A casa

No comment yet

Ele não conseguia deixar de sorrir de cada vez que passava por aquela casa. Era a casa dela mesmo que já há muito tempo que o não fosse.

Ela tinha lá morado apenas quatro meses e ele só a tinha conhecido num desses quatro meses mas não conseguia evitar sorrir das vezes em que passava pela casa dela e quando precisava sorrir não conseguia evitar passar pela casa dela.

Ela era um espanto mas não sabia. Ele tinha olho para ver que ela era um espanto e tinha jeito para lho dizer. Um dia ela percebeu que era um espanto e deixou vazia a casa.

Mas ele lembra-se de quando a levava a casa e a beijava como se lhe sugasse a alma a prestações. E sorria.

Passava pela casa e sorria, ela estava lá dentro.

Aquele fim de tarde

No comment yet

Ele chamava-se João. Ela virava-se quando chamavam Maria. Maria era mesmo ela. João era mesmo eles. Duas pessoas tão complexas como só as pessoas simples podem ser. Conheceram-se num dia normal e chato. Viram-se ao fim da tarde e beijaram-se logo nesse fim de tarde como se fosse o fim do mundo.

João tinha sonhos e Maria deu a cara a alguns deles. Maria tinha metas e muitas cortou-as em João. Amor à primeira vista só nos livros e nos filmes e na vida deles pensavam, depois sorriam um para o outro.

Um dia casaram. Natural. Um dia nasceram os filhos. Natural. São felizes.

"O amor é simples, o tempo devora as coisas simples".

Dia da Mulher

2 comments

As mulheres são responsáveis por cinquenta por cento dos nossos problemas mas também são responsáveis por quase cem por cento das nossas alegrias. É delas este dia com delas são tantos outros. Elas que nos dão vida e dão vida ao que nos somos. Feliz dia da mulher.

Mas que história é esta de unir a História?

1 comment

A ministra da Educação alemã, Annette Schavan quer criar um livro de história comum aos 27 países da UE. A Alemanha tem para já o apoio da França e da Espanha e tem conta si a Polónia, Rep. Checa e Dinamarca.

A ideia alemã seria a de relançar os valores comuns europeus mas a meu ver esta não será a melhor maneira de o fazer.

Cada país tem a sua identidade e a sua história própria e quer se queira quer não se queira não somos europeus, somos portugueses, espanhois, polacos...

Cada estado membro deve sentir-se parte da família europeia mas não deve perder a personalidade própria que tem e que faz cada um de nós ter orgulho no país que nos fez nascer.

13

No comment yet

Blind Zero dão 13 concertos num dia


A banda portusense Blind Zero entra hoje para a história da música portuguesa. De modo a comemorar os 13 anos anos da banda hoje, dia 8 de Março vai dar 13 concertos em três cidades diferentes do país.

Começa cedo o dia dos Blind com um concerto às o8.oo no Port e acabará 12 concertos depois em Lisboa pouco depois das 21.00.

A ideia é homenagear todas as bandas que correm de um lado para o outro nas suas digressões. Os Blind vão tocar no Porto, Coimbra e Lisboa a bordo de um camião TIR. Parabéns. Long life to B o.

Liga dos Campeões- Eis os 8 melhores

No comment yet

Jogaram-se esta semana os jogos da 2ª mão dos oitavos de final da LC e deles sairam aquelas que na teoria são as 8 melhores da Europa.


Em Londres o FCP foi eliminado mas saiu de cabeça erguida graças a uma boa exibição. O Porto marcou primeiro graças a uma grande jogada que Quaresma tranformou em silêncio em S. Bridge. Na 2ª parte Robben rematou e Hélton com um frango enorme deitou tudo a perder. Ballack havia de fazer o 2-1 final. O Porto sonhou mas morreu na praia.

O Liverpool recebeu o campeão europeu em título e perdeu em casa por 0-1, mas havia vencido a 1ª mão por 1-2 e passou com justiça aos quartos. O Barça é uma sombra da equipa maravilha que se via na época passada.

O Lyon, uma das equipas com melhor toque de bola da Europa anda com uma crise de identidade e a Roma foi a França vencer por 2-0 afirmando-se como uma grande equipa apesar de ter uma equipa sem garndes estrelas que não Totti. O resto é trabalho e talento de desconhecidos ou pelo menos de jogadores sem grande nome mas que se vão afirmando como Max Tonetto.

Em Valência empate a zero entre os locais e o Inter. Passou o Valência. Triste cena de pancadaria com Burdisso a agredir Marchena, com Navarro a partir o nariz a Burdisso e fugir perseguido por Cruz e Córdoba. Uma tristeza e pede-se a mão pesada da UEFA.

