Adriano

2 comments

Adriano deve deixar o Inter e rumar ao Brasil. É jovem, muito bom tecnicamente e forte fisicamente. Tem tudo para ser um dos melhores avançados do mundo. Joga num grande clube com um grande treinador mas, não tem cabeça. Ingere substaências que lhe alteram a condição física e tem tendência a engordar. Perde-se um enorme jogador.

Arshavin é assim tão bom?

No comment yet

Arshavin é um grande jogador. Será? É tido há dois ou três anos como um espectacular jogador cobiçado por Tottenham, Arsenal, Real Madrid ou Barcelona mas, continua no Zenit que, tendo vencido a passada Taça UEFA não é um gigante. Em todas as aberturas de mercado lá aparece Arshavin a oferecer-se. Entretanto quem brilha no Zenit é Danny, Denisov, Sirl ou Pogrenyak...

A escolha

No comment yet

O Real Madrid contratou dois jogadores para vencer a Liga dos Campeões, numa altura em que, a Liga doméstica parece ser já posse do Barça. Mas, apesar das dezenas de anos de experiência nas competições europeias um dos maiores clubes do mundo contratou dois jogadores que já jogaram a Taça UEFA este ano e, os regulamentos dizem que, só um deles pode actuar.

O milionário Real não terá, que, nos seus quadros saiba ler as regras da UEFA?

Chegaram Lassana Diarra (agora chama-se Lass porque não quis ser Diarra II) para subsbituir Mahamadou Diarra, lesionado e, Klaus-Jans Huntelaar, para trazer golos ao ataque. Agora o Real tem que escolher um deles para o ataque à Champions...

O Real procura ainda um extremo-direito sendo que já se preparava (ao que se diz) para cometer novo erro optando por Di Maria que já jogou a Taça UEFA.

Money

No comment yet

Dinheiro no futebol não é tudo. Os milhões que correm na Premier League ajudam a fazer do campeonato inglês o melhor do mundo. Mas, há clubes que por muitos milhões que tenham não conseguem encontrar forma de vencer. Na primeira liga do meu pensamento estão quatro equipas: Manchester City, Newcastle United, Porthsmouth e Tottenham.

O City joga num bonito e moderno estádio e graças à fortuna de Khaldoon Al Mubarak conseguiu resgastar Robinho ao Real Madrid e, ainda ter no plantel jovens promessas como Micah Richards, Jô, Wright-Phillips ou Bojinov. O megalómano dono do City tem na sua cabeça uma lista de compras que inclui Casillas, Fabragas, Xavi, Ronaldo ou Villa mas, não sendo o dinheiro tudo, estes jogadores só saem dos seus clubes para clubes grandes como Barcelona ou Inter.

Ao City falta equilibrio e está num modesto 15º lugar. Talvez se explique que, no plantel existem 9 avançados quando só jogam dois a titulares e, que para a baliza só há dois homens, um com 21 e outro com 22 anos.

Muito se investiu no Porthsmouth para que a equipa do nordeste tenha jogadores de primeira como Crouch, Defoe,Kranjcar, Sol Campbell ou Kanu. Por lá passaram Muntari que saiu para o Inter e, Lass Diarra que chegou na semana passada ao Real Madrid. Não obstante a equipa está em 12º.

Um lugar abaixo está o Newcastle. Com uma frente de ataque onde jogam Oba Oba Martins, Owen, Duff, Viduka ou Smith os magpies estão a fazer uma rídicula campanha.

Ainda pior estão os Spurs. O Tottenham investiu milhões na fase Juande Ramos para levar para Londres Gomes, Hutton,Woodgate,Gilberto,Bentley, Modric ou Pavlyunchenko. A equipa está em 16º lugar.

Não bastam as colossais fortunas dos caprichosos homens que compram os clubes, é preciso quem saiba gerir os milhões e, quem perceba os equilibrios necessários para constituir um plantel e fazer uma equipa. Neste quadro apenas Abramovich se safou. Porque tinha Mourinho.

Figuras internacionais do ano

No comment yet

1- Barack Obama

2- Michael Phelps/Usain Bolt

3- Bush

4- Aquele jornalista que atirou o sapato a Bush

5- Gordon Brown




O primeiro negro na Casa Branca é esperto, bonito e tem classe. Mas o que faz dele um fenómeno é o facto de, nele, se vislumbrar a esperança e a fé que, se deve ter no homem mais poderoso do mundo.

Phelps bateu todos os recordes olímpicos e ganhou todas as medalhas que se propôs a ganhar. Bolt é um raio. Dois fenómenos que aterraram em Pequim e levaram muito ouro para casa.

No ano em que se estreou W de Oliver Stone, Bush manteve consistente na sua épica postura de pateta. Bush é o maior terrorista das últimas décadas. Só o tempo dirá o mal que fez ao mundo ocidental.

Um jornalista iraquiano atirou a Bush os seus dois sapatos em jeito de despedida. Obrigado.

Flash Gordon resolveu a provável derrocada do Nothern Rock e a sua postura mostra que at last há políticos com quem podemos contar.

Figuras nacionais do ano

No comment yet

1- Maria de Lurdes Rodrigues/Mário Nogueira

2-Nélson Évora

3- José Sócrates

4- Cristiano Ronaldo

5- Manoel de Oliveira


Ano marcado pela disputa entre a Ministra da Educação e a sua postura extrema e os professores. Diz tudo termos uma ministra que não faz questão de se dar bem com os professores.

