Amor - Um dia

2 comments
Acordamos. O teu acordar faz-me acordar. Sinto o sol a quebrar-me o descanso. Tantos meses depois quando acordas trazes um sol abrasador que me ilumina. Não ligo ao que sai da tua boca. Deitou-me e deleito-me com o espectáculo magistral de te ver acordar e, contigo acorda o mundo.

Gosto de te ler os pensamentos. Ser teu servo. Acho que, assim talvez, possa retribuir o teu amor como se ainda não pudesse acreditar no que sentes e, ter a necessidade de te pagar. Ser teu servo. Levar-te à cama aquela sandes, com aquele pão. Dentro aquele queijo. Sei que não és esquisita e que comerias qualquer coisa mas, sei, também que, seria aquele pequeno-almoço que escolherias e, não te quereria dar outro. Quero o melhor para o meu amor e isso reflecte-se no queijo fresco.

Vamos trabalhar. Estás no fundo do corredor. Estás sempre a mil. Mas o meu coração sossega. Estás à distância ideal. Preciso de ti e largas tudo.

Saímos. Às vezes vais ver filmes que só eu quero. Às vezes só apetece casa. A casa não é de nenhum de nós. Mais tua. Já nos serviu para ver que funcionamos. Cozinho. Compro na merceeira os ingredientes para um bom jantar. Invento. Um dia fica bom, noutro fica mau. Comes sempre com uma expressão satisfeita. Agradecida. Não sabes que eu é que agradeço ter quem me coma o carinho, quem me saboreie o esforço, quem me ame o sabor.

Na cama, embrulhamo-nos a ver filmes. Nunca os vemos. Adormecemos. Às vezes apetece-nos o corpo. Às vezes a mão. Umas o abraço. Outras a distância. Mas sabemos que temos sempre a escolha de acordar um com o outros. Mais dificil do que conviver ou fazer qualquer outra coisa é dormir. Eu ainda, e, palpita-me, que sempre, tiro maior prazer de dormir contigo. Acordo e dás-me sempre bom tempo.

Amo-te Joana.

Flores

No comment yet

Flores. O avô faria ontem 77 anos. E foram flores novas que lhe dei. Flores. Que ríssivel se lhas tivesse dado em vida. Flores para uma campa. Vida para uma terra de mortos onde sobrevive a memória.

César

No comment yet

Para manter quente a minha paixão pela Roma Antiga gastei 30 euros (preço FNAC) em César - A vida de um colosso de Adrian Goldsworthy. Sinples e muito bem escrito sem deixar de ser muito rigoroso, eis um livro que, de facto acrescenta algo sobre o "homem mais famoso de Roma".

Adriano

2 comments

Adriano deve deixar o Inter e rumar ao Brasil. É jovem, muito bom tecnicamente e forte fisicamente. Tem tudo para ser um dos melhores avançados do mundo. Joga num grande clube com um grande treinador mas, não tem cabeça. Ingere substaências que lhe alteram a condição física e tem tendência a engordar. Perde-se um enorme jogador.

Arshavin é assim tão bom?

No comment yet

Arshavin é um grande jogador. Será? É tido há dois ou três anos como um espectacular jogador cobiçado por Tottenham, Arsenal, Real Madrid ou Barcelona mas, continua no Zenit que, tendo vencido a passada Taça UEFA não é um gigante. Em todas as aberturas de mercado lá aparece Arshavin a oferecer-se. Entretanto quem brilha no Zenit é Danny, Denisov, Sirl ou Pogrenyak...

A escolha

No comment yet

O Real Madrid contratou dois jogadores para vencer a Liga dos Campeões, numa altura em que, a Liga doméstica parece ser já posse do Barça. Mas, apesar das dezenas de anos de experiência nas competições europeias um dos maiores clubes do mundo contratou dois jogadores que já jogaram a Taça UEFA este ano e, os regulamentos dizem que, só um deles pode actuar.

O milionário Real não terá, que, nos seus quadros saiba ler as regras da UEFA?

Chegaram Lassana Diarra (agora chama-se Lass porque não quis ser Diarra II) para subsbituir Mahamadou Diarra, lesionado e, Klaus-Jans Huntelaar, para trazer golos ao ataque. Agora o Real tem que escolher um deles para o ataque à Champions...

O Real procura ainda um extremo-direito sendo que já se preparava (ao que se diz) para cometer novo erro optando por Di Maria que já jogou a Taça UEFA.

