Aprender a ser feliz

No comment yet
Esteve segunda-feira em Portugal Tal Ben-Shahar, um orador israelita de fama mundial. Ben-Shahar foi campeão de squash em Israel, um momento pelo qual lutou anos a fim. Quando se sagrou campeão percebeu que não havia alcançado a felicidade que tanto procurava. E começou a procurar.
Terá encontrando. Nos EUA formou-se em Psicologia e Filosofia e, foi professor da cadeira mais concorrida de Harvard: Psicologia Positiva.
Guru da felicidade ensina que devemos procuarar a felicidade porque as pessoas felizes são capazes de enfrentar melhor mesmo os tempos mais adversos.
Ben-Shahar sugere seis passos para se encontrar a felicidade:

1-Permita-se ser humano. Quando aceitamos as nossas emoções – seja o medo, a tristeza e a ansiedade – como algo natural, temos maiores possibilidades de as ultrapassar. Rejeitar as emoções, positivas ou negativas, conduz à frustração e a infelicidade.

2 - A Felicidade reside na intersecção entre o prazer e o significado. Seja no trabalho ou em casa, o objectivo é envolvermo-nos em actividades que sejam, em simultâneo, significativas, em termos pessoais, e agradáveis.. Quando isto não for possível, garanta que consegue ter “injecçoes” de felicidade, momentos ao longo da semana que lhe proporcionam, em simultâneo, prazer e significado.

3 - Lembre-se sempre que a Felicidade está sobretudo dependente da nossa disposição mental, do nosso estado de espírito, e não do estado da nossa conta bancária. Capaz de suportar circunstâncias extremas, o nosso nível de bem estar é determinado por aquilo em que decidimos focar-nos (a parte cheia ou vazia do copo) e pela forma como interpretamos os acontecimentos que são exteriores a nós. Por exemplo, vimos os nossos falhanços como catastróficas ou como oportunidades únicas de aprendizagem e de crescimento?

4 - Simplifique! Estamos, de forma geral, demasiado ocupados a tentar encaixar mais e mais actividades em menos e cada vez menos tempo. A quantidade influencia a qualidade e comprometemos a nossa felicidade ao tentar fazer coisas em demasia.

5 - Lembre-se da ligação Mente-Corpo. Aquilo que fazemos – ou deixamos de fazer – com os nossos corpos influencia a nossa mente. Exercício Regular, um sono adequado e uma alimentação saudável conduzem a uma boa saúde física e mental.

6 - Exprima gratidão sempre que possível. Encaramos demasiadas vezes as nossas vidas como garantidas. Aprenda a apreciar e a saborear as coisas maravilhosas da vida, desde as pessoas à comida, da natureza a um simples sorriso


De momento leio "Aprenda a ser feliz" e, encontro dicas muito interessantes e conceitos que não conhecia. Não é uma burla como O Segredo mas, também não digo que mude o Mundo. É interessante para quem gosta de psicologia.