Mário Nogueira ganhou protagonismo com a luta. Diz-se dele que, quer a presidência da CGTP mas, o líder da FENPROF uniu uma classe como há muito não se via. A manifestação em Novembro mostrou a força dos professores.

Nélson Évora não prometeu mas cumpriu. Veio da China com uma medalha de ouro olímpico.

Sócrates continua a ser figura de destaque. Desde o incidente de fumar no avião até às relações comerciais com a Venezuela, muito se falou de Sócrates mas, ideias como o Magalhães também são de louvar.

Para termos alguma alegria olhamos para Ronaldo. Menino pobre feito no melhor jogador do mundo. Pelo Manchester venceu tudo. A nível individual espera que, em Janeiro a FIFA o transforme no melhor do mundo, a France Football e a Eurosport já o fizeram. Foi ainda o melhor marcador da Europa sem sequer jogar a ponta-de-lança.

Mnaoel de Oliveira fez cem anos. A filmar. Não sou fan mas é obra.

Cinema - Austrália

No comment yet



  • Fé. Esta é a característica em comum a Wall-e e a este Austrália. Fé no cinema. Fé em alguns realizadores. Fé de, que não está tudo feito. Fé de que a experiência da sala escura há-de ser sempre superior a qualquer sistema de ver dvds em casa. Fé nos grandiosos filmes.



  • Wall-e era futurista apesar de honrar uma longa tradição de robots cinéfilos. Wall-e passava-se no espaço mas levou-nos de volta para os "old days" do grande cinema. O cinema como ideia romântica de um momento que nos faz sonhar. Regressamos aos Nickelodeon´s (Paraíso onde se paga um níquel, ou as primeiras salas de cinema).

  • Já não me esperava deslumbrar mais este ano. Nos últimos anos ou se tem surpresas ou se espera pelas últimas fitas de Woody ou Clint. Com tanta introdução já se deve ter percebido que vejo neste Austrália uma obra-prima de Baz Luhrmann (4 filmes em 16 anos).


  • Lady Sarah Ashley (Nic Kidman) é uma aristocrata inglesa na Londres dos anos 30, tem o seu aventureiro marido na Austrália a tentar fazer de uma manada de vacas a manuntenção da riqueza do casal. Com pouca fé no marido Sarah viaja para a Oceania apenas para já o encontrar morto. O fabuloso papel de Kidman vai passando de uma requintada lady para uma desembaraçada amazona. A grande tarefa de Sarah é levar 1.500 cabeças de gado até ao porto de Darwin onde venderá ao exército carne para as tropas comerem à beira da II GM. Sarah é uma senhora em Inglaterra, é a senhora patroa na Austrália, é bondosa para os empregados e dura perante a crueldade do capataz que se torna seu mortal inimigo. Sarah é viúva uma e duas vezes. É mãe sem o ser. É um papelão que contraria uma rídicula crítica que hoje li.

  • Para ajudar na tarefa conhece Drove (Hugh Jackman) que, no seu papel de solitário cowboy a ajuda na tarefa e, claro, protagoniza uma memorável romance. A personagem de Jackman é o típico durão solitário (com um passado que o fez assim), é um homem que por se dar com os aborígenes é desprezado pelos "brancos", é um homem que faz questão de se dizer livre e afirma várias vezes "ninguém me contrata, ninguém me despede", é um homem que não resiste aos encantos de Kidman e, a dada, altura temos uma valente sequência de beijos (incluido o beijo à chuva que qulaquer grande romance tem que ter). Temos ainda um Jackman herói de guerra mas não posso revelar muito mais.

  • Há ainda a questão dos aborigenes. Toda uma geração de "creamys" filhos de mães locais e de brancos que, só querendo divertir-se, criaram "gerações roubadas" mais discriminadas que os próprios "negros". É um desses meninos que se torna uma peça central. Para começar é o narrador. Num inglês tosco relata toda a saga. Conta as histórias. Torna-se o centro a partir do qual tudo se desenrola.

  • Austrália é um western com cenas de brigas nos saloons (neste caso o bar é de um russo chamado Ivan), é um romance, dramalhão, melodrama à escala de E tudo o vento levou, é um filme de guerra com cenas que parecem cortadas de Cartas de Iwo Jima, é um pedido de desculpa aos aborigenes como já o tinha sido A vedação. É muito mais. É uma carta de amor de Baz à Austrália. É um postal ilustrado pela sua maravilhosa fotografia.



  • O filme aproveita o filão de Hugh ser o homem mais sexy do mundo e quer ajudar o turismo local mas, é um dos filmes do ano. Tem clichés. Muitos. Mas assumidos e funcionam bem.

Cinema - Bolt

No comment yet

Depois da estreia de Wall-e poucos filmes de animação poderiam brilhar este ano. Madagáscar já não deve ter parte três, Panda do Kung Fu teve piada mas, a animação só voltou a ser digna de nota neste fim de ano com a história do cão Bolt.

Bolt é um cão que protagoniza uma popular série de TV, mas, Bolt pensa que as suas aventuras são reais. Bolt não sabe que é uma personagem de TV e, vive o dia-a-dia com o empenho do herói que pensa ser. Um dia descobre que é um cão comum e, começa à procura de si próprio.


PS: a sequência inicial de Bolt enquanto cachorro é um mimo.

Apontamentos sobre o que me faz falta

1 comment
O Alexandre era como um irmão para o avô. Passa pela porta da sua casa e chora. Sempre.
A avó perdeu o interesse por tudo. Está a morrer de amor.
O avô alimentava pobres. Hoje honrámo-lo nisso.

