Reveillon

No comment yet

Chega hoje, finalmente o dia em que, não só é legal consumir umas boas passas como isso é encorajado.

TEXTO MAIOR

No comment yet



NÃO SEI DE ONDE VIESTE NEM TEM POUCO QUEM TE PARIU. SE ÉS FILHA DO FADO, DO DESTINO OU DA SORTE, ESSA DEUSA MENOR DESCONHEÇO E NEM QUERO SABER. SEI QUE VIESTE E ISSO A MIM JÁ ME ENCHE A ALMA.


VIESTE ENCHER UMA PARTE DE MIM QUE EU NÃO SABIA QUE EXISTIA. MINTO SE DISSER QUE ANTES NENHUMA ME ROUBOU SUSPIROS E TEMPO DE PENSAMENTO. MENTIRIA MAS NÃO MINTO PORQUE A TI NÃO SEI CUSPIR NADA QUE NÃO A MAIS PURA E CRUA VERDADE.


MAS SEI-TE DIFERENTE. VAIS PARTIR-ME O CORAÇÃO? DESILUDIR-ME? FAZER DE MIM INFELIZ? DO FUTURO NADA SEI. CONFIO EM TI. PONHO-TE NA MÃO AS PALPITAÇÕES E TENHO FÉ.


ANTES JÁ SUSPIREI POR OUTRAS MAS TU VIESTE FAZER ALGO MUITO DIFERENTE. PREENCHESTE EM MIM BURACOS QUE NÃO SABIA QUE EXISTIAM. SARASTE FERIDAS ESQUECIDAS. DEVOLVESTE AO POETA A INSPIRAÇÃO.

Rome

No comment yet

Existem na internet fóruns e outras páginas que tais que defendem com unhas e dentes algumas séries como sendo a melhor de sempre. Eu votaria em Band of Brothers mas não é um voto vão que me faz escrever este post.


Este Natal tive a sorte (obrigado) de receber como presente o dvd de Rome e apesar de já ter visto uns episódios na RTP 2 devo relatar que me apaixonei pela série de tal modo que quase já a vi toda. Roma antiga apaixona-me e sobre ela leio ensaios e até colecciono figuras das Legiões romanas (neard).


Com a chancela(sempre quis dizer isto, escrever já não é mau) da HBO ,que nos oferecera já grandes séries como Os Sopranos ou Sete palmos de terra, chega uma série com a participação da BBC e da RAI que conta a história de dois guerreiros personagens e observadores e participam no atribulado período de passagem de Roma de República a Império.


Lucius Vorenus é um centurião (alta patente do exercito) e Titus Pullo legionário e, estão ambos no centro da acção da série. Vorenus é o homem ponderado que após oito anos em batalha quer reconquistar os afectos da mulher Niobe e Pullo é um bêbado e mulherengo gigantone. Esta é uma descrição simplista.


Vorenus é um homem de principios dividido entre os seus príncipios políticos de amor à Républica e a lealdade a César, seu comandante em anos de batalhas na conquista pela Gália. Pullo apesar de bruto e limitado mostra ter um bom fundo e torna-se um leal amigo de Vorenus, o braço direito de um homem que ao longo da série vai ganhando popularidade entre os romanos e respeito (e cargos) junto de César.


Ambos lutaram por e para Gaio César da Casa dos Júliose ambos o ajudam a chegar ao poder. Passo a passo Júlio César torna-se imperador da grande Roma.

A série mostra-nos grandes momentos da história de Roma como a batalha final na Gália e a rendição do rei gaulês; a subida de Cleópatra ao trono do Egipto; a ascensão de César a Imperator e claro o seu fim: a facada final de Brutus.


Boa fotografia. Bons textos. Bons actores. A ver por todos e a consumir avidamente pelos amantes da história e em especial pelos seguidores da história de Roma. E, sim há "season" dois. Farei em breve a sua crítica.

Cinema

No comment yet

Eu sou a lenda - Para mim é a desilusão do ano e o pior blockbuster dos poucos que tenho visto. Uma excelente ideia traduzida num filme mau. Não é que will Smith seja mau, que não é, mas o argumento e a realização são fraquinhos. Este filme por um bom realizador daria um dos melhores filmes do ano pois a ideia do sentido da vida quando todos à volta morreram é interessante e explorável.



Amor e outros desastres - B. Murphy era até este filme uma estrela de segunda. Com esta deliciosa comédia romântica salta para a primeira divisão da comédia romântica de Los Angeles e está pronta para a prova final : um filme com Hugh Grant. Original e escrito com inteligência é um filme a ver.



Promessas Perigosas - O mestre voltou para relatar mais uma história de violência. Mas o filme tem muito boa fotografia, bom argumento e actores de topo.
No comment yet

Um padre jovem de uma pequena localidade foi espancado por um grupo de homens. Ontem na reportagem de TV via-se várias mulheres a dizer muito bem do pobre padre. Amélias de um Padre Amaro?
5 comments
Declaro o meu amor a :
1- Cercal - Dá-me cá uma paz passar uns dias nesta linda parvalheira;
2- Doce de Amendoa da Mãe - Vou ser gordo até a minha mãe ficar chéché e não o fizer mais;
3- Aos jornais e revistas - Acho que se deviam criar clínicas de desentoxicação para quem não para de comprar jornais;
4 - DVD Roma - Obrigado Misu
Declaro o meu amor sério a :
1- Jo, conquistaste-me, à família, à terrinha. Onde queres chegar mulher? Se te amar mais rebento
2- Puto, gastaste um mês de semanadas em mim. Obrigado, não mereço mas gosto.
3 - Avó, está tão perdida e alucinada que já sei a quem saio. Repita tudo cem vezes que eu oiço 99 com ar de espanto.
No comment yet

Gosto do Natal porque venho a casa.
1 comment
Não percebo a parvoíce de toda a gente se vestir bem só porque é Natal. Anda tudo com as botas caras que obrigaram o marido a comprar e os homens andam muito arranjadinhos. Se o Natal é para estar com a família porque não estamos todos à vontade? Só para chatear não fiz a barba e calcei uns All Star rotos.
No comment yet
Hummmmm. Este Natal só tive 15 caixas de Ferrero Roche e 23 pares de meias brancas e/ou piores. Quem falhou?
1 comment
Mais um Natal no Cercal. A avó conseguiu contar a mesma história 531 vezes. O tio e pai venceram vários rounds a uma garrafinha velhota de whiskey. O puto ainda é feliz a abrir prendas. A mãe consegue engordar cada membro da família 10 quilos só com a mesa da sobremesa. E eu fico até à passagem de ano a tentar perceber porque mereço tanta prenda.

