O mundo encantado de Beatrix Potter
"Once upon a time there were four rabbits", assim começa "The tale of Peter Rabbit" de Beatrix Potter, o primeiro livro da autora inglesa que é a autora de livros infantis mais vendida de sempre.
Peter (ou Pedrito nos livros em português) é um simpático coelho que nasceu da arte de Miss Potter, Miss Potter essa que arriscou a arte de contar e pintar histórias quando uma rapariga de famílias abastadas devia apenas sonhar com um bom casamento. Beatrix não era assim, vivia no seu próprio mundo.
Chega agora aos cinemas a história da vida de Beatrix. Num filme bonito e sensível vemos um bom desempenho de René Zellwegger ( Diário de Bridget Jones, Chicago, Cold Mountain) que apesar de não ser das minhas actrizes de eleição e de não estar à altura de uma Nicole Kidman ou Charlize Theron desempenha neste filme o papel central com competência.
Vemos todas as facetas da vida de Potter: a arte como centro da sua vida pondo de parte o casamento, a sua esperança e teimosia em ser publicada, o seu caso amoroso com o seu editor Norman Warne, a díficil relação com a mãe e ainda o seu lado de ecologista que a levou a comprar e preservar várias quintas no campo britânico.
É um filme sem grandes reviravoltas e sem grandes surpresas mas é um filme bem feito que mostra uma biografia interessante de uma mulher à frente do seu tempo (1866-1943) que é a maior escritora de livros infantis da história da humanidade.
PS: O filme vale também pelas bonitas paisagens e como estudo da sociedade inglesa de 1900.
Post a Comment