Declaração de independência de um buraco no peito

1 comment
1- Se os amantes soubessem o fim das suas histórias não escreviam cartas de amor

2-Tu és uma gaveta, é s a gaveta no quarto onde te guardo.
Eu sou o arrependimento, a mágoa, a garganta com espinhos, tu és uma gaveta.
Eu sou mil presentes, mil e uma memórias de boas acções. Tu és uma gaveta.
Tudo o que me deste cabe numa gaveta e não me deixou esquecer.
Tudo o que te dei assalta-te os sentidos e ainda assim não te lembras.O amor dura enquanto a memória arde.


3-Escrevo sozinho abandonado pela fé na humana raça mas, se perguntarem se estou sozinho direi não.Estou acompanhado. Tenho demónios interiores e lembranças exteriores.Demonios que, com foices me picam para chorar ou escrever e lembranças que beijam o sorriso até o matarem.Já fui feliz.Essa certeza eleva-me acima de muitos mortais.


4-Não voltarei a honrar-te comigo. Partiste e a estação e cais que em mim haviam para ti partiram contigo.Se um dia voltares não poderei mais receber-te.

5-Depois de ti passaram por mim muitos relógios, uns de corda que me enforcaram outros de pulso onde senti te-lo para sobreviver.

6-Escreveste uma peça e montaste um teatro. Se tu acreditavas, como podia eu desconfiar da farsa?Agoar que deixaste o pano cair em mim lembrei-me de ser mau actor e voltar a ser humano.

7-Agora chegas tu, nova quimera, e farás cada minuto ancorado em ti valer o resto do tempo em tempestades.


8-Adeus, sarei da ferida de nenhum dos teus amo-te ser dobrado a verdade, adeus.
No comment yet


Este post é para todos os que sairam de casa para ir para a universidade. Aqueles que choraram e a quem o futuro que riu limpou as lágrimas. Aqueles que se ergueram para cavalgar uma nuvem a quem os sábios chamam determinação. Aqueles a quem faltou a casa mas mantiveram neles o lar. Estudantes deslocados onde hoje se localiza o sucesso de olhar para trás e ver o rasto da verdade.



Entre por essa porta agora
E diga que me adora
Você tem meia hora
Pra mudar a minha vida
VemVambora
Que o que você demora
É o tempo que leva
Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda têm você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Dentro da noite Veloz
Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda têm você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Na cinza das horas

Adriana Calcanhoto 1998

CL

No comment yet


The return of the special one

Morinho, o melhor treinador do mundo regressa ao Porto para discutir com o FCP a passagem aos quartos de final da CL. Com todo o respeito duvido que o FCP não fique pelo caminho.

O FCP tem o meu respeito e pode bater o pé aos melhores porque ele próprio é um grande mas, equipa que tem Mourinho perde pouco, muito pouco.

O Chelsea foi melhor nos dois primeiros anos da era Mourinho com o seu temível 4-3-3 , agora com Ballack e Sheva é mais fria mas também não s esabe quando um destes génios desperta.

Se tudo correr com naturalidade o Chelsea passa, mas quem sabe?
1 comment


O Há Normal- Reflexão

O meu amado blogue nasceu em Maio deste ano pelas mãos de um grande amigo, João Dias que aqui já referi mil vezes, O João ofereceu-me o blogue e eu recebi-o com carinho, antes já tinha sido co-autor de blogues mas com preguiça fui deixando-os a meio. Este é diferente.

Desde que me tornei colaborador do DN que levo a escrita do Há Normal mais a sério e julgo que no último mês o meu blog deu um salto qualitativo, não é que seja agora fabuloso ou muito bom mas agora é melhor do que já foi. Volta e meia faço um post que fz sentido e está bem escrito ( ok a maior parte dos posts são maus lol).

O número de leitores também tem aumentado e agradeço a bondade a todos. Sei que o João tem papel nisso ao falar bem de mim e agradeço também a ele, grande homem dos blogues em Portugal, bom poeta, bom estudioso das religiões não comerciais, bom namorado e bom filho.

O meu sucesso no blogue será sempre do João, o meu sucesso na vida também que são os bons amigos que nos fazem ser menos maus

Há normalidade num mundo ao contrário!
No comment yet

A mp3mania

De miúdos muito pequenos a adultos muito grandes cresce a mp3mania. O mp3 é um aparelho portátil que permite armazenar músicas e levá-las para todo o lado, nos modelos mais requintados ( e caros, muito caros) o aparelho mp3 permite ainda guardar e ver fotografias e filmes.

Tenho um mp3 e gosto muito dele, é um modelo barato que contém 256 músicas de cada vez ( os outros, os mais requintados levam mais de 3000) e não sou contra, gosto de relaxar com ele, é bom para correr ou milhares de situações.

Mas o mp3 isola e os miúdos hoje em dia já se fecham em casa, não precisam de estar isolados quando vão para a rua. Os mp3 para quem não os sabe usar com limites são uma perigosa fonte de isolamento.

