FP no JL

No comment yet

O Jornal de Letras na sua última edição inclina-se sobre Fernando Pessoa. Pessoamaníacos como eu toca a ler.

O arquipélago da insónia

1 comment

Incluí-me no mundo literário civilizado e comprei ontem o meu primeiro livro do António Lobo Antunes.

6-2

1 comment

A selecção de Portugal deslocou-se a Gama, para se deixar humilhar, frente ao Brasil. Começou mal com Eugénia Melo e Catro a interpretar o seu hino de Portugal. Continuou mal com a Carlos Queiróz a insistir nas suas ideias. Que defrontámios uma das melhores selecções do mundo não há dúvidas e nem tão pouco pode haver vergonha em se perder com o Brasil mas, como ontem jogámos é que é inadmissível.

Sei que não ganhámos nada e o melhor que temos na história é um segundo lugar no Campeonato da Europa em casa e perdido para a Grécia mas, quando os nosso jogadores actuam e são estrelas dos melhores campeonatos e equipas do mundo temos o direito de pedir que se dediquem um pouco à selecção e dignifiquem as suas cores.

Queiróz não serve como treinador. É um homem inteligente mas bom para a teoria, muito bom. Na prática, para o banco não serve. Falhou em todos os projectos. Não gostava de Scolari mas Queiróz é pior e não tem resultados que o cubram como Scolari conseguiu ter alguns.

O Brasil, mesmo sem Ronaldinho fez o que quis de Portugal. 6-2 foi o resultado final de uma partida cuja a história se faz com golos.

Luís Fabiano, o fabuloso, marcou três. Elano, Adriano e Maicon fizeram os outros, todos com grande ajuda de Paulo Ferreira, Bruno Alves e Pepe. Danny e Simão atenuaram uma exibição da qual nos podemos envergonhar e, que é o pior resultado de Portugal em 25 anos.
No comment yet

What do you think has become of the young and the old men?
And what do you think has become of the women and children?
They are alive and well somewhere,
The smallest sprout shows there is really no death.



Episódio The Plan da Série 5 de Sete Palmos de Terra. Excerto do poema Song of Myself de Walt Whitman declamado no funeral da personagem Nate.
Francisco Reis

Cinema - A dupla face da lei

1 comment

Ter Al Pacino e De Niro não saber o que fazer com eles é a triste conclusão deste filme a quem os portugueses nem um nome de jeito souberam dar.

Cinema - Blindness

No comment yet

Uma maneira ilustrada de se perceber como a ganância e o egoísmo são características definidoras do ser humano.

Cinema - Quantum of Solace

2 comments

Craig regressa aos ecrãs decidido a continuar Casino Royal. Muita acção, um filme e uma representação mais física. Cenas que querem cortar com o mito, como aquela em que Bond diz não se importar como raio é preparada a sua bebida (normalmente sacudida, não misturada). Cenas que continuam o mito como a morte do vilão ou a sedução da Bond Girl. Menos bom que o anterior. Melhor que todos os Bond sem contar com os verdadeiros filmes da saga: os de Sean Connory.

Barça 2008

No comment yet

Que belo futebol joga este Barcelona de Guardiola! Aprendeu bem nos seus tempos de Dream Team o médio que, sendo, muito bom como jogador, arrisca-se a ser ainda melhor jogador. Pode dizer-se que tem um plantel de estrelas. Tem, mas muitos antes também as tiveram e não as souberam por a jogar. Guardiola disciplina. Há dias os jogadores atrasaram-se cinco minutos para o treino e pagaram 500 euros cada de multa. Guardiola conversa com os jogadores. Guardiola conhece e ama o clube. Pep arrisca. Joga futebol bonito e de ataque.

Varia o 4-3-3 com um arriscado 3-4-3 ou mesmo um 3-3-4. Normalmente quatro homens seguram a defesa. À direita Alves é o melhor do mundo, à esquerda Sylvinho faz bem o papel, no centro há Puyol e mais um. Pep gosta de Piqué mas tem também Milito e Marquez.

No meio campo jogam três. Xavi e Iniesta são dois génios discretos, os pulmões. A força vem normalmente de Yaya Touré mas ainda há Keita e Busquets prontos a brilhar.

No ataque um ataque demolidor. Henry tem a confiança do treinador mas já não tem a velocidade de outros dias. Eto o está a fazer a sua melhor época de sempre e, Messi, esse, é a mais brilhante estrela. No banco ainda há Hleb, Pedrito ou Bojan.

Imprensa desportiva espanhola

No comment yet

Na minha estadia em Barcelona quis manter-me actualizado. Não encontrei jornais portugueses. Ainda me virei para a Time com o perfil do novo Presidente Obama mas, o gosto pelo desporto fez-me dar uma volta pelo mundo dos jornais espanhois da especialidade.

Constatei sem espanto pelo facto mas pelo exagero que não há jornais desportivos: há jornais de clubes. O Sport e o Mundo Sportivo são do Barça. Têm as dez primeiras páginas recheadas de reportagens e entrevistas que mostram (e exageram) a grandeza do clube. Há depois algumas páginas a achincalhar o Real Madrid, que tem todo o tipo de crises apesar de, estar em segundo lugar.

A Marca e o As são do Real e fazem o inverso. É certo que em Portugal há três desportivos e simpatias para cada um em relação aos três grandes mas o que li em Espanha não é jornalismo mas sim propaganda.

La Boqueria

1 comment



Um maravilhoso mercado cheio de cor com bancas muito coloridas e bem arrumadas. Muitas com fruta, algumas com chocolate, outras com enchidos.

Las Ramblas

No comment yet

É uma grande avenida cheia de cor, animação e vida.

Casa Millá

No comment yet

Gaudi, artista genial trabalhou para a burguesia? Quero lá saber. Fabulosa esta casa também conhecida como La Pedrera.

Sagrada Familia

No comment yet

O génio Gaudi gastou os últimos anos da vida e as suas energias a começar esta grandiosa catedral. O ex-libris da cidade deixa-nos de boca aberta mas, ve-se bem de longe.

Camp Nou

No comment yet

É um dos maiores estádios do mundo. Leva 98 mil pessoas. Tem 50 anos mal conservados mas, tem uma classe muito própria e o seu relvado sempre foi pisado pelos melhores jogadores do mundo.

What´s new?

No comment yet
Para vocês os três que repararam não escrevo neste meu espaço há coisa de duas semanas. Não é que vocês tenham saudades de me ler mas eu tenho saudades de escrever. Saborei no último par de semanas de um belo período de férias. Algumas coisas mudaram na minha ausência da blogosfera.
1. O mundo mudou. Barack Hussein Obama tornou-se presidente dos EUA. A parte de ser preto é gira mas a esperança que o mundo e eu como parte dele deposito dele vem da sua postura democrata e inteligente. Acredito hoje que Obama pode melhorar o mundo liderando os EUA que, com os seus muitos defeitos, continuam a ser uma referência económica e sociológica.
2. Pessoalmente conheci a cidade de Barcelona. Passei na Catalunha cinco refrescantes dias onde me apaixonei pelo Palau Nacional, pela vida de Las Ramblas, assiti ao vivo no Camp Nou a um jogo do Barcelona e andei km a pé descobrindo bonitas zonas, museus ou simplesmente lojas.
3. Tornei-me uma pessoa normal e comecei a gostar da série 24. Faltam-me ver 5 séries mas estou no caminho da civilização.
4. Continuo a achar que o meu contador de visitas está viciado mas, na minha ausência, alcancei e ultrapassei os 100.000 visitantes deste modesto espaço. Obrigado.
Francisco Reis