Natal? Tu aqui?

1 comment



Só tenho comido porcarias. Estou mais gordo. Comprei milentos presentinhos de merda. Estou falido. Chegou o Natal

A obesidade

No comment yet

Fui ontem a um conhecido restaurante americano. À falta de melhor lá comi o hamburguer da ordem. Pensava ter escolhido um simples hamburguer mas, no prato vinha uma vaca picada coberta de queijo, cebola frita e bacon! Comida de homem é certo mas percebe-se porque é que os americanos são uns gordos....

Comportamento

No comment yet

Passei a maior parte do dia de ontem no escritório. Mas o pouco tempo que passei em casa vi pessoas com o chapéu-de-chuva aberto. Não estava a chover. Quando se vê água a sair do céu é que é para o usar o guarda-chuva, ok?

Rede

1 comment

Bom dia. Quero dizer-te bom dia para o resto da vida e não quero que isso seja amanhã. Quero dizer-te bom dia por tantos anos que nem os sei contar. Gostava de todos os dias acordar com vista para ti. Um dia. Não muito longe de hoje. Vai acontecer. Abro os olhos e lá estarás tu. Bom dia amor, dirás, e eu todos os dias direi bem vinda amor.


Adormeço. Sou vergado pelo sono vezes de mais. Tenho vergonha de mim quando adormeço. Como posso adormecer sem te ter ao lado. Queria ser o máximo romântico e não dormir até poder dormir só contigo.

Preocupo-me. O coração salta-me com a infima possibilidade de não estares bem. Doi-me cada dor tua mesmo cada uma que não conheço.

Se algo te acontecesse não aguentaria nem me perdoaria. Quero tomar conta de ti porque sei que sabes tomar conta de ti. Cada pedaço de ti é cristal para mim.


Não estás só. Estou aqui. Não estás só. Nunca mais. Cai do céu se desejares. Sou a tua rede.

Para o meu mano Filipe Spark

No comment yet



Cinema

No comment yet

O amigo João que mora em http://www.o-kontrastes.blogspot.com/ desafiou-me a escolher os cinco filmes da minha vida. Aqui ficam:

1- A lista de Schindler

No comment yet

O Holocausto é a face mais vísivel do lado negro do ser humano. Steven Spielberg mostra-o com uma beleza sádica que nos faz torcer por Schindler para que consiga salvar os judeus da morte certa. E conseguiu.
Um filme cheio de desespero, dor mas com a dose pequena e certa de esperança, a mesma que se encontra na vida real.

2 - Simpsons - O filme

No comment yet

A melhor série de sempre chegou a filme a jamais poderia ficar fora das minhas escolhas. Imprescíndivel a cena em que Homer brinca com o seu porco de estimação. Spider Pig, Spider Pig...

3- 21 Gramas

No comment yet

Depois de Amores Perros e antes de Babel, o mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu realizou 21 Gramas naquele, que é o melhor filme da triologia.
Com uma parada de estrelas (Sean Penn,Naomi Watts e Benicio Del Toro) , o realizador faz a sua especialidade: disserta sobre as agruras da existência humana.
21 gramas é o peso que o corpo perde quando morre. Mas, em 21 Gramas é sobre aquilo que pesa na alma que se fala. Arrebatador.

4 - Episodes I II e III de Star Wars

1 comment



Em Maio de 1977 George Lucas lançou o primeiro episódio da Ópera Espacial - Guerra das Estrelas e marcou para sempre o cinema.

5-Serenata à chuva

No comment yet
Um clássico do cinema musical que ficará para sempre na história do cinema pela cena em que Gene Kelly dança à chuva cantando "i´m dancing in the rain" e rodando com classe o seu chapéu de chuva.
O filme apareceu na altura em que se fazia a transição do cinema mudo para o sonoro e está recheado dum contangiante bom humor. Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O''Connor, Jean Hagen são as estrelas que parecem estar sob o efeito de uma qualquer substância que dá felicidade. Fabuloso.

Kaká

1 comment

O número 22 do Milan foi considerado pela FIFA como o melhor jogador do Mundo. Concordo totalmente. É o médio mais completo do Mundo, exímio no passe longo e nas aberturas, oferece dezenas de golos todos os anos. E, desde que o Milan ficou sem Shevchenko, é Kaká o goleador.

Kaká transpira classe e merece o prémio na totalidade.

A juntar a isto ainda ganhou uma Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.

Birra

1 comment

Cristiano Ronaldo é o terceiro melhor jogador do Mundo aos 22 anos. Mas acha que merece mais. Ontem na entrega dos prémios amuou. Talvez quando crescer seja o melhor jogador do Mundo.

Portugal? Que azar!

No comment yet

Deram ontem à costa 23 marroquinos. Fizeram-se ao mar numa canoa, o destino era Espanha, vieram parar a Portugal. Um dos emigrantes disse tudo à SIC Notícias: "Queria era ir para Espanha, não queria Portugal, nunca tive sorte na vida".

Fake Romeo

No comment yet

A nova música da banda-promessa Spark já está disponível para audição no Myspace.


Cliquem aqui http://www.myspace.com/sparkonmyspace , não se vão arrepender!

Milaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaan

No comment yet

Tenho, desde petiz, o mais profundo amor, pelo AC Milan. Sou quase tão rossoneri como leão. É com grande prazer que anuncio que o "meu" Milan é o campeão do Mundo de clubes e o clube com mais títulos internacionais de sempre.

Forza Milan.

Azul vitória

No comment yet

Faltam 17 jogos para o fim da Liga e já toda a gente percebeu que o FCP vai ser campeão. Com mérito.