Prenda da namorada I

1 comment

A melhor série de sempre é Band of Brothers. Mas, viciei-me em Rome, Prison Break e, Heroes. Adoro coleccionar bonecos, tenho vários goodies de cinema. O melhor presente que recebi este ano foi uma edição limitada de Heroes 2 (luxuosa, com imensos extras) que vinha guardada por cinco bonecos. LINDO. A única vez neste Natal que me senti um puto. Obrigado Bé. Amo-te

Prenda da namorada II

No comment yet

A melhor namorada do mundo ofereceu o Swatch - Colecção 007 Jaws. Do caraças!

Prenda da mãe

No comment yet

A mãe apesar do dinheiro (de mais) que já me havia dado ofereceu-me uma grande e generosa caixa de After Eight. Hummm.

Em memória do avô

1 comment
Tenho 24 anos. 23 Natais foram passados com o avô. Este já não será. Naquele dia de verão entrei na ambulência e o avô comigo. Não voltou a sair. À medida que o Natal se aproxima só me lembro do vazio que será. Sem o avô esta festa não tem nada para festejar. Apetece-me que seja já 26 de Dezembro. Mas é pior. Nesse dia faz seis meses de falta dele.
Sei que vai doer porque já doi. Sei que doi porque é o primeiro Natal sem ele mas, ninguém me convence de que para o ano será melhor. Não será. A dor não passa nunca. Habituamo-nos a ter buracos. Habituamo-nos a sobreviver. Mas nunca passa.
Com o avô jantávamos cedo no dia 24. O bacalhau com todos. Um doce. Abríamos as prendas e pronto. A 25 um almoço com vários e deliciosos pratos. Este ano será assim mas sem avô portanto não será assim mas sempre menos. Desde aquele dia tudo é menos.

Coisas estúpidas para fazer hoje

No comment yet
Ir ao Colombo

O Benfas é campeão de Inverno

No comment yet
O Benfica empatou em casa a zero tal como havia acontecido ao Sporting e FCP. Se houve azar e azelhice em Alvalade e Dragão parece que ontem anularam um golo limpo ao Benfas. Assim não gosto.

Mesmo em parceria gastamos uns milhões, ou não?

No comment yet
Estamos em crise e somos o país mais pobre da UE. Que fazer? Avançamos para a candidatura ao Mundial 2018...

Liga Sagres

No comment yet
Quem quer ser campeão não pode falhar tantos golos como o Sporting falhou frente à Académica. Não se pode sempre contar com São Liedson. Se calhar é repensar a não ida ao mercado...
O FCP também empatou em casa a zeros e o Bnefica hoje pode deixar a concorrênca a 5 pontos.

Bruno Aleixo

3 comments
Há uns meses vi um vídeo em que um urso da Star Wars com sotaque beirão almoçava com Nuno Markl. Era uma situação bastante estúpida portanto desatei a rir.
Depois vi os Conselhos de Bruno Aleixo. Não comer cornetos no Café do Aires porque ele desliga a arca durante a noite e a bolacha fica toda mole...
Agora, há seis semanas, chegou à SIC Radical para o Programa do Aleixo. Quem não acha graça não tem nenhum problema, quem acha tem. Eu acho. No programa Bruno aparece como cão (direitos de autor) e fala com um busto. Diz coisas parvas, fala com sotaque de Coimbra, tem sempre razão, é egoísta.
É o mais refrescante humor que há em Portugal hoje. Não gostas? Ai ká burro! A mim que me importa?

Um novo sentido para pornografia no futebol

1 comment

Bruno Cirillo, mediano defesa do Reggina, veio dizer, numa entrevista que o seu sonho é ser actor porno. Diz que os colegas, por observação lhe dizem que teria talento.
1 comment
Portugal é um país lindo. Pena é os portugueses. Escrevo na casa da minha tia. No andar imediatamente abaixo está um tipo a jogar na consola um jogo de carros com o som de tal modo alto que parece que estou no Estoril. Em baixo estão uns tipos com a música igualmente alta. Até ver não acedem a pedidos com boa educação. Se não conseguimos viver civilizadamente num prédio não conseguimos comandar um país.

Portugal nos oitavos

No comment yet

O Sporting joga os oitavos-de-final da Liga dos Campeões ante o Bayern de Munique. Os bávaros são sempre uma equipa poderosa mas, este ano, sob o comando do "estrangeirado" Klinsmann estão a jogar um pior futebol. A favor do Bayern joga a experiência nesta andança, o poderio físico e o pragmatismo que o Sporting não tem. Outros dois factores são Klose e Luca Toni...Mas os talentosos Veloso, Vuk, Izmailov e Liedson podem protagonizar uma surpresa. A ver.

Melhor sorte teve o FCP. O Atlético de Madrid é uma boa equipa mas penso que tendo um meio campo-fraco pode ser atropelado por Lucho e Raul Meireles. Será, sem dúvida, uma eliminatória equilibrada.

Do lado do FCP, Bruno Alves, Lucho, Lisandro e até Hulk querem mostrar que têm classe de nível Champions. Em Madrid mora Kun Aguero que poderá resolver os jogos se, lhe derem espaço. Interessante será o regresso ao Dragão de Assunção depois da fuga e ainda de velhos conhecidos como Maniche e Simão.

Era impossível mas, podia ter havido mais esforço

No comment yet

O Benfica não venceu o Metalist por 8-0. A jogar com uma segunda linha e para 11.000 (des)crentes o SLB não só não goleou, como não venceu e até perdeu. Triste participação de um clube com jogadores como Suazo, Aimar ou Reyes.

