Conto

No comment yet


Aquela noite fria

Ela tinha dois corações a bater em si. Naquele dia um deles deixou de bater. Ela assim o quis, o pai nunca soube que teria um filho.

O rapaz ajudou-a. Pôs-lhe gelo na barriga cortada. Aquilo doeu. Uma dor que não era dele mas que não o podia magoar mais. Enquanto ela dormia a mão dele segurou o saco de gelo contra o peito dela. Ela dormia. Ele não sabia dormir assim. Naquela noite a sua mão tornou-se gelo.

Nos dias seguintes o gelo espalhou-se para o resto do corpo.

Do aborto

1 comment
Mas qual é a verdadeira questão?

Oito anos depois vai haver este ano um referendo que decidirá se uma mulher que faça um aborto é criminosa ou não.

A discussão tem marcado a actualidade portuguesa e marca porque mexe com um valor maior do que tudo: o valor da própria vida.

Quem votar sim vota a favor das mulheres poderem fazer um aborto. Quem vota não põe na cadeia a mulher que faça um aborto.

Antes de mais a minha posição é sim e se o meu texto parecer tendencioso é porque talvez o seja mesmo.

Votarei sim. Não concordo com o aborto porque muitos resultam da inscosciência da mulher e/ou do seu companheiro de coito mas concordo que a mulher deve poder escolher aquilo que se passa dentro do seu corpo.
Só a mulher pode decidir se pode e quer ter um filho e ninguém se pode substituir a ela nessa decisão.

O não fará sentido? Para mim não! É hipócrata pensar que as mulheres uma vez grávidas devem pagar a pena de ter um filho. Pena? Sim em certos casos um filho que não seja desejado é uma pena e portanto não será amado.

Em última análise parece-me tão obvio que a mulher é a dona do seu corpo e só ela deve decidir o que lá se passa.
1 comment

Quero pedir

emprestado o SOL

que
vi brilhar nos teus

olhos porque

sem ele sou um


poema disperso

Francisco
1 comment

Todos os relógios do mundo
são agora meus amigos
batendo um ponteiro no outro
e marchando furiosamente
para a frente

Agora que os relógios
tanto correram
já não me aceleras o coração
hoje sou
relógio de corda

Francisco 23-03-06
No comment yet

No tempo em que
estiveste ausente
abriram-se feridas em mim
e sem que tivesses presente
fecharam-se de novo
na tua ausência
matei-me tantas vezes
que me cansei
e renasci a tempo
de não me cansar de viver
houve tanto
nos tempos em que te foste
e a assististe

talvez estranhes
a próxima vez
verás que por já não te amar
serei tudo o que queres
amar

Francisco 19-01-06
2 comments

É grande o horizonte
à frente dos meus olhos
mas tudo o que quero viajar
fica-me no centro do peito
1 comment

Mar que eu domasse
Não seria para o nadar
Mas para afogar a dor

Ricardo coração de Leão

1 comment

O 7º melhor do Mundo!

Ricardo, guarda-redes do meu Sporting e da nossa equipa das quinas foi considerado esta semana como sendo o 7º melhor "keeper" do Mundo! É um motivo de orgulho quer para os sportinguistas quer para os portugueses em geral.

O guarda-redes, natural do Montijo, começou a dar nas vistas no Boavista onde se veio a sagrar campeão. Seguiu-se o Sporting onde espero que seja campeão já este ano. Na Seleção notabilizou-se no Euro 2004 e no mundial 2006 defendendo tudo incluíndo vários penaltys.

Apesar d eser fraco a sair da baliza, Ricardo é muito bom entre os postes e joga muito bem com os pés.

Parabéns.

2000 visitas

1 comment

Obrigado

Hoje é um dia de grande emoção para mim, o meu bébé cresceu e atingiu a marcas das 2000 visitas. quero agradecer a todos os que visitam o meu modesto blogue e e a todos os que me incentivam a escrever todos os dias.

Poesia com Pessoa

1 comment

Segue o teu destino
Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.

Ricardo Reis

O meu stress

1 comment

Eu me confesso


Eu Francisco, 22 anos, sofro de stress. Aqui no meu blog me confesso. Reconhecer que se padece desta alteração de comportamento é o primeiro passo para me curar e voltar ao normal, por isso cá vai uma confissão pública.

Há mais de dois meses, antes de iniciar o meu estágio curricular senti-me mal. Tonto e com o coração a bater muito depressa. Confesso que não liguei muito aos sintomas e quando fui estagiar para o DN estava nas nuvens.

Fui muito bém recebido e pensei que aquela anisiedade passasse, ainda mais pensei assim a partir do momento em que passei a ter trabalho no jornal escrevendo uma boa média de artigos por semana.

Mas um dia voltei a sentir-me mal, e desse dia até hoje sofro de stress.

Sinto o peito muito apertado e às vezes ( felizmente há quase um mês que não provo este sintoma) o cração batia-me muito depressa. Mais raro é sentir as pernas trémulas e enjoos mas também acontece.

Sei que não é uma doença "física" pois já fiz exames e nada acusaram. Os meus sintomas coincidem com os do stress. Tudo o que sinto bate certo com o stress.

Uma das soluções para o stress é fazer um diário de stress, registar os sintomas e as melhorias e os factores que influênciam ou causam ambos: os sintomas e as melhorias.

Não tenho nada mas sinto que tenho algo e só quero distrar-me disto e quero muito que passe.

Quero voltar a ser o Francisco que sempre fui: descontraído e feliz.


A música das letras - Filipe Araújo

12 comments


A parte cruel do amor

..hoje foi mais um dia cruel...mais um dia em que a minha cabeça "teima" em te esquecer travando um duelo de titãs com o coraçao que se "esmaga" a si proprio na latencia da tua memoria..coraçao que se queima por dentro e deixa feridas abertas sem aparente cura..tudo isto porque tu es uma pesada caixa de perguntas,para as quais nao encontro respostas que saceiem..porque na ausencia das tuas justificaçoes ficou uma lamina a cortar-m o coraçao aos poucos,ate n sobrar nada dele..ms de ti tudo!!

...nao sei quantas voltas vai dar o relogio,ou quantos dias vou ter que "riscar" no calendario ate tu deixares de ser a "minha cabeça baixa"..ate deixares de ser o "peso" nos meus olhos colados nos chaos sem força para ver o horizonte..para ver o futuro que esta por detras do nevoeiro que me ofusca os olhos..olhos secos incapazes de chorar na urgencia de aliviar a minha pesada carga..sim choraria um mar...porque deixei de existir,deixei de ser eu!!tu levas-te a minha identidade que morava no meu peito..tu trocas-te a minha capacidade de ser verdadeiro quando sorria,por um misero disfarçe d palhaço fingido com um sorriso que corroi por dentro..porque tudo o que tu me deste;foi o que eu nunca precisei,e tudo o que eu precisei,e tudo o que nunca tu tiveste...por isso..e por tudo e por o nada que e..nao me vou "render" novamente a iminencia de perder o bem mais precioso que um ser humano tem...o coraçao!

Filipe Araújo, cantor, guitarrista, pianista e faz o favor de ser meu amigo