Cinema

No comment yet

Filme ideal para ver num domingo em familia. Pensei. A Bussola Dourada. Uns efeitos especiais, uns animais falantes e tal. Pensei. Afinal não. É um filme do fantástico mas com uma tremenda profundidade. É um filme que questiona a fé. Ou antes, uma fé imposta. É um filme sobre desafiar as convenções.

A Igreja sentiu-se picada e isso indicia que tenho alguma razão. Existe no filme uma instituição controladora que só quem não quer não vê nela a Igreja Católica. Não estou a dizer que concorde com tudo, mas a crítica está lá para reflectir.

De resto um bom filme de aventuras, com magia, animais falantes e muito mais. Conta com uma deliciosa e maléfica Nic Kidman, uma deliciosa e bondosa qb Eva Green e com o Bond Daniel Craig.

A ver.
No comment yet

Todo o homem que se veste de Pai Natal nos centros comerciais para que ao seu colo se sentem criancinhas é um pedófilo. Isto não é claro?
No comment yet

Genial a ideia de hoje do "Inimigo Público". O suplemento humorístico do Público sugere que, após o sucesso das recentes cimeiras UE-África e, ainda a assinatura do Tratado de Lisboa, Sócrates deve organizar uma cimeira Sócrates-Portugal. LOL

Óscar

No comment yet

Chama-se Óscar Niemeyer e faz amanhã (15 de Dezembro) , 100 anos. O mundo lembrou-se agora dele. Os centenários servem para bajular os autores vivos e ganhar dinheiro com os mortos. Niemeyer já disse não achar piada à história do centenário mas olha, é um pretexto tão bom como outro qualquer para escrever que este arquitecto que "fez" Brasília é o melhor do Mundo.
1 comment



O Sporting recebeu o D. Kiev e venceu nas calmas por 3-0. Jogo melhor do que têm sido mas pior do que se espera. Imperial Polga. Abel e Adrien muito bem. Pena Purovic e Farnerud que, para nada servem.
Valeu o prestígio e os 600 mil euros. Para o ano há mais CL.
No comment yet
A Juve Leo está de costas para a equipa do Sporting. Eu não gosto que a equipa jogue mal como tem jogado mas não lhe viro as costas. O amor ao clube é para todas as situações.
A Juve Leo dá vida aos jogos mas, são tristes as cenas como as de ontem. Os jogadores foram oferecer-lhes as camisolas e estas foram jogadas fora. A claque chamou por Sá Pinto e Balakov mas, estes não estão em Alvalade há algum tempo. Tristes dias os do Sporting
No comment yet
Escrevi há dias um post perguntando-me se Purovic afinal seria um bom jogador. Temia que não. Fui ontem ao estádio e ve-lo jogar é rídiculo. Não tem classe para o Sporting.

Primeiro Poema para Joana

No comment yet

Não sou mais que palavras

e palavras são tudo o que sou

palavras obedecem-me

e estas te dou em presente

enegreceste hoje

sem que eu tivesse sequer

um nevoeiro previsto

dou-te em dote

desculpa

ou compensação

mais umas palavras inválidas

não sou mais que palavras

e palavras sou tudo o que sou

se queres mais

diz-me já

que me torno já acção

há tanta coisa bonita

que te podia dizer

mas seriam só palavras

e essas

acha-las

poucas

não sou mais que palavras

e palavras são tudo o que sou

nelas só te posso beijar assim:

escolhe o meu shakesperiano destino:

ou te dou a vida nas palavras

ou pouso a pena

e passo à acção

e a acção é amar-te
No comment yet

há dias assim em que te sentes demasiado negro. o negro só é uma cor para alguns. os outros. os iluminados, sabem de cor que o negro é muito mais que uma cor. o negro sempre foi um estado de vida. estou negro. a cor nada me diz. hoje estou negro. o que me enegreceu? só conheço uma razão para me enegrecer. a mesma que me dá luz, tira-ma. que poder tem ela. que fragilidade por as entranhas nas mãos de alguém. para amar há que estar exposto. e isso doi mais. amar bem é ser mais fácil ficar mal. sei que te amo, mas isto são só palavras. e se eu só for palavras? gostas menos de mim por eu ser apenas aquilo em que sou bom? só as palavras me obedecem, admira-te que goste tanto delas?

ZZZZZ ZZZZZZZ Sou uma abelha

No comment yet

Estreia-se hoje entre nós o Bee Movie. É o regresso do grande Seinfield. Desta vez para dar voz e vida a uma abelha animada que se apaixona por uma humana e quer processar as companhias que produzem mel por roubo.

Tem Seinfield, como pode ser mau?

Obrigados

1 comment
Pensei muito recentemente desistir da blogosfera. Não sentia que fosse lido e os comentários eram poucos. Cheguei a escrever aqui um texto de despedida , que apaguei entretanto. Pensei mas fui, em boa hora, demovido da ideia.
Joana Lopes fez-me ver que havia muitos a quem a minha escrita agradava e a ela agradeço.
João Dias ofereceu-me como presente este novo template no qual estou agora instalado. O João sempre me deu toda a força para começar e continuar na blogosfera. Agradeço-lhe do fundo do coração toda a amizade virtual.

Tu

No comment yet


Um dia acordas e estás diferente. Vazia do peito para dentro. Cheia da dor para fora. Enumeras mil vezes na memórias as feridas que não sabes sarar. Psiuuu. Não as queres dizer em voz alta. Enumera-as mil vezes para dentro. Abafas assim o que te doi. E quando estás prestes a rebentar da solidão do teu fardo, choras. As pessoas como tu não deviam chorar nunca. A lágrima expulsa o negro de dentro. Olho para ti e não vejo nada que não seja alvo.

És tão petrarquista que não quero imaginar as nuvens que guardas no peito.

Às vezes frequento-te as carnes e entro em ti. Entrarei? Alguma terei ido fundo o suficiente? Alguma vez me deixarás fazer de ti uma dessas loucas da sociedade? As marginais? As felizes.
Dar-te-ei um dia a felicidade que julgo saber dar. A ti. Só sei tentar por ti.

