The Host

1 comment

Da Coreia vem um grande filme. The Host, a Criatura, conta a história de um "monstro marinho" que aparece no rio Han após uma descarga massiva de formol. Um dia a criatura aparece junto à margem e começa a atacar e a comer quem lhe aparece à frente.

O filme é sobre tudo menos o monstro e aí está a magia do cinema: mostrar uma coisa e fazer com que o espectador perceba outra. O filme é na realidade sobre a relação conturbada de uma família coreana, sobre as questões ambientais e sobre as relações políticas entre Coreia e EUA.

O monstro mete medo mas mais medo mete aquilo que o filme não mostra dircetamente. A ver.

Livros

No comment yet
"Os 36 homens justos" de Sam Bourne é um dos mais divertidos e interessantes livros que li nos últimos tempos. Aconselho portanto a sua leitura a todos.
Diz-se na lombada que é o livro é para ser consumido pelos que gostaram d´O Código Da Vinci, concordo em parte, este livro tem o mesmo ritmo alucinante e deixa-nos presos, mas para mim este é um livro melhor.
No centro da história está Will, um jovem jornalista em ascensão que no meio das sua tentativa de se impor no mundo dificil do jornalismo nova-iorquino se depara com uma tragédia pessoal: a sua mulher é raptada. A isto juntam-se os misteriosos assassinatos de homens à volta do mundo que praticaram actos de bondade fora do comum.
A ler. De uma assentada.

Nova época

No comment yet

Já arrancou a nova época de futebol em Portugal. De sexta a ontem jogou-se a primeira jornada. Sexta em Alvalade o Sporting não deixou dúvidas da sua garra goleando a Académica por uns claros e justos 4-1. O Benfica desiludiu ao deixar-se empatar ante o recém-promovido Leixões e o FCP , campeão em título, passou com dificuldade mas mérito em Braga, vencendo o Sporting local por 1-2, golos de Quaresma.

O FCP parece partir à frente na corrida pelo ouro. Mantém um plantel muito parecido com o do ano passado, de titulares apenas partiram Pepe para o Real Madrid e Anderson para o Manchester United. Ambos eram importantes mas serão substituídos com alguma facilidade.

Na baliza o Porto tem um Hélton em forma que não dará hipóteses a Nuno e Ventura; na defesa o internacional português Bosingwa e o uruguaio Fucile fazem as alas e no centro Alves deverá fazer dupla com Stepanov , raçudo central sérvio que jogava na Turquia. No meio campo há excesso de trincos com a chegadas de Kaz e Bolatti e a promoção de Castro, o FCP gastou dinheiro para reforçar o miolo mas emprestou Machado, Organista e Ibson, qualquer um com qualidade para integrar o plantel. A dez poderá jogar Lucho, fê-lo bem durante a longa lesão de Anderson a época passada, mas o candidato principal deverá ser Leandro Lima, sub-20 brasileiro que tem mostrado bom futebol. Na frente Quaresma e Lisandro para as alas, como alternativa existem Mariano (que não mostra nada) e Tarik (que nunca mostrou) e por fim para um lugar apenas existem cinco homens: Adriano , goleador, Postiga, que sai não sai, Farias, um deconhecido, Edgar e Rui Pedro, dois miúdos. Desperdiçados ficam os emprestados Vieirinha, Alan, Barbosa, Ivanildo e Rentería. Apesar do bom plantel o Porto tem muito dinheiro empatado em jogadores que jogam noutros clubes e muito jeito dariam no Dragão.