O Manchester United sem se esforçar muito venceu o Lille por 1-0 com golo de Larsson no seu último jogo na CL. Larsson está no Man Utd apenas por três meses que agora se esgoatam.

Em Munique uma bonita e cheia Allianz Arena viu Makaay marcar logo aos 10 segundos o golo mais rápido de sempre da Liga dos Campões. Lúcio nas alturas fez o 2-o e Nistelrooy ainda reduziu mas o Real Madrid foi eliminado pelo Bayern.

O Emirates Stadium desiludiu-se outra vez com o seu tão fraco Arsenal que lá joga. 1-1 com o PSV eliminou os gunners. Alex fez os dois golos.

Por fim o Milan, fraco nesta época, apurou-se a custo. 1-o ao Celtic com golo de Kaká já no prolongamento.

Aos meus olhos Roma e Chelsea são as equipas favoritas.
No comment yet

O primeiro ministro anunciou uma reforma no sistema de segurança em Portugal que ameça ser uma espécie de aniquilização da GNR. A reforma propõe por exemplo a extinção da Brigada de Trânsito, como é que num país onde se anda na estrada como se fosse uma pista de fórmula 1, se fazem as mais mirabulantes manobras e onde conduzir sob o efeitos de uns valentes copos é tão normal como não usar cinto pode extinguir-se a BT que lá vai a custo controlando os mal comportados meninos que circulam pelas estradas lusitanas? Não deveria ser ao contrário? Dar mais poder à BT para que esta pudessem assegurar mais segurança rodoviária? Ou essa é uma bandeira que já não se quer astear? Em Espanha a congénere da BT, a Brigada de Tráfego ganhou autonomia e até tem uma escola própria! Sinal de que somos um país atrasado com tiques de caranguejo.

Lágrima

1 comment

A natureza é cruel, arranja maneiras de nos doer.

A chuva é a sua serva mais cruel.

Quem de nós não admira a chuva?

Mas quem de nós não sente que o mundo chora conosco quando chove?

Tudo é ambíguo.

Cada sorriso pare uma lágrima, cada lágrima está cronicamente prenha de um sorriso.

Noz

No comment yet

Todo o homem pode ser Deus. quando mata ou quando se mata. O Homem torna-se Deus indo contra Ele.

Só matando somos Ele, só nos matando somos Ele. Vivendo somos nós e o que somos nós?

Um dia

1 comment

Depois dela resto eu.

Volto lentamente e pesadamente aos meus dias de poesia.

Volto a mim, à minha mais mórbida companhia.

Volto a habituar-me a mim, volto a ter vontade minha mas perdi a vontade de mim.

A morfina da memória

No comment yet

Se me perguntarem se estou sozinho nesta mesa onde repouso as dores direi que não. à minha volta e entranhados em mim tenho uma legião de dedicados e particulares demónios e visíveis fantasmas.
Se me pergunatarem se sou infeliz direi que não, se hoje voltei às trevas de onde vim tenho já em mim a morfina da memória.
Já tive a luz, essa certeza distingue-me dos outros condenados.

A Itália de Sousa e Ronaldo

1 comment










Paulo Sousa escreve todas as semanas no jornal A Bola uma crónica. E escreve bem! Ao príncipio pensei que o jornal o usasse apenas como o Valdano português mas com o passar das semanas devo confessar que a sua escrita é muito interessante e tem nela a paixão de alguém que não só vê o futebol mas como viveu por dentro o melhor futebol. Sousa foi um magnífico trinco vencendo a CL pela Juventus e pelo B. Dortmund tendo jogado ainda no Benfica, Sporting, Inter, Parma e Panathinaikos.








Na crónica desta semana Sousa desmistifica as maravilhas do treino à italiana. Diz-se que as cargas físicas aplicadas em Itália fazem com que os jogadores se tornem máquinas prontas a correr 90 minutos sem parar e dão ao futebol italiano fama de agrassivo. Numa interessante crónica Sousa vem defender que o famoso treino físico não só não ajuda os jogadores como os prejudica!








Sousa diz que ele próprio jogando num outro país que não Itália teria jogado mais anos pois o seu corpo não se teria cansado e desgastado tão rapidamente. Vítima do treino transalpino foi também Ronaldo, agora apelidado de gordo. Quando chegou ao Inter Ronaldo era o melhor do mundo, pesava 80 kilos e era um espanto ve-lo jogar. Mas parece que a sua massa corporal não era aquilo que o Inter queria e foi submetido a diversos programas para se tornar mais musculado e aumentar a sua massa muscular.








