A ler

No comment yet
História do Rei Transparante-Rosa Montero




Da idade das Trevas , a idade média, vem a luz de um romance histórico muito bem escrito pela espanhola Rosa Montero (autora do sucesso A louca da casa sobre o processo criativo de um escritor)
A história é simples: numa época de guerra e escaramuças constantes na França medieval Leona é uma simples camponesa de quinze anos que vive uma vida de miséria e de temor aos cavaleros e senhores feudais, um dia vê a sua vida drasticamente quando a sua casa é destruída, animais mortos e a família desaparece.

Desesperada a frágil Leona encontra em si forças para sobreviver: rouba uma armadura a um soldado morto em combate e faz-se passar por um cavaleiro. A partir daqui e após conhecer uma misteriosa amiga parte para um sem número de aventuras.



Faz lembrar o livro a Papisa Joana no sentido em que se trata de uma mulher medieval que se faz passar por um homem, faz lembrar Baudolino de Eco pelas aventuras e sobretudo faz lembrar uma obra-prima pela forma como nos faz sentir dentro do livro e dentro da idade média.





O Hussardo-Arturo Peréz-Reverte



De outro espanhol mas bem mais conhecido destaco o seu primeiro romance. Reverte, afamado repórter de guerra e autor de livros de enorme sucesso como A Rainha do Sul começou a carreira de romancista com O Hussardo.


Passado durante a época de Napoleão Bonaparte o Hussardo é um romance sobre a honra e a morte.


No centro está um jovem hussardo , membro de uma tropa de elite das ordas de Napoleão, que antes dos vinte anos tem a ilusão de que a honra de morrer em batalha é o propósito da sua vida de militar. Previsivelmente quando conhece o campo de batalha reflecte e faz o leitor reflectir sobre a guerra e o seu sentido (ou antes falta de sentido), a vida e a morte.

Uma boa reflexão e uma bom retrato da época.



O recruta- Robert Muchamore


Um livro de bolso que se lê de um folêgo. Uma história simples e divertida que não nos faz pensar muito mas nos dá prazer.


Um policial menor na qualidade mas maio no entretenimento. A história de uma organização secreta de espiões onde os agentes são todos crianças.