No fim Quique estava furioso com a falta de atitude e profissionalismo de alguns jogadores...Tem razão e pelas suas palavras algo vai mudar para os lados da Luz.

Primeiro Natal sem o avô

No comment yet

A tia faz todos os anos uma lista de presentes de Natal. No sábado disse: Esta é a primeira lista que faço sem o nome do avô. Depois chorámos os dois para dentro.

Bush - Mais um momento cómico (ou triste?)

No comment yet

W lembrou-se de ir uma última vez ao Iraque e, numa conferência de imprensa teve um belo presente: o jornalista de uma cadeia local de TV atirou-lhe com os dois sapatos tendo valido a rapidez do presidente americano para não levar com eles na cara (que pena seria - ironia). O atirar dos sapatos constitui, na cultura iraquiana, um grave insulto e é sem dúvida o espelho daquilo que os iraquianos pensam dos americanos.

Livro - Biblia de Barro

2 comments

"Chafurdando" numa feira do livro na passada sexta-feira encontrei "A Bíblia de Barro" de Julia Navarro, uma espanhola que, alcançou a fama com a sua obra anterior "Irmandade do Santo Sudário. A Bíblia do título é um conjunto de "tabuinhas" escritas com as palavras ditadas por Abraão e, que uma vez descobertas seriam uma das mais importantes descobertas arqueológicas de sempre.

Para além da busca pelo "tesouro" o livro tem como pano de fundo a iminente invasão de Bush ao Iraque e um misterioso grupo de amigos que procuram um inimigo mortal...A ler


PS: Porquê isto agora? Só descobri o livro agora. Não sou o JL.

Aqui há Gato mas já não há graça...

5 comments

O que teve realmente graça em Zé Carlos? A imitação a Zé Sócrates que se repetiu em todos (ou quase todos) os programas, alguns "Tumba" e o genérico.

Pouco, muito pouco para quem já foi genialmente variado e sempre engraçado. Os Gato eram amadores genialmente bons na SIC Radical. Com dinheiro e sofisticação continuaram muito bem na RTP. "Diz que é uma espécia de magazine" já era fraco mas nunca foi tão pobre como este "Zé Carlos". Esgotou-se o filão?

Fica Liedson

No comment yet

O Sporting venceu tranquilamente o Marítimo por 3-0 numa partida a contar para a Taça da Liga. Djaló marcou mas voltou a não festejar.Liedson marcou mais um grande golo e Romagnoli fez o terceiro de baaliza aberta.


1- Como é possível o Estádio de Alvalade num jogo contra o Marítimo e, depois de, se ter conseguido 12 pontos na Liga dos Campões, ter tido uma rídicula assistência que, nem chegou ao oito mil espectadores?


2- Yannick agora não festeja os golos. Não está satisfeito no Sporting? Temos mais birras? Não há um pulso forte no Sporting?


3- Liedson ganha pouco (no mundo do futebol) , e joga muito. Sem espectadores e sem pressas do Sporting em renovar que motivos tem o jogador para não ir embora?
1 comment

A Declaração Universal dos Direitos do Homem faz hoje 60 anos. Diz na rádio que é o documento mais importante da humanidade. Imaginem se fosse respeitada...

Liga dos Campeões

No comment yet

O Sporting foi a Basileia conquistar o seu 10º,11º e 12º ponto e classificou-se em segundo no seu grupo com menos um ponto do que o titã Barcelona. No St. Jakob Park os visitantes marcaram por Yannick o único golo logo aos 19' e conquistaram uma bela maquia.

Num Camp Nou despido de público o S. Doneskt venceu por 2-3. Os ucranianos têm boa equipa e merecem participar na UEFA.

Quem vai mal é o Inter de Mourinho que voltou a perder. Desta vez o carrasco foi o Bremen que assim se apurou às custas de Mourinho. O treinador dos neroazzurri diz agora o Inter merece "levar" com um colosso como o Manchester ou Barcelona.

O Pana de Karagounis venceu o A. Famagusta e é o primeiro do grupo.

A Roma recebeu e bateu o Bordéus por 2-0. O Chelsea venceu o Cluj mas ficou atrás da Roma.

Eu gosto de fado mas a minha namorada não sabe

No comment yet
A minha namorada não sabe mas viciou-me em fado. Ela pensa que quando vejo ou oiço fado é só por ela e assim eu ganho créditos. A verdade é que me apaixonei pela nossa canção. No príncipio fazia-lhe a vontade. Depois vi o Fados do Carlos Saura, adormeci mas a parte que vi, adorei. Depois comprámos o cd do filme e voltei a gostar. Comprei dois bilhetinhos para a Mariza e foi um dos mais emocionantes e potentes concertos que já vi. Comprei o dvd de Fados e pumba, gostei outra vez. Há dias comprei uns bilhetes já melhorzinhos para ver Carlos do Carmo. Que senhor! Ontem vi o documentário Amália quase todo. Só o raio de uma constipação me afastou de ver o fim. Para quinta-feira já tenho bilhetes para Amália no Olympia com "performances" de Mariza,Camané, Ana Moura e outros.
Até já me dá vontade de comprar dois ingressos para Raquel Tavares...
No comment yet
Sem a ajuda do PSD a confusão continua. Os professores não querem avaliação e fazem greve. A Misnistra não quer mudar lá muito e vai-se desgastando. Agora para não gastar a imagem e não estar sempre a dizer o mesmo saiu de cena.
No comment yet
Não tivessem os sociais-democratas eleitos para o Parlamento tirado um fim-de-semana prolongado e, o turbulento sistema de avaliação dos professores, poderia ter sido suspenso. Triste.