A infância foi há muito tempo. Passamos sem parar no fim dela. Adormecemos e acordámos tão adultos que doi. Agora tomamos decisões e eles já fazem pouco por o que temos que ser.
A mãe viveu para ti e, agora que já não vives dela, o que é dela? É pouco. Vive da tua sombra que já não sabe viver sem cuidar de ti. Mas creceste. Ela já não te percebe. Não precisas dela como é agora. Quere-la de volta. Como era. Antes de o deixar de ser. Queres a mãe quando era mãe. A sombra dela não te basta. Ela já te deu sol.

E que dizer dele? Corrigiu o castigo da vida fazendo-se teu pai. Foi. Pai. Mais que isso. Amou-te nestes anos com a fé que serias uma estrela a cintilar. Agora és um astro. Luminosa. Bem sei que te vejo com olhos diferentes. O amor muda o olho. Mas sei que brilhas. Agora que és a estrela que ele desejou e sabia , ele já não tem o telescópio virado para ti. É uma memória viva. Mas no peito, sabes ainda o tem, no peito, ainda mora o mesmo amor por ti.

Todos te amam ainda mas agora és tu que tens que cuidar deles. É uma benção ser amada , sabes?

É uma maldição crescer até ter consciência que contamos conosco para embalar quem nos fez crescer. Um dia sem aviso somos adultos. E ser adulto é escolher. Escolhemos sempre o melhor mesmo quando não sabemos o que é melhor.

Agora chego eu. Prometo dar-te a lua. Exagero. Sou poeta. Só pedes que não te falte com o ombro. É óbvio que o ombro não falta, nem o beijo, nem a percepção do riso forçado.
De ti não quero menos que tudo. Aceito amar as tuas dores até te lamber as feridas. Quero que mas passes. que dividas em dois o sofriemento. Aceito amar os teus sorrisos. São tão bons. O bom em ti vale a pena sempre.

Perguntas se me desiludo. Se me farto. És humana e tens dores. Para mim és divina. Não disse já tudo?

Cinema - Peões em jogo

No comment yet

Bom filme realizado pelo galã Robert Redford. Com a guerra como pano de fundo Redford apresenta três cenários. 1- Ele próprio a ser um professor num conversa aberta com um aluno; 2- Dois amigos a combater no Afeganistão e 3- Tom Cruise a ser um congressista a ser entrevistado por uma expreiente jornalista Meryl Streep.

Um filme sobre guerra? Uma reflexão sobre os EUA hoje?

Nop. Um filme sobre a escolha e a sua consequência.

Sucesso

1 comment

Há muito que se esperava por este acontecimento. Alguns vinham mas afinal já não vieram. Outros nem queriam vir mas vieram. A confusão no Parque das Nações não enganava ninguém-algo grandioso ia acontecer. Estrelas mundiais no Pavilhão Atlântico não é todos os dias. Correu tudo bem, o Noddy no Atlântico foi um sucesso.

Serão bons?

No comment yet

Os grandes de Lisboa gastaram pequenas fortunas em dois gigantes. À Luz veio parar um paraguaio desconhecido, altíssimo e com custo de 9 milhões de euros. A Alvalade chegou Purovic, alto e caro, 2 milhões.

O problema é que estes goleadores teimavam em não marcar.

Com a época quase a meio parece que acordaram. O mais caro marcou dois para a CL e ontem dois para a Taça. O verde tem marcado e marcou dois sábado para a Taça.

Afinal eles serão bons?

A Bola

1 comment

Leio , com orgulho, o jornal A Bola desde os meus 12 anos. Hoje estava no quiosque de manhã a comprar A Bola, DN, DE, JNEG e afins. Ao lado uma senhora gastou dez euros em revistas cor-de-rosa. Por engano o senhor do quiosque pôs A Bola no "monte" da senhora em vez de no meu. Era ver o olhar escandalizado sa senhora a olhar e a dizer: A Bola? Com um ar de desprezo , como quem diz eu só leio boa literatura. Não se metam com a minha Bola que eu não me meto com a Maria de ninguém!

Mudar

No comment yet


O Sporting de momento não é o meu Sporting. Não me refiro à instituição no seu todo mas sim à equipa de futebol sénior, aquela que tem mais visibilidade apesar de, nas outras modalidades o Sporting ter centenas de títulos.

O Sporting tem sido nos últimos tempo, na "era" Paulo Bento, uma equipa que joga bom futebol. Perde o campeonato nas últimas jornadas e falha os objectivos quando está sob pressão mas dos putos de Alvalade espera-se sempre bom futebol. Este ano nem isso acontece.

No inicio da época sonhou-se. Gastámos a bom gastar e no primeiro jogo o sonante (na Rússia) Izmailov com um grande golo venceu o FCP na Supertaça. Derrotar o campeão na primeira partida oficial era um bom augúrio.

Mas, a partir daí foi sempre a descer. O Sporting nesta altura não joga bom futebol e não tem bons resultados por duas razões: tem fraca liderança e maus jogadores.

Paulo Bento esgotou-se. Sem experiência e com poucos meios (humanos) Bento fez um bom trabalho. Fez Nani e Veloso crescer e montou uma equipa que ia sempre jogando bom futebol mas, à medida que os putos que Bento criou vão crescendo e os reforços não têm qualidade cai por terra a equipa de bom futebol. Bento não aguenta a pressão nem ganha um jogo sob o jugo dela. Bento talvez não saiba fazer mais mas no Sporting tem que estar quem saiba.

O Sporting tem que ter dois grandes jogadores para cada posição. E não tem. Fez mal as compras. Mesmo tendo o mamarracho Alvaláxia a conspurcar o estádio e ter vendido Nani o Sporting não apostou em certezas, apostas em desconhecidas esperanças. Furadas.

Analisemos. Na baliza jogou Stojkovic até se perceber (Bento em último lugar) que o sérvio não tem classe para o Sporting; Tiago fez algumas partidas mas há dez anos que apareceu no Sporting e nunca se fixou, alguma razão existe, não? Rui Patrício parece ser o melhor dos três mas ofereceu dois empates aos modestos Leixões e Leiria.