O resultado foi que os joelhos do ex fenómeno não aguentaram os musculos a mais e as lesões repetiram-se e acabaram com aquele jogador de sonho que marcou lindos golos pelo Cruzeiro, PSV e Barcelona.




O Inter matou a carreira de Ronaldo que se tivesse continuado em Barcelona ainda hoje garantia 30 golos por ano. Assim é apenas muito bom mas nunca mais será fenomenal.

Poema velho

No comment yet



Por ti sou


mar, terra e céu


mar onde nadas o teu sorriso


e lavas o coração


terra onde cresce a árvore


onde buscas o teu fruto favorito


sou céu, meu anjo,


onde voam teus sonhos


mas quando


a um metro de mim


finges não me ver


e calada me gritas


o mar seca


a terra fica infértil


o céu cai sobre os gauleses
1 comment

"Mostrou-me as mãos vazias, as mãos como os meus dias, tão leves e banais"

Pedro Abrunhosa


São vazios os meus dias desde que o meu peito rebentou e ficou cheio. São banais todas as horas às espera de passarem. É triste olhar para o fundo do posso e perceber de repente que só se pode olhar para cima.

Sou dono de mim mas neste momento não me sei gerir. Alguém me aluga o peito já e me enfeita?
1 comment

"Mata-me a saudade, agarra-me para sempre"

Pedro Abrunhosa


Tenho saudades dos dias em que sabia sorrir, sorria com a boca e o resto do meu corpo coordenado acompanhava essa valsa da alma a que alguns mais sábios que eu chamam de felicidade. Aos poucos agarro-a, essa tal de felicidade, mas sou tão humano que não me chega. Quero mais, tenho fome, quero o teu corpo já, para fazer à minha alma um banquete.

Quero sorrir de cor, sem cabular. Quero chorar só por fora e só de felicidade.

Prémios para O labirinto do Fauno

No comment yet

Aqui há dias fiz a crítica do fantástico filme O labirinto do Fauno de Guillermo Del Toro agora venho congratular-me pelos prémios que até agora venceu este filme.

Quando fiz a crítica ao filme não referi que havia sido oscarizado por três vezes apenas porque não concordo que se vejam filmes só pela razão de terem sido premiados pelo Óscar mas concordo que se vejam filmes que são bons, nem sempre um filme óscarizado é um bom filme.

Mas o filme mexicano recebeu com justiça três galardões da Academia: melhor direcção artística, melhor fotografia e melhor caracterização.

Agora a película de Del Toro arrecadou ( sem surpresas) o Grande Prémio do Fantasporto. O Fantas é o festival de cinema mais conhecido de Portugal e é Fantas porque nele passam apenas os chamados filmes do fantástico. E, não há este ano filme mais fantástico do que O labirinto do Fauno.

Del Toro havia já ganho o Grande Prémio em 1994 pelo seu primeiro filme Cronos. Parabéns

Por favor não fume

No comment yet



O Parlamento prepara-se para para discutir e votar uma nova lei do tabaco. A nova lei proposta pelo Governo pretende proibir que se fume em espaços públicos e restringir a venda de tabaco a maiores de 18 anos.


Parece-me uma lei apropriada e espero que seja votada favoravelmente. O tabaco é uma droga legal que apenas provoca vício e doenças em quem o consome, quem fuma deve responder apenas à sua consciência mas não deve incomodar quem tem o bom senso de não fumar, não quero jantar num restaurante com pessoas a fumar para cima de mim.


Esta lei pode não dissuadir os fumadores, pode não fazer com que alguém deixe de fumar mas pelo menos protege aqueles que não fumam. É apenas justo e respeitoso.

Harry Potter cresceu

No comment yet



Daniel Radcliffe é um jovem de 17 anos que fez sucesso à escala mundial ao interpretar no cinema a personagem mítica de Harry Potter, quando o vimos pela primeira vez era um rapazinho com talento mas pensámos que ficaria para sempre agarrado ao papel de feiticeiro e seria daqueles actores rotulados com um certo papel para o resto da vida.


Mas Daniel cresceu e agora está a fazer teatro, considerado a prova de fogo para os bons actores, e está a safar-se muito bem.


Está em cena o espectáculo Equus em Londres onde Daniel se estreia a fazer teatro e a verdade é a que o seu desempenho tem sido muito elogiado pela sempre difícil de contentar crítica.


Numa das cenas da peça o actor mostra-se nu, algo que tem dado publicidade ao espectaculo.


Este será um ano em grande para o actor que em 2001 foi escolhido para ser Harry Potter, em 2007 para além da peça estreiam-se vários filmes com Daniel incluindo Harry Potter e a Ordem de Fenix.