trabalho. Fez Nani e Veloso crescer e montou uma equipa que ia sempre jogando bom futebol mas, à medida que os putos que Bento criou vão crescendo e os reforços não têm qualidade cai por terra a equipa de bom futebol. Bento não aguenta a pressão nem ganha um jogo sob o jugo dela. Bento talvez não saiba fazer mais mas no Sporting tem que estar quem saiba.

O Sporting tem que ter dois grandes jogadores para cada posição. E não tem. Fez mal as compras. Mesmo tendo o mamarracho Alvaláxia a conspurcar o estádio e ter vendido Nani o Sporting não apostou em certezas, apostas em desconhecidas esperanças. Furadas.

Analisemos. Na baliza jogou Stojkovic até se perceber (Bento em último lugar) que o sérvio não tem classe para o Sporting; Tiago fez algumas partidas mas há dez anos que apareceu no Sporting e nunca se fixou, alguma razão existe, não? Rui Patrício parece ser o melhor dos três mas ofereceu dois empates aos modestos Leixões e Leiria.

Na defesa Polga é um imperador. Mas anda desmotivado e é preferivel vende-lo já. É de classe mundial mas nota-se nele que não está bem. Paulo Renato, Gladstone, Had e Ronny pouco acrescentam ao Sporting. Abel e Tonel estão em forma e têm feito bons jogos.

No meio campo Moutinho e Romagnoli são os melhores. Humildes e constantes dão requinte à equipa. Pereirinha tapa buracos mas não está ao nível que se publicitava. Paredes, Farnerud e Celsinho não fazem falta e podem sair já em Janeiro. Veloso parece dar ares de quem quer sair e sendo assim que saia e venha bom dinheiro para ir ao mercado. Izmailov e Vukcevic são muito bons mas completamente irregulares.

No ataque Liedson resolve. Yannick falha dezenas de golos e Purovic é uma lástima. Derlei começou bem mas tem 32 e está lesionado há meses.

Soluções? Contratar um bom treinador. Duro e ofensivo. Van Gaal ou Gullitt? Vialli ou Tigana? Boas opções em mercado.

Depois, ir às compras. Um bom lateral esquerdo. A Roma não nos emprestará Antunes? O brasileiro Leonardo da Portuguesa será caro? Para dobrar Polga e Tonel sugiro o bracarense Rodriguez. Certo e com muita classe.

No meio campo é necessário músculo e Rochemback devia voltar. Para o acompanhar um bom médio defensivo, o requintado Madrid ou o mais duro Brum podiam dar um jeitão.

No ataque faz falta um desiquilibrador melhor que Izmailov ou Vukcevic. Carlos Alberto do Bremen , no qual está em litígio com o treinador, não viria com agrado jogar em Alvalade?

E para o ataque pelo menos venha um matador. Há tantos grandes jogadores em equipas mais pequenas que o Sporting. Exemplos? Linz do Braga, Makukula do Marítimo, Baiano do Murcia, Alves do Hereeven ou Iversen do Rosenborg são alguns nomes que me vêm à cabeça.



Para além do futebol espero que o senhor presidente não alimente guerras como a que mantém com Carlos Queiroz. Não faz bem ao Sporting e despristigia dois senhores leoninos como é o caso do Professor Queiroz e do Dr. Filipe Soares Franco.

Todas as pessoas são diferentes

No comment yet

Hoje é Dia Internacional do Deficiente. É um dia simbólico. Mas pensem em dois pontos: se têm a sorte de não ter qualquer tipo de deficiência então agradeçam à vida ajudando. Dar o braço a um cego para entrar no metro ou outros gestos simples podem fazer a diferença. Sabem que outras duas coisas são boas de fazer? Primeiro não tratar um deficiente como um anormal coitadinho mas sim com respeito e carinho e já agora se tiverem uma empresa podem arranjar um emprego a um deficiente, sabem a cadeira de rodas não afecta o desempenho cognitivo e mesmo muitos deficientes mentais são capazes de realizar tarefas úteis.

Tenho desde há muitos anos um amigo deficiente mental mas, é dos melhores jogadores de basquete que já vi. Conheço um deficiente mental e é das pessoas mais prestativas e bondosas que conheço.

Sim, há muitos anormais em Portugal, mas não são os deficientes (perdão se não digo pessoa com mobilidade reduzida mas sou politicamente asno).

Greve

No comment yet

Da América chega a notícia (sim, eu sei que não é assim tão nova) da greve da WGA, associação de guionistas americanos. Os guionistas reclamam para si um quinhão do mercado cada vez maior da venda de DVD's. Eu dou-lhes razão.

Devido à greve séries como Donas de casa desesperadas não têm novos episódios e talk-shows como o Late Night de Conan O'Brien têm que ser repetidos já que não há quem escreva novos episódios.

O´Brien, ele próprio guionista inscrito na WGA deixou de receber salário mas com o sucesso e o ordenado principesco que ganha isso não lhe causa problemas de maior e até já declarou que pagará o vencimento dos seus colaboradores com dinheiro do seu bolso.

A questão aqui é só uma: são os guionistas que escrevem as séries nesta idade de ouro do DVD de séries e nada mais justo que recebam parte do bolo. Ganancia? Nop.