Podes perder tudo menos os jogos com o Barça

No comment yet
Schuster é contestado desde o ínico da época. O Real Madrid joga mal. A defesa é permeável. O meio campo de três homens tens um esgotado Gago a segurar as pontas e o ataque não funciona desde que Nisltelrooy se lesionou. O problema não foi jogar mal, não ter resultados. O problema doi que Schuster dizer que era impossível vencer em Camp Nou. Aí não há perdão. Segue-se Juande Ramos.

Tempo de Natal e suas músicas

1 comment

George Michel nos Wham, quando supostamente era hetero, tem um ar muito mais gay do que hoje em dia que, de certeza, é gay. Ver "Last Xtmas".

Benfica líder

No comment yet

O Benfica demitiu o Marítimo do cargo de melhor defesa da Liga. Num daqueles jogos em que todas as bolas entram venceu no quase sempre difícil Estádio dos Barreiros por 6-0. Suazo, melhor jogador em campo e melhor do plantel do Benfica, fez dois golos, Nuno Gomes outros dois.

O Benfica é primeiro. O Leixões foi a Guimarães perde 1-0 e deixou a liderança.

O FC Porto bateu um dócil Vitória de Setúbal e o meu Sporting bateu com naturalidade o Estrela na Amadora por 3-1. Izmailov, Liedson e Vukcevic (regresso após birras suas e de Bento). Para o Estrela marcou Anselmo mas brilhou Varela que o Sporting formou mas nunca aproveitou.

Coisas para rebolar a rir

2 comments

Em português do Brasil a música de Madagáscar "i like to mouve it" canta-se "EU ME REMEXO MUITO".
1 comment

Tenho 24 anos e faço parte da última geração de miúdos que não tinha consolas na infância mas sim imaginação.
Sou viciado em consolas mas na infância tinhas opções muito melhores. Tinha a magia da "rua de trás", perto da minha casa e onde uns putos amigalhaços se juntavam para a brincadeira. Na "rua de trás" jogava-se à bola. Os mais novos ou os mais ingénios ficavam na baliza de baixo que era inclinda e perdiam sempre. Na rua de trás faziam-se corridas.
Melhor era o "forno" um maravilhoso terreno que não era de ninguém e que tinha um antigo forno de cozer pão. Lá havia canas que arrancavamos para fazer casa, esconderijos de guerra ou para sermos índios com lanças à caça ou soldados mediavais com longas lanças. No forno também se jogava às escondidas.
Com as aulas de manhã era almoçar e brincar. Só ao jantar è que as mães apareciam a chamar: Francisco, Nuno, Carlos e pronto. Hora do banho, do jantar e da cama...
Dentro de casa tinhamos os "playmobil". Cedo me fartei de serem guerreiros e fi-los jogadores da bola. A bola era um berlinde e as balizas eram de palhinhas com arame dentro e as redes das caixas da fruta como rede da baliza.
Hoje o meu afilhado de dez anos vive num tempo em que não inventa mas sim compra.
No comment yet

Volto agora ao início. Mas já não com os mesmos príncipios. Antes era a infância. A estúpida inocência foi-se. Agora sei que se sofre. Sei já que o ar corta, que o ambiente nos corta. Sei que o tempo nos mutila. Agora conheço a forma e o conteúdos dos caixões. Sei o cheiro do que já passou. Não mais.

Desculpa Jo

2 comments

Sei que não dormiste bem porque ronquei ao teu ouvido toda a noite. Sei que estás adoentada e que não tens pachorra para as minhas desculpas. Fiquei com o teu cartão por engano e possível estupidez minha. Sei que ficaste enrascada e perdeste muito tempo a levantar dinheiro no balcão e ainda deves ter pago uma taxa.


Mea culpa


Paixão clubistica tem horário certo?

1 comment
Afinal a fraca afluencia que os jogos do Sporting têm tido este ano tem explicação: a hora e dia de jogo. Os sportinguistas que responderam a um inquérito telefónico dizem que se os jogos fossem ao sábado à tarde ou noite iriam mais ver bola. Quem gosta vai a qualquer dia...

Vuk

No comment yet
Que bela notícia o regresso de Vukcevic aos treinos e às convocatórias. Depois de casos e birras o montenegrino portou-se como um homem e, disciplinado tem todas as condições para ser um grande jogador.

Obrigado João

1 comment
Respondendo ao meu rápido gosto pela mudança o amigo João Dias mudou-me o template do blogue já que percebi que de facto não tenho grande espirito natalicio. Obrigado!
Francisco Chaveiro Reis

Finalmente!

1 comment



Finalmente um dos mais completos goleadores (e este é daquele que marca mesmo muitos) da Europa vai jogar num grande clube de uma grande liga. Depois de brilhar intensamente no Ajax e de todos os anos ser falado como reforço de Milan, Juventus, Arsenal, ou Manchester United mas aos 25 anos ainda se manter na Holanda, Klaas-Jans Huntelaar jogará no Real Madrid a partir de Janeiro.


Vindo de uma lesão entrar no "matadouro" de Madrid onde os jogadores têm que se afirmar no primeiro jogo a tarefa de Huntelaar não será fácil mas penso, eu que sou grande adepto do seu estilo e instinto, que está encontrado o goleador do Real para os próximos 5 a 7 anos.


Com Nistelrooy lesionado e em fase final da carreira, Raul também já não é novo era essencial um novo matador. Não esqueçamos porém que o Real nos últimos já "estragou" Júlio Baptista, desaproveita Saviola e ignorou Eto´o.