Use-se a tecnologia para nossa utilidade e divertimento, mas não se substitua por nada o contacto humano.
No comment yet

Chapitô, Vodafone e Carris dizem que "O Natal é móvel"


O Chapitô conta com o apoio da Vodafone e com um autocarro da Carris para levar a cabo a iniciativa "O Natal é móvel" hoje dia 12 nas Galinheiras e amanhão dia 13 em Marvila.
"O Natal é movel" leva uma festa de cor e música a miúdos carenciados.

Hoje o autocarro da Carris chegou às Galinheiras às 10.00 e perante a euforia de miúdos e graúdos espalhou a sua magia. Primeiro os animadores do Chapitô dançaram e deram música dentro do autocarro, depois desceram e fizeram um desfile que proporcionou sorrisos e gargalhadas e, já dentro do Centro Paroquial da Charneca/Galinheiras levou a cabo actividades.

Lá dentro os putos felizes por momentos fizeram esculturas com balões, pintaram a cara, foram malabarista e assistiram a um divertido mini-concerto.

No fim a alegria e satisfação iam das caras dos infantes até à cara da figura de proa do Chapitô, Teresa Ricou.
No comment yet

Bullying- Comportamento violento nas escolas

O bullying consiste na violência exercida na escola pelos mais fortes e "populares" sobre os outros os fracos e "nerds".

Os maiores praticantes desta violência são os rapazes, gozam e humilham os outros rapazes e podem até chaegar a bater-lhes de modo a se afirmarem como melhores ou adquirirem estatuto dentro da hierarquia estundantil escolar.

As raparigas também praticam o bullying mas de modo mais subtil, rejeitando raparigas para o seu grupo ou espalhando boatos maldosos.

As vítimas podem ser de tres tipos: os que são simplesmente bodes expiatórios, os que são vítimas de bullying e se vingam noutros alunos fazendo o mesmo e os que gozam com os mais populares sem perceber que a consequência poderá serem vítimas de bullying.

Este é um fenómeno que pode levar ao absentismo escolar, com medo de sofrer violências os estudantes ficam em casa.

As vítimas sofrem de auto-estima, ansiedade e depressão, sentimentos que podem levar a sede de vingança. Vítimas de bullying são responsáveis por vários tiroteios como os que se assistem volta e meia em escola principalmente americanas.

Allan Beane, especialista norte-americano em Educação esteve em Portugal e tentou convencer o Governo a criar uma campanha nacional contra o bullying.
No comment yet

Cinema- Por água abaixo

Dos criadores de Shrek vem mais um filme de animação para o Natal. Bonecos bem feitos, história prevísivel mas com boas piadas e um bocado bem passado.
Ver as maravilhas do cinema de animação e ouvir boas piadas? Para mim serve!
No comment yet

" Nenhuma folha mexe neste país se não for eu a mexê-la; que isso fique bem claro"

Pinochet, 1981
1 comment
Pinochet-Morte antes do julgamento

Morreu ontem às 17.15 de Lisboa Augusto Pinochet antigo ditador chileno vítima de enfarte do miocárdio e edema particular. Pinochet terá um funeral com honras militares, Isabel Allende, filha de Salvador Allende presidente afastado por Pinochet em 1973, afirmou ao DN que "Não há absolutamente nenhuma razão para que ele mereça exéquias de Estado".

Pinochet tornou-se ditador do Chile ( país sul-americano que faz fronteira com o Peru, Bolívia e Argentina) a 11 de Setembro de 1973 quando derrubou Salvador Allende eleito pelo povo em 1970. Pinochet era chefe do exército chileno e pouco antes do golpe de estado Allende disse dele que dava provas de lealdade.

Apesar de alguns chilenos terem corrido ontem a chorar publicamente o ex-ditador o sentimento maior no Chile é de alegria. Muitos dos chilenos de hoje foram vítimas de tortura ou pelo menos têm familiares que sofreram na pele torturas horriveis que não me atrevo a narrar aqui. Pinochet deixou marcas e feridas muito fundas no Chile e, só o seu condenamento poderia minimizar a dor dos que sofreram. Pinochet escapou ao julgamento.

Foram apresentadas 300 quixas contra Pinochet. Para ter uma noção das crueldades do ditador peço ao leitor ( para que este post não seja maçador e comprido) que procure na net referência ao Caso Prats, Caso Riggs, operação Condor ou Operação Colombo.

A arte foi como é normal em ditaduras abafada. Mas grandes nomes da artes mundiais nasceram no Chile e nomes como Luís Sepúlveda ou Isabel Allende não calam a revolta na sua obra. A Casa dos Espíritos de Isabel Allende é um desses livros com a especificidade de ter sido adaptado ao cinema num filme protagonizado por nomes como Jeremy Irons ou António Banderas.

Poderá este homem descansar em paz?