Na defesa Polga é um imperador. Mas anda desmotivado e é preferivel vende-lo já. É de classe mundial mas nota-se nele que não está bem. Paulo Renato, Gladstone, Had e Ronny pouco acrescentam ao Sporting. Abel e Tonel estão em forma e têm feito bons jogos.

No meio campo Moutinho e Romagnoli são os melhores. Humildes e constantes dão requinte à equipa. Pereirinha tapa buracos mas não está ao nível que se publicitava. Paredes, Farnerud e Celsinho não fazem falta e podem sair já em Janeiro. Veloso parece dar ares de quem quer sair e sendo assim que saia e venha bom dinheiro para ir ao mercado. Izmailov e Vukcevic são muito bons mas completamente irregulares.

No ataque Liedson resolve. Yannick falha dezenas de golos e Purovic é uma lástima. Derlei começou bem mas tem 32 e está lesionado há meses.

Soluções? Contratar um bom treinador. Duro e ofensivo. Van Gaal ou Gullitt? Vialli ou Tigana? Boas opções em mercado.

Depois, ir às compras. Um bom lateral esquerdo. A Roma não nos emprestará Antunes? O brasileiro Leonardo da Portuguesa será caro? Para dobrar Polga e Tonel sugiro o bracarense Rodriguez. Certo e com muita classe.

No meio campo é necessário músculo e Rochemback devia voltar. Para o acompanhar um bom médio defensivo, o requintado Madrid ou o mais duro Brum podiam dar um jeitão.

No ataque faz falta um desiquilibrador melhor que Izmailov ou Vukcevic. Carlos Alberto do Bremen , no qual está em litígio com o treinador, não viria com agrado jogar em Alvalade?

E para o ataque pelo menos venha um matador. Há tantos grandes jogadores em equipas mais pequenas que o Sporting. Exemplos? Linz do Braga, Makukula do Marítimo, Baiano do Murcia, Alves do Hereeven ou Iversen do Rosenborg são alguns nomes que me vêm à cabeça.



Para além do futebol espero que o senhor presidente não alimente guerras como a que mantém com Carlos Queiroz. Não faz bem ao Sporting e despristigia dois senhores leoninos como é o caso do Professor Queiroz e do Dr. Filipe Soares Franco.

Todas as pessoas são diferentes

No comment yet

Hoje é Dia Internacional do Deficiente. É um dia simbólico. Mas pensem em dois pontos: se têm a sorte de não ter qualquer tipo de deficiência então agradeçam à vida ajudando. Dar o braço a um cego para entrar no metro ou outros gestos simples podem fazer a diferença. Sabem que outras duas coisas são boas de fazer? Primeiro não tratar um deficiente como um anormal coitadinho mas sim com respeito e carinho e já agora se tiverem uma empresa podem arranjar um emprego a um deficiente, sabem a cadeira de rodas não afecta o desempenho cognitivo e mesmo muitos deficientes mentais são capazes de realizar tarefas úteis.

Tenho desde há muitos anos um amigo deficiente mental mas, é dos melhores jogadores de basquete que já vi. Conheço um deficiente mental e é das pessoas mais prestativas e bondosas que conheço.

Sim, há muitos anormais em Portugal, mas não são os deficientes (perdão se não digo pessoa com mobilidade reduzida mas sou politicamente asno).

Greve

No comment yet

Da América chega a notícia (sim, eu sei que não é assim tão nova) da greve da WGA, associação de guionistas americanos. Os guionistas reclamam para si um quinhão do mercado cada vez maior da venda de DVD's. Eu dou-lhes razão.

Devido à greve séries como Donas de casa desesperadas não têm novos episódios e talk-shows como o Late Night de Conan O'Brien têm que ser repetidos já que não há quem escreva novos episódios.

O´Brien, ele próprio guionista inscrito na WGA deixou de receber salário mas com o sucesso e o ordenado principesco que ganha isso não lhe causa problemas de maior e até já declarou que pagará o vencimento dos seus colaboradores com dinheiro do seu bolso.

A questão aqui é só uma: são os guionistas que escrevem as séries nesta idade de ouro do DVD de séries e nada mais justo que recebam parte do bolo. Ganancia? Nop.

Foda-se

No comment yet
A operadora telefónica dos CTT chama-se Phone-ix o que deriva para o fónix, versão light de foda-se. Isto é uma brilhante estratégia de marketing ou uma parvoíce pegada?

O Combate

No comment yet



Vasco Pulido Valente, o pessimista mais cómico de Portugal e Miguel Sousa Tavares , melhor jornalista português, andan pegados.


VPV terá confessado que fez um crítica negativa ao livro Equador sem o ter lido e desde então tem-se assistido a umas acusações e birras por parte dos dois autores.


No sábado, VPV atacou o novo livro de MST dizendo dele mimos como "vale pouco ou nada como romance histórico". Estranho aqui é que o Público , onde MST trabalhou 12 anos e cativou muitos leitores, tenha encomendado uma crítica a VPV. Sabendo-se que a rivalidade é grande o resultado da encomenda não podia ser outro que não uma crítica dura. Qual o interesse do Público nesta querela?


Ontem na SIC N , MST foi entrevistado e apelidouVPS de escritor falhado entre outras coisas.


Quem de vós não tem a sensação que algo nos escapa nesta história toda?




PS:Facto é que MST vende imensamente mais livros do que VPV
1 comment



Anuncio com orgulho fraternal que os meus irmãos de alma, a banda Spark melhorou a sua maqueta. Está disponível em http://www.myspace.com/sparkonmyspace


Não vos peço que façam o favor de gostar, peço que oiçam e exponham a vossa opinião.




Obrigado :)


A paz fria

2 comments

A banda Sigur Rós provoca-me um fascínio que não sei explicar. São uma banda de musica alternativa. Vêm da Islândia. Cantam apenas em islandês. Não percebo uma palava. Mas quando os oiço sinto uma paz e calmia tal que não os troco por nenhuma língua entendível.

Brasil na Europa

2 comments



Já repararam nos brasileiros que jogam nas equipas que vão disputar o próximo Campeonato da Europa?