Boa sorte Huntelaar.
Francisco Reis

SPARK - Genial primeiro videoclip

1 comment

Com orgulho de pai e ouvido de fanático apresento o primeiro videoclip dos SPARK:


Francisco Chaveiro Reis

A goleada que daria mais moral

No comment yet

O senhor que apitou o Sporting - Guimarães roubou ao Sporting a possibilidade de golear o Guimarães, uma das grandes equipas de Portugal. Após um 2-5 com o Barcelona um 4-0 ao Guimarães seria um tónico para os leões arrancarem para uma grande fase. Nos primeiros instantes Izmailov sofreu uma falta que deveria ter sido marcada e a ser marcada seria penalty que poderia resultar num golo. Na segunda parte Postiga cabeceou a bola passou a linha mas o árbitro pensou que não. Golo e meio roubados.


Os que valeram foram dois golos à ponta de lança de Postiga e Liedson. Ambos contam 3 golos na liga.


Daniel Carriço pela forma como tem jogado tem mostrado muita qualidade e é mais uma vitória das escolas do Sporting. outro puto, Pereirinha fez grande jogo na lateral direita.


A imprensa anda sedenta de sangue no Sporting. Depois de Vuk ter sido integrado no grupo e de dever ser opção brevemente os jornais puxam por Liedson. O jogador terá uma boa proposta do Spartak de Moscovo. Não garanto que não vá mas antes de vir para Alvalade o Levezinho já recusara ir para o leste. E se for é em Janeiro e o Sporting perde um grande jogador mas o clube continua.

Francisco Chaveiro Reis

Ronaldo é Bola de Ouro da France Football

No comment yet

O puto maravilha venceu a Bola de Ouro da publicação francesa France Football. Cristiano Ronaldo sucede a Kaká como o melhor jogador do mundo para a FF naquele que costuma ser o balão de ensaio para o vencedor do prémio da FIFA para melhor jogador do Mundo.

Ronaldo pela época que fez merece o (s?) prémio (s?).

Ai gostas de estragar os filmes aos outros?

1 comment

Não há nada pior no cinema do que as pessoas que falam e fazer barulho durante a sessão. Assim, concordo inteiramente com este texto que me fizeram chegar por e-mail:


Mas serve este post para dizer o seguinte: as pessoas que vão para o cinema falar como se estivessem sentados numa esplanada deviam ter uma trombose que lhes pusesse a boquinha de lado durante 2h30m.Depois deviam de tropeçar à saída e dar uma marrada num extintor.Deviam sangrar um bocadinho, perder os sentidos e na queda fracturar o nariz.Iam no carro para o hospital e levavam com um camião do lixo pela porta dentro.Fracturavam todos os ossos do corpo, incluindo o maxilar e ficavam no hospital a comer por uma palhinha durante seis meses.Depois eventualmente melhoravam.Mas ficavam para o resto da vida com o maxilar perro, que os obrigava a andar com um bloco de notas pendurado no peito, para poderem comunicar.E depois sim, voltavam ao cinema.



in Corpo Dormente

Carlos do Fado

No comment yet

Sábado à noite. 22h15. Pavilhão Atlântico cheio. Carlos do Carmo entra e toda a casa se levanta e bate palmas aos seus 45 anos de carreira. No palco um senhor, classe, bem vestido e abre a goela para que todos oiçamos que aquela voz amante de Sinatra ainda funciona. Os convidados vão aparecendo. Mariza e Camané levam o público ao extâse. Gil do Carmo como sempre não emociona. O neto Sebastião toca viola e enternece. No ecrã aparecem fotos de Lucilia do Carmos, virtuosa fadista e mãe de Carlos, surge um dueto. Carminho encanta. Uma espanhola cujo nome não fixei aparece e só a sua simpatia impressiona. Mas para o fim estava guardada a classe da Sinfonietta de Lisboa e do pianista Bernardo Sassetti. Grande fim duas horas depois. Obrigado Carlos do Fado conforme poema escrito por Júlio Pomar.

Livro : Carlos do Carmo - Songbook

13 comments
As edições Nélson de Matos celebram os 45 anos de carreira de Carlos do Carmo com a edição de um livro bilingue (português e inglês) com as canções do maior interprete de fado. Pelo meio ainda há a história de Carlos do Carmo e muitas fotografias.

Livro : História da CIA - Um legado de cinzas

3 comments

Tim Weiner assina uma bela peça sobre os serviços secretos americanos. Neste livro, vencedor do National Book Award e do Pulitzer relata a história da CIA nos mandatos de diversos presidentes de Truman a G. W. Bush. A não perder.

Cinema - O corpo da mentira

No comment yet

Ridley Scott fez um filme eficiente mas não tão bom como está ao alcance da sua genialidade já demonstração. Russell Crowe continua a colecção de bons papeis fazendo de um influente, rigoroso e presunçoso agente da CIA. Leo Di Caprio continua o seu caminho para mostrar que é um bom actor e continua a mostrá-lo. Para além disso assistimos a uma história interessante sobre terrorismo, com boas refelxões sobre a cilivização ocidental. Assistimos a um passeio pelo mundo desde a Jordânia à Holanda. Um bom filme mas não excelente como podia ser.

DVD - Wall-e

1 comment

Chegou!

Madagascar 2

No comment yet



Chegou!
No comment yet

Adoro a FNAC. Hoje com 10 por cento de desconto ainda mais. Comprei imensas prendas de Natal mais baratas e ganhei pontos.

