Uma aventura num hospital português

1 comment

1-Senti-me mal no passado dia 14 e fui até um hospital central em Lisboa, um que serve milhares de pessoas.


2-Chegado lá tive que passar pela triagem. Triagem feita por uma médica com ar de doida que mascava pastilha com a boca aberta e dizia apenas seguinte. O meu caso para ela foi de nível 4 , ou seja não era grave mas precisava de ser visto por alguém.


3-Fui mandado esperar num sala de espera onde não havia separação entre doentes. Uns eram toxicodependentes que estavam a cravar o almoço aos voluntários e a olhar com olho guloso para as malas distraídas, outros tossiam para o ar com a força que tinham e os outros queixavam-se do tempo de espera.


4-Uma sala com poucas cadeiras, com WC sujos e sem sabonete e nem uma revista velha para entreter a maleita.


5-Tive a pouca sorte de me sentir mal à hora de almoço e assim sendo a pessoa que me acompanhou teve que se contentar com uma máquina com sandes digamos de mau aspecto.


6- Esperei seis horas nas quais um deficiente sistema de som cuspia nomes que iam sendo atendisos. Eu, um grau 4 esperei o que deu tempo para que, a minha acompanhante, escrevesse um bilhetinho de agradecimento no livrinho amarelo que muitos tiveram medo de assinar apesar da vontade ser igual à minha.


7-Chegada a minha hora fui visto por uma competente médica e sai satisfeito com ela mas existem pontos a rever:


-a triagem é feita com leviandade

-as salas de espera não têm condições

-os sanitários não têm higiene

-o sistema de som não funciona

-as urgências são literalmente uma tenda que parece ser uma missão num país sub-desenvolvido

-desde manhã até às 16h as Urgências deste hospital funcionaram com apenas e só 2 médicos


Isto é o país real. Somos um país atrasado, há dúvidas?
No comment yet

A ilha


Clint Eastwood é um dos homens mais conhecidos do mundo, foi um bom actor e até tem uma música dos Gorillaz com o seu nome. Mas, se Clint hoje é conhecido é pela sua notável carreira como realizador tendo no currículo filmes tão bons como Imperdoável, Mystic River ou o galardoado Million Dollar Baby.
Em 2007 Clint foi mais longe na sua genialidade propondo um díptico sobre a batalha de Iwo Jima, uma ilha nipónica que foi palco de violentos combates na II GM, díptico esse que apresenta a perspectiva americana e a perspectiva japonesa de tão sangrenta batalha.
No primeiro filme que se estreou entre nós no fim do mês de Janeiro, Eastwood mostrou como os americanos venceram as batalhas de Iwo Jima e colocaram uma bandeira no topo do monte Suribachi, desse momento foi tirada uma famosa foto que mudou o curso da história.Os heróis de Iwo Jima, os homens que estavam na foto voltaram aos EUA como herois e como meros objectos de propaganda de guerra. Esse filme tinha a qualidade dos melhores filmes de guerra como O resgate do soldado Ryan ( Spielberg foi produtor em As Bandeiras e realizador em O resgate) e para além disso tinha a exploração das emoções humanas que Clint tão bem sabe captar.
Ontem dia 15 de Fevereiro, estreou-se As cartas de Iwo Jima que sendo feito por um americano é um dos melhores filmes japoneses de sempre. Realista ao máximo este filme é falado em japonês e tem um elenco liderado por Ken Watanabe( já o vimos em o Último Samurai).Destaque para a sensibilidade de um americano a relatar histórias tipicamente japonesas com os valores da honra e do espírito de sacríficio a elevarem-se.Depois os cenários. Este filme apesar de ter sido feito no mesmo sítio não tem a cor de As Bandeiras , é mais sóbrio, mais japonês. A areia vulcanica da ilha e os uniformes caqui dominam a tela.Aqui a acção começa uns dias antes dos ataques esperados à ilha. Os soldados japoneses tentam arranjar as melhores técnicas de defesa mesmo sabendo que estão em menor número e possuem menos tecnologia.Numa mentalidade feudal as ordens são morrer pelo país.
No fundo esta obra de Clint não é sobre esta batalha, é sobre a juventude perdida num campo de batalha.

Tratar da saúde em Portugal

1 comment

No outro dia à conversa com uma amiga alemã ela dizia-me que o Serviço Nacional de Saúde era comparável aos do terceiro mundo, quer pela qualidade( ou falta dela) quer pelo tempo de espera (desesperante).


Vi-me obrigado a concordar. Quem de nós tem argumentos para contra-atacar tal afirmação?


A verdade é que se esperam horas num hospital português mesmo em casos mais complexos e com urgência e se não se está perto de um hospital espera-se ainda mais para lá se chegar.


Trate-se da saúde em Portugal.

A festa da Taça

3 comments

O Sporting, meu clube assume-se claramente como o grande favorito a vencer a Taça de Portugal depois de Benfica e Porto terem sido eliminados.


Nestes oitavos dé final o SCP foi ao Barreiro golear o Pinhalnovense por esclarecedores 0-6. Destaque para um golão de Liedson de pontapé de bicicleta e para mais dois de Bueno, ainda que num estilo meio atabalhoado lá somou mais golos.


A surpresa da jornada vai para a eliminação do Benfica na Póvoa de Varzim. Justa e saborosa para os sportinguistas....
1 comment



A ti volto primeiro amor


como se nunca te


houvesse deixado


e nunca tivesse perdido


o direito a frequentar-te


na tua alma melancólica


mas generosa


encontro choro e riso


meu e teu,


no teu corpo de trigo


dourado


feito de sol


econtro enfim


satisfação


para um corpo esgotado
2 comments



Há naquela taberna


algo tão mágico


que me embriaga,


dos cantares afinados


mas firmes


de homem rude


mas artista


ao burlesco do gozo


a outrém que chega


senta-te e bebe um copo


embriaga-te nesta alegria