O Brasil é rico em jogadores, tem uma das melhores equipas do mundo e, ainda podia fazer mais umas quantas equipas que competiriam ao mais alto nível. Sobram inevitavelmente dezenas de jogadores de grande qualidade que optam por jogar por outras seleções.


Em Portugal temos Deco há quase quatro anos a dar cartas , Pepe estreou-se ontem ; em Espanha Marcos Senna foi ao último Mundial imitando Donato; na Turquia joga Mehmet (Marco) Aurélio; na Croácia o maior goleador depois de Suker é Eduardo Da Silva. Lembro-me deste mas, aposto que outros há nas mesmas condições.


O futebol é brasileiro, não é?

Portugal

No comment yet



O senhor Scolari está gasto em Portugal. Já não empolga e não consegue por jogadores como Carvalho (melhor central do Mundo) , Deco (dez de eleição) ou Ronaldo (o segundo melhor jogador do Mundo) a fazerem uma equipa que jogue bem e marque golos.




Ontem Portugal festejou o apuramento porque o medo de falhar o Europeu era grande, a equipa nacional tem jogado mal e apesar de Scolari lá estará. Mas chega de rídiculas festas, passar em segundo lugar à frente da infantil Bélgica, da Sérvia ou da Finlandia não é uma feito, é , para jogadores que jogam nos principais clubes das principais ligas, uma obrigação.




Scolari fez um bom trabalho no Euro 04 mas desde a final, onde perdeu com a Grécia que o seu lugar já não é em Portugal. Espero que saia brevemente do comando.




Olhando para a fase de qualificação não posso deixar de sentir uma grande desilusão. Era uma oportunidade de afirmação para Portugal como potência europeia e afinal só nos apuramos no último jogo com um nulo no mais bonito estádio português cheio e a apoiar a equipa durante 90 minutos.




Frustações à parte a verdade é que vamos ao Europeu e isso é que conta. A luta é agora que Scolari saiba escolher os homens certos para fazer Portugal sonhar com o título.

PS: Scolari acertou na escolha de Makukula e Almeida para avançados. Postiga e Gomes já se viu que não marcam golos.

Para ti

No comment yet

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.


Clarice Lispector

American Gangster

4 comments

Ridley Scott é um mestre do cinema, não fosse ele autor de filmes grandíssimos como Gladiador. Mas, desde essa viagem a Roma que não nos fazia entrar num filme que pudesse ganhar fama e proveito de obra prima. Com American Gangster regressa Scott como fazedor de filmes obras-primas.


A fita faz-nos recuar aos anos 70 e a Nova Iorque onde Frank Lucas (Denzel, um dos maiores actores da actualidade) faz de gangster. Denzel atingiu o pico da sua classe como actor e passeia essa classe interpretando um gangster sóbrio mas eficaz. O lado humano da personagem é explorado através da relação com a família, miserável até Lucas ficar rico e com a mulher.


Do outro lado outra grande interpretação de Russell Crowe como polícia bom e incorruptível que tem a inteligência de perceber que Lucas era afinal de contas o alvo a abater. E abate-o. Como? só vendo.


Filme ao nível de The Departed.

Beowulf

3 comments

Inspirado num poema milenar escrito por um anónimo chega um filme fantástico: Beowulf. O primeiro live action em 3D para adultos promete oferecer uma experiência úncia. A ver.
1 comment
Triste a exibição da equipa nacional no sábado. Um pobre 1-0 à Arménia. Talvez não sejamos assim tão bons. Num grupo sem nenhum gigante e com duas vagas chegamos ao últimio jogo sem saber se vamos ao Europeu.
Uma equipa com jogadores de elite como Ronaldo, Quaresma ou Nani tem a obrigação de fazer mais.
1 comment
Assisti perplexo ao espectaculo: centenas de miudos esperaram até à meia noite para comprar o último livro de Harry Potter. No país em crise há sempre espaço para a magia. Um livro nunca é só um livro mas miudos fora da cama à meia noite antes de um dia de aulas? Pais falidos a gastar vinte euros? Mais um apontamento de um país especial.
PS: também lá estava por amor ao meu primo, ávido leitor do mágico.

A Adição

3 comments

Os Da Weasel prometiam há semanas que este seria o concerto da sua vida. Duvido que tenha sido. Faltava o público que a banda merece e faltava um local onde a acústica deixasse a poesia urbana de Carlão e Virgul brilhar. Ainda assim, optimo concerto.


Uma grande produção espantou e maravilhou aqueles que se dirigiram ao Atlântico. Um grande palco com uma extensão à frente em forma de w impressionava e foi usada para a banad de Almada chegar sempre perto do palco.


Num concerto em três fases a priemira foi a de aquecer o público faminto. A"divinha quem voltou" abriu, outros temas conhecidos foram desfilando como "God bless Johny "(jump!) ou o clássico Duía. Confusos, os putos, aos milhares não percebima estas canções. Muitos dos fans actuais dos Da W conhecem a banda desde Re-Definições. Há tanto para descobrir atrás.


Depois da descarga de energia veio a segunda fase. Os convidados: Maestro Massena, Bernardo Sassetti, Manuel Cruz, Atiba e os fabulosos Gato Fedorento animaram e muito a noite.


No fim um choque. O melhor para o fim com os grandes singles da banda a serem disparados para o público rendido. "Re-Tratamento", "Outro Nível" , "Força" e outras adivinhavam fim do espectáculo que acabaria em beleza com o "Tás na boa". E, esteve-se na boa com os Da Weasel.



PS: Parabéns à super-produção do concerto. Impagáveis os pormenores tais como o blazer de Pacman com o logotipo da banda ou o palanque usado em "Negócios Estrangeiros".

Mariza

1 comment
"Sei que anda no ar uma ansiedade por causa de um certo prémio. Posso dizer que o prémio foi para a Colombia. Parece que fiz a escolha certa em ficar aqui convosco" foi assim que Mariza levantou o Pavilhão Atlântico ontem à noite quase no fim do concerto do ano em Portugal.

