A Itália de Sousa e Ronaldo

1 comment










Paulo Sousa escreve todas as semanas no jornal A Bola uma crónica. E escreve bem! Ao príncipio pensei que o jornal o usasse apenas como o Valdano português mas com o passar das semanas devo confessar que a sua escrita é muito interessante e tem nela a paixão de alguém que não só vê o futebol mas como viveu por dentro o melhor futebol. Sousa foi um magnífico trinco vencendo a CL pela Juventus e pelo B. Dortmund tendo jogado ainda no Benfica, Sporting, Inter, Parma e Panathinaikos.








Na crónica desta semana Sousa desmistifica as maravilhas do treino à italiana. Diz-se que as cargas físicas aplicadas em Itália fazem com que os jogadores se tornem máquinas prontas a correr 90 minutos sem parar e dão ao futebol italiano fama de agrassivo. Numa interessante crónica Sousa vem defender que o famoso treino físico não só não ajuda os jogadores como os prejudica!








Sousa diz que ele próprio jogando num outro país que não Itália teria jogado mais anos pois o seu corpo não se teria cansado e desgastado tão rapidamente. Vítima do treino transalpino foi também Ronaldo, agora apelidado de gordo. Quando chegou ao Inter Ronaldo era o melhor do mundo, pesava 80 kilos e era um espanto ve-lo jogar. Mas parece que a sua massa corporal não era aquilo que o Inter queria e foi submetido a diversos programas para se tornar mais musculado e aumentar a sua massa muscular.








O resultado foi que os joelhos do ex fenómeno não aguentaram os musculos a mais e as lesões repetiram-se e acabaram com aquele jogador de sonho que marcou lindos golos pelo Cruzeiro, PSV e Barcelona.




O Inter matou a carreira de Ronaldo que se tivesse continuado em Barcelona ainda hoje garantia 30 golos por ano. Assim é apenas muito bom mas nunca mais será fenomenal.

1 comment

Anonymous 06 March, 2007 13:09

ainda nao foi desta vez que consegui ler o "futebol"...