Não estava nada à espera (ironia)

No comment yet

Surpresa. Afinal os voos da CIA tendo como destino a afamada (mal) prisão de Guatanamo passaram mesmo por Portugal. Há factos que se admitem depois de se negarem. Rídicula a mentira. Dura a realidade.

Inventem-se novos Mandelas

No comment yet

Eis que o país prometedor que passou a existir no fim do Apartheid e viu em Mandela um exemplo (que é) regressa às trevas de uns se acharem melhores que outros. Há 12 de dias que desenrolam brutais conflictos em Joanesburgo e Durban. Xenofobia. Os estrangeiros, milhares de moçambicanos, fogem como podem.

Iron Men

No comment yet

Numa semana particularmente dura de trabalho apeteceu-me distrair com um filme que me fizesse pensar pouco. Em cartaz estava um blockbusterzito baseado numa aventura da Marvel : Iron Men.

Lá fui convencido de que seria mais um filme igual a tantos outros.

Tem os clichés do costume, as engenhocas, os bandidos, a menina bonita que fica com o heroi e todo o ramalhete mas também tem um argumento bem escrito e sólido para o género, tem piadas com piada e enche o olho. A ver.

Ronaldo marca e vence na final da Liga dos Campeões

No comment yet

Eram quase 2 da manhã em Moscovo quando Anelka permitiu que Van der Sar defendesse o penalty decisivo. A Liga dos Campeões foi conquistada pelo Manchester United. Grande jogo. Justo vencedor.

Números

No comment yet
Hoje jogam em Moscovo Chelsea e Manchester United na final da Liga dos Campões. Uma prova miliónaria com prémios de jogo de grande volume e jogada entre duas das mais ricas equipas do mundo.
O que não se sabe que o nível de dívida das duas equipas é de 1875 milhões de euros. O Chelsea deve aos investidores 924 milhões, sendo que 726 deles foram injectados por Roman Abramovich e, serviram essencialmente para a contratação de novos jogadores como Véron, Crespo, Duff, Cole ou Carvalho. Em Stamford Bridge não há dívidas a bancos.
No Manchester as dívidas são de 960 milhões de euros, e 836 são a instituições financeiras. Nem tudo é assim tão brilhante no mundo dos supostos ricos.

Carta de amor ao meu avô

1 comment

Na carne já se lhe acumulam mais de 70 anos. Muito tempo para andar cá mas sabe a pouco. Sabe a tão pouco que o quero cá mais calendários. Passar pela sua desitência de respirar será um dos mais negros dias, até para um melancólico há dias mais negros. O que lhe pesa na carne parece que nunca lhe pesava no espírito. Mesmo estando ele já negro sempre nos animou, mas, quando brilhava, iluminava o Alentejo todo. Este não é um texto de despedida. Ele não partiu. Este é um texto de amor e homenagem.

É trabalhador desde a mais tenra das idades. Levanta-se cedo. Toma banho de água fria. Come fritos ao pequeno almoço. Era/foi/é o homem mais forte que cinheci. Herdei-lhe o jeito para dormir pouco e ainda assim trabalhar mais do que devo. Herdei-lhe o jeito para por desenhos a carvão em qualquer papel sobre qualquer objecto. Falhei no jeito para as contas. Acertei no humor e na genorisadade. Dele vieram as minhas qualidades e o jeito para homenagear Baco.

É pai e avô. Agora sei que ofega com o peso da vida, que respira mal o ar que já não é do tempo dele. Sei que não se queixa. Sei que doi. Sei que me orgulha. Sei que o amo.

Os ausentes

No comment yet

À medida que se vão anunciando os convocados das selecções para o Euro vão-se conhecendo as grandes ausências. Em Portugal falat Maniche por não estar na melhor forma, na Rep. Checa falta Rosicky e na Turquia, Sukur por lesão, Denisov na Rússia escolheu não ir por não se sentir em forma. Por puro capricho ficam de fora Raúl, campeão espanhol e melhor avançado espanhol dos últimos 20 anos, Trezeguet, dos melhores marcadores de sempre da Juventus e Nedved, também da Juve são craques mundiais que não têm lugar na cabeça dos seus seleccionadores.

O voo do Passarinho

1 comment

Quase cinco meses após aterrar em Lisboa, Rodrigo Tiuí mostrou aos sportinguistas que, a sua contratação fez algum sentido. Vindo do banco o franzino avançado ex-Fluminense marcou os dois golos que deram ao Sporting a 15ª Taça da sua história.
Pelas 17h00 o Estádio do Jamor mostrou que só sai à rua uma vez por ano mas que sai bem vestido. Cheio e colorido estava tudo pronto para a festa. Quem não compareceu foi o FC Porto. Nuno foi o melhor jogador dos campeões defendendo vários golos a Derlei. Meireles foi incansável e pisca o olho à titularidade na selecção. O resto da equipa parecia já estar de férias. Alguns já estavam na América do Sul outros na Suiça. Bosingwa estava na bancada porque o Chelsea não o deixou jogar! Fraca exibição do FCP que o Sporting conseguiu aproveitar.
No Sporting após a surpresa de um dragão tão manso começou o domínio. Sem ser um grande jogo, Derlei, Veloso e Moutinho fizeram grande jogo.
No prolongamento Tiui saltou do banco para partir tudo. Primeiro com alguma ajuda de Nuno e, logo a seguir numa fabulosa bicicleta.
PS:
1 - Que péssima exibição do árbitro. Caseiro.
2- Que terá acontecido a Simon? Birra?
3- Ensinem aos jogadores que Cavaco Silva como Presidente da Républica merece ser cumprimentado com mais respeito e protocolo

Cinema - Blade Runner, final cut

No comment yet

Um clássico do cinema com mais de 20 anos regressa numa edição digital e com cenas extras. Filmes como este vêm-se sempre. Imperdível.

Cinema - Traídos pelo destino

No comment yet

No início era visto com desconfiança como o irmão do falecido River. Hoje Joaquin Phoenix é dos mais respeitados e talentodos actores do cinema melancólico. Olha-se para trás e lembramo-nos de grandes momentos como em O Gladiador, Sinais ou Walk the Line.

Neste Reservation Road, Phoenix é o pai de dois amorosos miúdos e casado com a linda Jennifer Connoly. Após uma viagem a família pára numa estação de serviço e o filho do casal é mortalemente atropelado.

A obessão do pai em busca de quem lhe roubou o filho, a dor da mãe virando-se para a filha em busca de um sentido para viver e a culpa de um Mark Ruffalo noutra grandíssima interpretação compõem o ramalhete de emoções.

DVD - How to irritate people

No comment yet

Os Monty Python estão para o humor como os Beatles estão para a música. O seu John Lennon, o grande John Cleese aparece neste delicioso filme de 1969 a mostrar de forma actual até hoje como irritar pessoas. Brilhante.