O Sporting é o meu clube e penso ter um plantel equilibrado e jogar um bom futebol. Começou bem a época vencendo o Porto na Supertaça e, na primeira jornada goleou a Académica. Na baliza os verdes têm Stojkovic que se tem mostrado seguro, na defesa Abel está em forma na direita e a esquerda é fraca mas Had pode "desenrascar", no centro Tonel e Polga são uma dupla de aço. Galdstone e Silva são opções válidas e que morderão os calacanhares aos colegas da defesa. No meio campo lugar cativo para Veloso e Moutinho, sobre a direita deve jogar a nova estrela Izmailov e a número dez Romagnoli finalmente a jogar de seguida tudo aquilo que sabe. Vukcevic e Celsinho prometem ser suplentes de luxo. No ataque Liedson é o goleador do costume, Derlei resnacido é o principal candidato a fazer dupla de ataque. Sobram Yannick, rápido mas falha muito e ainda Purovic, alto e com boas refeências é ainda uma incógnita.

O Benfica promete sempre no defeso mas assim que começa a época a sério chega a desilusão. Este ano Fernando Santos foi despedido logo após a primeira jornada e agora chega Camacho, que parece ser para Luís Filipe Vieira e para muitos adeptos o salvador. Mas o Benfica tem graves problemas: na baliza Quim e But são ambos bons e não é por aí que haverá problemas; na direita da defesa nem Luís Filipe nem Nélson mostram qualidade , à esquerda Léo transpira classe. No centro David Luiz poderá fazer boa dupla com Luisão. Mas, o grande problema é o meio campo: para defender Petit e Katso têm raça mas não decidem, Nuno Assis entrega-se mas não decide e outros há como Diaz que não se sabe o que lá andam a fazer. Para número dez há Rui Costa, o melhor jogador do Benfica, mas tem 34 anos. No ataque rídiculas compras: Bergessio, Adu e Di Maria são segundos ponta-de-lança, uma posição que já tinha Nuno Gomes; Cardozo (carísssimo) seria o ponta-de-lança mas já se sabe que virá outro Sobram ainda Coentrão, Dabo, Manu ou Mantorras que não se sabe ao certo que utilidade têm ao Benfica.
No comment yet

Entre os teus lábios
é que a loucura acode,
desce à garganta,invade a água.
No teu peitoé que o pólen do fogos
e junta à nascente,alastra na sombra.
Nos teus flancosé que a fonte começa
a ser rio de abelhas,rumor de tigre.
Da cintura aos joelhosé que a areia queima,
o sol é secreto,cego o silêncio.
Deita-te comigo.I
lumina meus vidros.
Entre lábios e lábios
toda a música é minha.
Eugénio de Andrade
1 comment

O homem de gelo está ao s0l. E agora?

Ratatui

1 comment

O cinema de animação tem evoiluido muito nos últimos anos mas não me lembro de um filme de animação tão bom desde os clássicos da Disney. Ratatui vem trazer de volta a fé , perdida, nos filmes para crianças. Filmes inteligentes, bem humorados mas com uma moral faz todo o sentido. Ratatui é o melhor filme de animação dos últimos anos.

A animação tem perdido o condão de ser para crianças e essa fórmula tem resultado com os excelentes Shrek ou Idade do Gelo mas esses não são filmes para crianças, são filmes com humor refinado e profundo que apenas os adultos conseguem alcançar. Os últimos filmes de animação são para os pais que podem levar os filhos, Ratatui cumpre a tradição de um filme para crianças: é para os filhos levarem os pais.

A história é simples: um rato com um olfacto apurado sonha tornar-se cozinheiro ao assistir a programas culinários na TV de uma "humana". Contrariando o pai, recusa-se a ser mais um rato que come lixo e persegue o sonho de ser tornar chef. A sorte leva-o a Paris e aí a sorte faz com que encontre um desajeitado candidato a chef. Como só é possível no mundo da fantasia, o rato e o rapza juntam-se e os dois formam um super-cozinheiro que faz com que o restaurante onde trabalham se torne num restaurante de topo, estatuto que havia perdido.

Em suma esta é uma bem disposta viagem ao mundo dos sabores e aos lugares a que nos levam , bem como às recoradações que cada garfada nos traz. A ver, e repetir.



PS: a animação, em termos técnico, é uma delícia.

O arranque

2 comments

"Quem me leva os meus fantasmas?"