Money

No comment yet

Dinheiro no futebol não é tudo. Os milhões que correm na Premier League ajudam a fazer do campeonato inglês o melhor do mundo. Mas, há clubes que por muitos milhões que tenham não conseguem encontrar forma de vencer. Na primeira liga do meu pensamento estão quatro equipas: Manchester City, Newcastle United, Porthsmouth e Tottenham.

O City joga num bonito e moderno estádio e graças à fortuna de Khaldoon Al Mubarak conseguiu resgastar Robinho ao Real Madrid e, ainda ter no plantel jovens promessas como Micah Richards, Jô, Wright-Phillips ou Bojinov. O megalómano dono do City tem na sua cabeça uma lista de compras que inclui Casillas, Fabragas, Xavi, Ronaldo ou Villa mas, não sendo o dinheiro tudo, estes jogadores só saem dos seus clubes para clubes grandes como Barcelona ou Inter.

Ao City falta equilibrio e está num modesto 15º lugar. Talvez se explique que, no plantel existem 9 avançados quando só jogam dois a titulares e, que para a baliza só há dois homens, um com 21 e outro com 22 anos.

Muito se investiu no Porthsmouth para que a equipa do nordeste tenha jogadores de primeira como Crouch, Defoe,Kranjcar, Sol Campbell ou Kanu. Por lá passaram Muntari que saiu para o Inter e, Lass Diarra que chegou na semana passada ao Real Madrid. Não obstante a equipa está em 12º.

Um lugar abaixo está o Newcastle. Com uma frente de ataque onde jogam Oba Oba Martins, Owen, Duff, Viduka ou Smith os magpies estão a fazer uma rídicula campanha.

Ainda pior estão os Spurs. O Tottenham investiu milhões na fase Juande Ramos para levar para Londres Gomes, Hutton,Woodgate,Gilberto,Bentley, Modric ou Pavlyunchenko. A equipa está em 16º lugar.

Não bastam as colossais fortunas dos caprichosos homens que compram os clubes, é preciso quem saiba gerir os milhões e, quem perceba os equilibrios necessários para constituir um plantel e fazer uma equipa. Neste quadro apenas Abramovich se safou. Porque tinha Mourinho.