Money

No comment yet

Dinheiro no futebol não é tudo. Os milhões que correm na Premier League ajudam a fazer do campeonato inglês o melhor do mundo. Mas, há clubes que por muitos milhões que tenham não conseguem encontrar forma de vencer. Na primeira liga do meu pensamento estão quatro equipas: Manchester City, Newcastle United, Porthsmouth e Tottenham.

O City joga num bonito e moderno estádio e graças à fortuna de Khaldoon Al Mubarak conseguiu resgastar Robinho ao Real Madrid e, ainda ter no plantel jovens promessas como Micah Richards, Jô, Wright-Phillips ou Bojinov. O megalómano dono do City tem na sua cabeça uma lista de compras que inclui Casillas, Fabragas, Xavi, Ronaldo ou Villa mas, não sendo o dinheiro tudo, estes jogadores só saem dos seus clubes para clubes grandes como Barcelona ou Inter.

Ao City falta equilibrio e está num modesto 15º lugar. Talvez se explique que, no plantel existem 9 avançados quando só jogam dois a titulares e, que para a baliza só há dois homens, um com 21 e outro com 22 anos.

Muito se investiu no Porthsmouth para que a equipa do nordeste tenha jogadores de primeira como Crouch, Defoe,Kranjcar, Sol Campbell ou Kanu. Por lá passaram Muntari que saiu para o Inter e, Lass Diarra que chegou na semana passada ao Real Madrid. Não obstante a equipa está em 12º.

Um lugar abaixo está o Newcastle. Com uma frente de ataque onde jogam Oba Oba Martins, Owen, Duff, Viduka ou Smith os magpies estão a fazer uma rídicula campanha.

Ainda pior estão os Spurs. O Tottenham investiu milhões na fase Juande Ramos para levar para Londres Gomes, Hutton,Woodgate,Gilberto,Bentley, Modric ou Pavlyunchenko. A equipa está em 16º lugar.

Não bastam as colossais fortunas dos caprichosos homens que compram os clubes, é preciso quem saiba gerir os milhões e, quem perceba os equilibrios necessários para constituir um plantel e fazer uma equipa. Neste quadro apenas Abramovich se safou. Porque tinha Mourinho.

Figuras internacionais do ano

No comment yet

1- Barack Obama

2- Michael Phelps/Usain Bolt

3- Bush

4- Aquele jornalista que atirou o sapato a Bush

5- Gordon Brown




O primeiro negro na Casa Branca é esperto, bonito e tem classe. Mas o que faz dele um fenómeno é o facto de, nele, se vislumbrar a esperança e a fé que, se deve ter no homem mais poderoso do mundo.

Phelps bateu todos os recordes olímpicos e ganhou todas as medalhas que se propôs a ganhar. Bolt é um raio. Dois fenómenos que aterraram em Pequim e levaram muito ouro para casa.

No ano em que se estreou W de Oliver Stone, Bush manteve consistente na sua épica postura de pateta. Bush é o maior terrorista das últimas décadas. Só o tempo dirá o mal que fez ao mundo ocidental.

Um jornalista iraquiano atirou a Bush os seus dois sapatos em jeito de despedida. Obrigado.

Flash Gordon resolveu a provável derrocada do Nothern Rock e a sua postura mostra que at last há políticos com quem podemos contar.

Figuras nacionais do ano

No comment yet

1- Maria de Lurdes Rodrigues/Mário Nogueira

2-Nélson Évora

3- José Sócrates

4- Cristiano Ronaldo

5- Manoel de Oliveira


Ano marcado pela disputa entre a Ministra da Educação e a sua postura extrema e os professores. Diz tudo termos uma ministra que não faz questão de se dar bem com os professores.

Mário Nogueira ganhou protagonismo com a luta. Diz-se dele que, quer a presidência da CGTP mas, o líder da FENPROF uniu uma classe como há muito não se via. A manifestação em Novembro mostrou a força dos professores.

Nélson Évora não prometeu mas cumpriu. Veio da China com uma medalha de ouro olímpico.

Sócrates continua a ser figura de destaque. Desde o incidente de fumar no avião até às relações comerciais com a Venezuela, muito se falou de Sócrates mas, ideias como o Magalhães também são de louvar.

Para termos alguma alegria olhamos para Ronaldo. Menino pobre feito no melhor jogador do mundo. Pelo Manchester venceu tudo. A nível individual espera que, em Janeiro a FIFA o transforme no melhor do mundo, a France Football e a Eurosport já o fizeram. Foi ainda o melhor marcador da Europa sem sequer jogar a ponta-de-lança.

Mnaoel de Oliveira fez cem anos. A filmar. Não sou fan mas é obra.