A nova seleção
Já não sou tão fan de Scolari como já fui em 2004. Penso que o seu tempo já passou e tem teimosias que não entendo. Ainda assim venho aqui elogiar o actual momento da equipa das quinas.
Nos últimos dois jogos, Portugal venceu em Londres o Brasil por 2-o e com toda a justiça e neste fim-de-semana goleou a Bélgica por uns claros 4-0 no Alvalade XXI, estádio talismã da seleção.
Portugal é desde o Euro 2004 uma potência europeia e no momento actual continua a ser apesar de Rui Costa, Pauleta e Figo (os melhores jogadores portugueses dos últimos anos e no caso de Figo o melhor de sempre a seguir a Eusébio) se terem retirado.
O ambiente que se vive hoje em dia é de renovação, uma renovação subtil e calma que Scolari está a fazer com mestria. Vejamos: na baliza procura-se já o futuro e tem sido convocado Daniel Fernandes do PAOK; na defesa Tonel do Sporting já mereceu a sua oportunidade e Manuel da Costa do PSV tem vindo a ser integrado no grupo; no meio campo Costinha e Maniche perderam gás e quem tem vindo a ser chamado é Moutinho do Sporting, Meireles do Porto e Tiago do Lyon tem ganho notorieadade e finalmente no ataque destaque para o extremo Nani que sempre que é chamado joga bem e para Almeida que quando passar a ser titular poderá dar alegrias.
Mas ainda falta dar oportunidades a muita gente. Uma das lacunas da equipa é a lateral esquerda onde jogam os adapatados Caneira do Sporting ou Ferreira do Chelsea. Como solução sugiro Marco Ramos, luso-francês e lateral esquerdo revelação da Liga francesa ao serviço do Lens, Antunes do Paços de Ferreira e Gonçalves do Hearts.
Para o meio campo penso que é injusto não se convocar Mendes do Portsmouth, Fernandes do Everton em breve será presença regular nas convocatórias e penso ainda que José Pedro do Belenenses poderia ter um "chance".
No ataque Scolari convoca quem tem, o que em termos de pontas de lança não é muito, esperemos que Vaz Tê do Bolton e Yannick do Sporting comecem a despontar e a marcar com mais frequência porque Gomes e Postiga precisam de substitutos.
O futuro será grande e é uma questão de tempo até outros nomes como Veloso ou Hélder Barbosa se juntem a uma grande seleção onde Deco, Ronaldo e Quaresma fazem jogos dignos dos melhores jogadores do mundo, que de facto são.
1 comment
ontem com mais uma forcinha podiam ter ganho. Porque não meteu o Quaresma mais cedo?
Post a Comment