Taça UEFA

No comment yet
O Benfica nunca gosta de ficar atrás do Sporting e foi a Atenas ser goleado por 5-1 frente ao Olympiakos. Mau para os benfiquistas mas também para o nosso ranking na UEFA.
O Braga voltou a ter azar. Após ter perdido nos descontos em São Siro, perdeu nos descontos em casa com o Wolsburgo. Vida dificil na Taça UEFA.

No Natal quero um central

2 comments
O Sporting sofreu ontem o pior resultado de sempre no Estádio de Alvalade. Foi derrotado por 2-5 pelo Barcelona. O Barcelona de Guardiola é a equipa europeia que melhor futebol joga, e, mesmo sendo sportingusita não esperava outro resultado que não a derrota. Assim que fiquei a saber qeu Xavi, Henry e Messi jogariam a esperança era pouca.
Não me queixo de perder com o Barcelona. Queixo-me da falta de garra e para ser justo queixo-me do azar.
O Barça marcou o primeiro depois de falha do miudo Carriço. Mas ninguém marcou Henry. Falha. No segundo golo não houve quem tirasse a bola da confusão e Polga, sem Tonel parece outro, fez o segundo. O terceiro surgiu já na segunda parte graças a um lance de má fé de Messi, foi marcado um livre antes que a barreira do Sporting se organizasse. Messi para ser o melhor do mundo também tem que ter alguma nobreza.
Depois a esperança. Veloso fez de livre um grande golo. Liedson à Liedson aproveitou para dar um já honroso 2-3.
Depois a desgraça. Caneira fez de forma infeliz e até rídicula o 2-4. Após expulsão de Patrício que fez penalty sobre Bojan o Barça fez o quinto na comversão pelo mesmo Bojan.
1- O Sporting precisa mesmo de ir às compras, talvez não seja mal visto um defesa central seguro e um bom lateral esquerdo, é preciso um dez para quando Romagnoli se apaga o que acontece de quinze em quinze dias ou logo nas segundas partes e um homem que jogue nas alas...
2- Para ver jogar o grande Barcelona num jogo que poderia colocar o Sporting em primeiro no grupo só estiveram no estádio 31.000 pessoas. Algo vai mal. Ontem podemos queixar-nos dos preços, 30 euros no mínimo em vésperas de comprar prendas de Natal mas, quando os bilhetes estiveram a 10 euros contra o Leixões a lotação nem chegou aos 37.000. O estádio leva 50.000. Para a grandeza do Sporting o aceitável seria uns 40.000, não?

Nike a rosa

No comment yet

A conhecida empresa Nike acaba de lançar um produto inovador que, desde ontem, provoca furor nos palcos dos melhores jogos de futebol.

As novas Mercurial que Cristiano Ronaldo já usou em azul, vermelho e verde e, muitos, como Miguel Veloso e Nani já usaram em cor-de-rosa chegam agora ao mercado em rosa.

Ribery, o famoso enfant-terrible e extremo do Bayern de Munique fez ontem as suas correrias na goleada ao Steua calçando as chuetiras cor-de-rosa.

Outros embaixadores desta revolução rosa são o russo Arshavin do Zenit e o promissor Bedtner, avançado dinamarquês do Arsenal.

A Nike rosa está com a elite.



E se vissem do que estou a falar?


Franciso Reis
No comment yet

Todo o futebol latino é conhecido por duas coisas: gerar craques de alto nível técnico com grande rapidez e pela violência que, com frequência se vive nos estádios da América do Sul sendo a Argentina o país mais agressiovo.

O jornal A Bola de hoje noticia que, desde 1939, a violência no futebol argentino jáfez 231 mortos. Para pensar.
No comment yet
Agradeço ao meu amigo João Dias por mais um refresh no visual do Ha Normal. Desta vez fez-me o grande favor de me decorar o blogue com motivos natalícios como a quadra pede.
Obrigado

Amo os teus defeitos

2 comments

Podes gritar. Exagerar. Ter mau acordar ou mau adormecer. Podes até ser injusta mas isso é sempre uma parte tão insignificante que acabei por me apaixonar pelas tuas falhas.

Sporting

No comment yet

O plantel do Sporting é curto. Entre os que não servem como Ronny e Tiui e os que com mau feitio se tornaram maus profissionais como Vukcevic e Stojkovic resta um bom onze mas pouco banco. Juntando a possibilidade forte de Veloso se mudar para Itália ou Inglaterra é imperativo atacar o mercado de Inverno.

Para a baliza não faz falta ninguém por muito que me apetecesse recuperar Beto ao Leixões. Na defesa falta um lateral esquerdo que Antunes da Roma poderia ser. César Peixoto do Braga ainda vai a tempo de ser bom jogador num grande clube. No meio campo sem Veloso não exitaria em resgatar ao desemprego um tão fabuloso jogador como Appiah (ex-Juventus, Parma ou Fenerbahce), nas alas, sem Vuk faz falta um extremo, Luis Jimenez (que já teve na rota de Alvalade) poderia ser uma boa opção já que Mourinho não conta com ele. Para dez o Sporting já se mexe no Brasil. Wesley dos Leixões é mais um que se escapa.

Dos emprestados talvez recuperar Tiago Pinto, Celestino, Varela ou Saleiro não fosse mau.

António Lobo Antunes

No comment yet
Primeira página de O Arquipélago da Insónia. Tiro a primeira conclusão: Eduardo Lourenço é o teórico da saudade na lingua portuguesa. ALA é a saudade posta em prática.

FP no JL

No comment yet

O Jornal de Letras na sua última edição inclina-se sobre Fernando Pessoa. Pessoamaníacos como eu toca a ler.

