Nova época

No comment yet

Já arrancou a nova época de futebol em Portugal. De sexta a ontem jogou-se a primeira jornada. Sexta em Alvalade o Sporting não deixou dúvidas da sua garra goleando a Académica por uns claros e justos 4-1. O Benfica desiludiu ao deixar-se empatar ante o recém-promovido Leixões e o FCP , campeão em título, passou com dificuldade mas mérito em Braga, vencendo o Sporting local por 1-2, golos de Quaresma.

O FCP parece partir à frente na corrida pelo ouro. Mantém um plantel muito parecido com o do ano passado, de titulares apenas partiram Pepe para o Real Madrid e Anderson para o Manchester United. Ambos eram importantes mas serão substituídos com alguma facilidade.

Na baliza o Porto tem um Hélton em forma que não dará hipóteses a Nuno e Ventura; na defesa o internacional português Bosingwa e o uruguaio Fucile fazem as alas e no centro Alves deverá fazer dupla com Stepanov , raçudo central sérvio que jogava na Turquia. No meio campo há excesso de trincos com a chegadas de Kaz e Bolatti e a promoção de Castro, o FCP gastou dinheiro para reforçar o miolo mas emprestou Machado, Organista e Ibson, qualquer um com qualidade para integrar o plantel. A dez poderá jogar Lucho, fê-lo bem durante a longa lesão de Anderson a época passada, mas o candidato principal deverá ser Leandro Lima, sub-20 brasileiro que tem mostrado bom futebol. Na frente Quaresma e Lisandro para as alas, como alternativa existem Mariano (que não mostra nada) e Tarik (que nunca mostrou) e por fim para um lugar apenas existem cinco homens: Adriano , goleador, Postiga, que sai não sai, Farias, um deconhecido, Edgar e Rui Pedro, dois miúdos. Desperdiçados ficam os emprestados Vieirinha, Alan, Barbosa, Ivanildo e Rentería. Apesar do bom plantel o Porto tem muito dinheiro empatado em jogadores que jogam noutros clubes e muito jeito dariam no Dragão.

O Sporting é o meu clube e penso ter um plantel equilibrado e jogar um bom futebol. Começou bem a época vencendo o Porto na Supertaça e, na primeira jornada goleou a Académica. Na baliza os verdes têm Stojkovic que se tem mostrado seguro, na defesa Abel está em forma na direita e a esquerda é fraca mas Had pode "desenrascar", no centro Tonel e Polga são uma dupla de aço. Galdstone e Silva são opções válidas e que morderão os calacanhares aos colegas da defesa. No meio campo lugar cativo para Veloso e Moutinho, sobre a direita deve jogar a nova estrela Izmailov e a número dez Romagnoli finalmente a jogar de seguida tudo aquilo que sabe. Vukcevic e Celsinho prometem ser suplentes de luxo. No ataque Liedson é o goleador do costume, Derlei resnacido é o principal candidato a fazer dupla de ataque. Sobram Yannick, rápido mas falha muito e ainda Purovic, alto e com boas refeências é ainda uma incógnita.

O Benfica promete sempre no defeso mas assim que começa a época a sério chega a desilusão. Este ano Fernando Santos foi despedido logo após a primeira jornada e agora chega Camacho, que parece ser para Luís Filipe Vieira e para muitos adeptos o salvador. Mas o Benfica tem graves problemas: na baliza Quim e But são ambos bons e não é por aí que haverá problemas; na direita da defesa nem Luís Filipe nem Nélson mostram qualidade , à esquerda Léo transpira classe. No centro David Luiz poderá fazer boa dupla com Luisão. Mas, o grande problema é o meio campo: para defender Petit e Katso têm raça mas não decidem, Nuno Assis entrega-se mas não decide e outros há como Diaz que não se sabe o que lá andam a fazer. Para número dez há Rui Costa, o melhor jogador do Benfica, mas tem 34 anos. No ataque rídiculas compras: Bergessio, Adu e Di Maria são segundos ponta-de-lança, uma posição que já tinha Nuno Gomes; Cardozo (carísssimo) seria o ponta-de-lança mas já se sabe que virá outro Sobram ainda Coentrão, Dabo, Manu ou Mantorras que não se sabe ao certo que utilidade têm ao Benfica.