Tudo começou depois da hora (estamos em Portugal) mas, começou bem. Imagens de Fados, filme de Carlos Saura, apareceram numa tela acima do palco ainda escuro. Um dueto com o flamengo Miguel Poveda encantou virtualmente. Os aplausos tinham pressa de sair e, Mariza começou a iluminar o palco. Preciosa a ajuda da Sinfonietta de Lisboa como suporte a voz poderosa de Mariza encheu o Pavilhão (apesar do mau som).


Com toda a gente rendida a Mariza começou outro show. Uma parada de estrelas começou a desfilar. Primeiro o amigo e conselheiro Carlos do Carmo fez a plateia levantar-se para o aplaudir com sentimento. Carlos do Carmos ainda é o melhor fadista masculino e os seus "hits" são os poucos que o povo português conhece de cor.

Depois a África de Mariza desfilou para deleite do público. Tito Paris foi grande e convenceu e o falador Filipe Mukenga foi uma figura vista com simpatia.

Ivan Lins atravessou o Atlântico (o oceano) para dar uma lição de classe e maravilhar todos. Sentido o abraço a Carlos do Carmo, dois amigos a cantar para o público que Mariza aqueceu. a "miuda" regressou e a sua voz voltou a reinar.

Ainda apareceu o coxo Rui Veloso para dar uns toques mas o resto da noite seria da emoção de Mariza e da emocionda gente da nossa terra. A guardar com sôdade na memória. O fado encheu o Pavilhão Atlântico.

No comment yet
"Queria ser o bicho para comer o bicho que te come"


Carlão, Da Weasel

A morte da infância

No comment yet
A infância morreu. Um adulto é uma criança com dores de alma. A infância morreu. Tudo passou. A recordação daquele Verão ainda vive em mim mas eu não brinco nas recordações. Aquele bolo sabia tão bem naquele momento e hoje é só mais uma rotina. Aquele objecto era tão inalcansável e hoje compra-lo sem dificuldade mas és tão mais vazio.
E as pessoas? O pai já não é o homem mais forte do mundo nem a mãe a mais bela do mundo. A luz da idade revelou-te os defeitos que sempre tiveram e ainda assim , ou por isso mesmo, ama-los mais do que nunca. Decadentes, ama-los. O amor é também espirito de missão.
Mas são os avos que mais perderam desde que a infancia morreu. Á medida que os avós se vão perdendo em si, na falta da lucidez , vai se perdendo a infancia nossa arquivada neles.
No comment yet

Quão de forca há nesta gravata?

Quão de prisão há neste fato?

Quão de vazio há no peito cheio?

Quão de mim há em mim?

Do futebol português

2 comments

1- O futebol português está doente. Podre. A única esperança é que haja uma completa restruturação.


2- Os jogadores bons só cá nascem e passam para ir para melhores equipas e campeonatos. Os outros são medianos e proporcionam jogos medianos. Esses são a maioria.
Em Portugal os jogadores jogam-se para o chão e tentam sempre enganar o árbitro. Não existe respeito pelo jogo.


3- Os estádios estão vazios. Falo de estádios para 30.000 pessoas que têm em média 300. Leiria ou Aveiro. Falo de estádio que não têm ninguém que puxe pelo futebol. O povo perdeu a fé. ganhou a TV.


4- Os árbitros são muito maus. Nem um tem categoria e , dá sempre a sensação de que um ou dois clubes são beneficiados. Árbitros isentos, é o que se pede. Só isso. a corrupção reina. E, hoje em dia já não se disfarça- rouba-se à frente de todos. Qual é o mal? Não há ninguém nos estádios para ver.

5- Os dirigentes querem ser protagonistas. E são. Os jornais dão-lhes as capas. E quase todos parecem brutos e selvagens. E são.


Assim vai este país do futebol onde a esperança parece vir de Alcochete. Não chega. Quero limpeza.

Cinema

5 comments

1-Peço desculpa caros leitores (pela contagem de visitas, vocês existem mesmo) de não ter mantido o blogue com tanta assiduidade como merecem e, acima de tudo, de não ter variado muito no tema do cinema. Mas, se são leitores deste espaço também são amantes de cinema. Certo?


2- O primeior filme que critico chama-se Elizabeth- A idade de ouro. É a sequela de Elizabeth de 1998 e volta a trazer a fabulosa Cate Blanchett no papel de Elizabeth, a rainha virgem, que reinou com determinação e fez de Inglaterra uma nação valente e digan de respeito ( bélico).


3- O filme tem sido duramente criticado. Por grassos erros históticos e por falta de narrativa. Não sou historiador, não posso contra-atacar nesse campo mas vi um bom filme e que diferença me faz se Mary Stuart tem sotaque escocês e não francês? Influencia realmente o filme?

Não sou crítico profissional de cinema mas vi o filme e não me perdi na narrativa, achei-a lógica e cavalgante. Gostei.


4- É obvio que o filme gira à volta do talento imenso de Cate, mas não é esse o fado das melhores actrizes? O filme é bom, conta uma boa história, tem boa fotografia e bom guarda-roupa, tem bons actores e , para mim é um filme a não perder. Mas não me liguem muito. Não leiam criticas, vejam o filme.



5- No outro extremo está um filme muito mau. Daniel Craig e Nic Kidman não salvam a Invasão. Uma boa ideia transformada num filem rídiculo. Uma vez mais, sejam voces os juizes.

Cinema- Rescue Dawn

No comment yet

Confesso, como cinéfilo, andar desiludido com o cinema. Só o vício e a esperança me levam ao cinema. Considero a 7ª, a arte mais bonita. Mas, dizia eu, ando desiludido. Depois, há filmes que me enchem os sentidos por uns bons tempos. É o caso deste Rescue Dawn.

O filme conta a história (verdadeira) de Dieter Dengler durante a Guerra do Vietname. O filme começa com os ares de fanafarrão típicos de pilotos jovens que estão no centro da narrativa, continua com o abate do avião do nosso e herói e centra-se na detenção deste no Laos num cruel campo de prisioneiros.

A velha discussão do sentido da guerra está aqui posta em segundo plano para se falar de como sobrevive um homem nas mais adversas e crueis situações. E Dengler sobreviveu à crueldade dos vietcongs, à fome e à selva (a verdadeira prisão).