O arquipélago da insónia

1 comment

Incluí-me no mundo literário civilizado e comprei ontem o meu primeiro livro do António Lobo Antunes.

6-2

1 comment

A selecção de Portugal deslocou-se a Gama, para se deixar humilhar, frente ao Brasil. Começou mal com Eugénia Melo e Catro a interpretar o seu hino de Portugal. Continuou mal com a Carlos Queiróz a insistir nas suas ideias. Que defrontámios uma das melhores selecções do mundo não há dúvidas e nem tão pouco pode haver vergonha em se perder com o Brasil mas, como ontem jogámos é que é inadmissível.

Sei que não ganhámos nada e o melhor que temos na história é um segundo lugar no Campeonato da Europa em casa e perdido para a Grécia mas, quando os nosso jogadores actuam e são estrelas dos melhores campeonatos e equipas do mundo temos o direito de pedir que se dediquem um pouco à selecção e dignifiquem as suas cores.

Queiróz não serve como treinador. É um homem inteligente mas bom para a teoria, muito bom. Na prática, para o banco não serve. Falhou em todos os projectos. Não gostava de Scolari mas Queiróz é pior e não tem resultados que o cubram como Scolari conseguiu ter alguns.

O Brasil, mesmo sem Ronaldinho fez o que quis de Portugal. 6-2 foi o resultado final de uma partida cuja a história se faz com golos.

Luís Fabiano, o fabuloso, marcou três. Elano, Adriano e Maicon fizeram os outros, todos com grande ajuda de Paulo Ferreira, Bruno Alves e Pepe. Danny e Simão atenuaram uma exibição da qual nos podemos envergonhar e, que é o pior resultado de Portugal em 25 anos.
No comment yet

What do you think has become of the young and the old men?
And what do you think has become of the women and children?
They are alive and well somewhere,
The smallest sprout shows there is really no death.



Episódio The Plan da Série 5 de Sete Palmos de Terra. Excerto do poema Song of Myself de Walt Whitman declamado no funeral da personagem Nate.
Francisco Reis

Cinema - A dupla face da lei

1 comment

Ter Al Pacino e De Niro não saber o que fazer com eles é a triste conclusão deste filme a quem os portugueses nem um nome de jeito souberam dar.

Cinema - Blindness

No comment yet

Uma maneira ilustrada de se perceber como a ganância e o egoísmo são características definidoras do ser humano.

Cinema - Quantum of Solace

2 comments

Craig regressa aos ecrãs decidido a continuar Casino Royal. Muita acção, um filme e uma representação mais física. Cenas que querem cortar com o mito, como aquela em que Bond diz não se importar como raio é preparada a sua bebida (normalmente sacudida, não misturada). Cenas que continuam o mito como a morte do vilão ou a sedução da Bond Girl. Menos bom que o anterior. Melhor que todos os Bond sem contar com os verdadeiros filmes da saga: os de Sean Connory.

Barça 2008

No comment yet

Que belo futebol joga este Barcelona de Guardiola! Aprendeu bem nos seus tempos de Dream Team o médio que, sendo, muito bom como jogador, arrisca-se a ser ainda melhor jogador. Pode dizer-se que tem um plantel de estrelas. Tem, mas muitos antes também as tiveram e não as souberam por a jogar. Guardiola disciplina. Há dias os jogadores atrasaram-se cinco minutos para o treino e pagaram 500 euros cada de multa. Guardiola conversa com os jogadores. Guardiola conhece e ama o clube. Pep arrisca. Joga futebol bonito e de ataque.

Varia o 4-3-3 com um arriscado 3-4-3 ou mesmo um 3-3-4. Normalmente quatro homens seguram a defesa. À direita Alves é o melhor do mundo, à esquerda Sylvinho faz bem o papel, no centro há Puyol e mais um. Pep gosta de Piqué mas tem também Milito e Marquez.

No meio campo jogam três. Xavi e Iniesta são dois génios discretos, os pulmões. A força vem normalmente de Yaya Touré mas ainda há Keita e Busquets prontos a brilhar.

No ataque um ataque demolidor. Henry tem a confiança do treinador mas já não tem a velocidade de outros dias. Eto o está a fazer a sua melhor época de sempre e, Messi, esse, é a mais brilhante estrela. No banco ainda há Hleb, Pedrito ou Bojan.

Imprensa desportiva espanhola

No comment yet

Na minha estadia em Barcelona quis manter-me actualizado. Não encontrei jornais portugueses. Ainda me virei para a Time com o perfil do novo Presidente Obama mas, o gosto pelo desporto fez-me dar uma volta pelo mundo dos jornais espanhois da especialidade.

Constatei sem espanto pelo facto mas pelo exagero que não há jornais desportivos: há jornais de clubes. O Sport e o Mundo Sportivo são do Barça. Têm as dez primeiras páginas recheadas de reportagens e entrevistas que mostram (e exageram) a grandeza do clube. Há depois algumas páginas a achincalhar o Real Madrid, que tem todo o tipo de crises apesar de, estar em segundo lugar.

A Marca e o As são do Real e fazem o inverso. É certo que em Portugal há três desportivos e simpatias para cada um em relação aos três grandes mas o que li em Espanha não é jornalismo mas sim propaganda.

La Boqueria

1 comment



Um maravilhoso mercado cheio de cor com bancas muito coloridas e bem arrumadas. Muitas com fruta, algumas com chocolate, outras com enchidos.

Las Ramblas

No comment yet

É uma grande avenida cheia de cor, animação e vida.