Soberbo Cristian Bale. Boa e consistente narrativa e uma excelente fotografia.


Um dos filmes do ano.

Cinema-Fados

No comment yet

O fado é uma rica amostra da cultura portuguesa. É uma canção triste e melancólica como o povo que nela cresceu e agora a ignora. Mas, o fado está vivo e o sucesso de novos fadistas como Mariza, Camané ou Ana Moura vai transbordando para nos lembrar que somos o povo da saudade. Os portugueses são talvez o único povo que saiba viver com a tristeza e não com a alegria.


Não sabemos é dar valor suficiente ao que temos e tem que vir um espanhol, Carlos Saura, fazer um filme sobre o fado. Não tenho o complexo anti-Espanha. Mas gostava de ver um realizador português filmar a história do fado e, depois de ver Fados, digo que há espaço para tal projecto.



Fados é um filme bonito. Mas não sabe contar a história a que se propõe. É, apenas uma sucessão de canções de fado e derivados. Mas é um filme interessante de se ver pois cada canção vale a pena ser ouvida.

Não há uma palavra no filme que não seja cantada e este filme não é mais que um concerto de vários artistas.


O filme não tem narrativa.



Mas o que filme tem é artistas que com talento e sentimento cantam o fado e os seus rebentos africanizados e abrasileirados.

Salvam o filme os artistas. Temos Caetano a cantar, em falsete, um dos mais conhecidos fados (Foi por vontade de Deus....que vivo nesta...) no mais puro português de Portugal; temos Mariza a mostrar-se como a personificação do fado actual e muitos mais artistas. Uns são monstros como Chico Buarque de Olanda, outros são jovens como a Carminho.


Este é um filme que cabe na banda sonora e , essa sim é muito boa.

Reflexões a metro

No comment yet
Pronvicianamente não gosto de andar de metro. Mas é prático e rápido. Por isso ando.
Mas no funcionamento do Metro de Lisboa não percebo a série de postos de atendimento que não servem para nada. Conheço um ao lado do local onde trabalho onde estão pelo menos duas pessoas dentro dum compartimento mas não podem fazer nada: não vendem bilhetes, não vendem passes e só a custo de uma cara feia dão informações. Para que serve esta gente?
No comment yet
Este é um dos meus poemas favoritos. Até hoje não fazia sentido dize-lo para ninguém. Agora faz e percebo o poeta na plenitude da minha baixa genialidade.

Para ti:

Corpo de mulher, alvas colinas, coxas brancas, ao mundo te assemelhas em teu ato de entrega.

O meu corpo selvagem de camponês te escava e faz saltar o filho das entranhas da terra.
Fui um túnel vázio.

De mim fugiam pássaros e a noite me infiltrava sua invasão resoluta.
Para sobreviver forjei-te qual uma arma, uma flecha em meu arco e pedra em minha funda.
Tomba porém a hora da vigança e eu te amo.

Corpo de pele e musgo, de leite ávido e firme.
Ah os vasos do peito!
Ah os olhos de ausência!
Ah as rosas do púbis!
Ah tua voz lenta e triste!
Corpo de mulher minha, persisto em tua graça,

Minha ânsia sem limites, meu caminho indeciso!
Sulcos escuros onde a sede eterna corre,
onde a fadiga corre, e a dor, este infinito.


Pablo Neruda
1 comment

"O que é sofrer para mim que estou jurado para morrer de amor?"


Djavan



Tenho ciúmes de cada dia em que eu não existia em ti. Tenho ciumes do teu passado porque eu não estava lá. Não gosto nem quero gostar de nada que fizeste antes mesmo agradecendo tudo o que és e sabendo que esses momentos idos fizeram-te.


Queria ter sido o teu primeiro. Em tudo. A provar-te. A dar-te o primeiro beijo. A primeira luz. O primeiro nascer do sol. Não suporto nem quero suportar que outros houveram antes que te fizeram sonhar. Por muito desfeitos que possam ter sido esses sonhos invejo-os. Quero-os todos para mim.


Quero absorver-te e roubar-te ao mundo para mim. Ficares no meio peito e o resto calar-se. às vezes iluminas-me mais que as estrelas. Tenho um astro meu. O teu passado não é meu mas o futuro é. É tão pouco tempo um futuro, não é?

O regresso de um rei II

No comment yet

1- José Rodrigues do Santos volta a mostrar um livro a Portugal numa altura em que a sua vida como jornalista se encontra atribulada. JRS veio a público dizer que se sofre pressões na RTP para passar certas mensagens e a RTP veio a público dizer que JRS tem tiques de estrela e não é bom empregado. Era uma vez um jovem pivot que em 1991 se tornou na estrela do canal ao fazer em directo a cobertura da Guerra do Golfo nas suas primeiras dez horas. Hoje JRS está muito próximo de deixar a RTP.


2- Mas JRS é mais que um jornalista. O homem que diz ter preguiça de escrever mais volta a piscar o olho a Dan Brown com um livro que tem como pano de fundo as questões ambientais (bem jogado agora que Al Gore ganhou o Nobel da Paz pelo seu empenho na luta verde).

JRS não é um bom escritor. Mas é um optimo compilador de informação e , após o sucesso de Codex 632 ou Fórmula de Deus regressa com um livro com a mesma história : o simpático professor Tomás Noronha regressa para as suas aventuras desta vez com o fim do mundo que o homem não soube cuidar.


3-JRS é um homem inteligente. Lançou o livro numa altura em que o seu nome é falado e lançou um livro sobre uma questão da qual todo o mundo fala. Seja bom empregado da RTP ou não, JRS é um escritor eficaz e que proporciona uma leitura pedagógica e divertida. Pena é que mantenha há três livros a fórmula vencedora em vez de arriscar.


4-Confesso já ter lido umas boas linhas do novo livro e gosto. É leve e divertido mas fala de assuntos de pouco riso. JRS não é um grande escritor mas põe os portugueses a ler. E como o próprio diz tem o mérito de ter posto milhares de portugueses a ler sobre história e ciência. Mérito.