Os grandes portugueses

1 comment
A estupidez do povo

"Que uma grande parte dos portugueses ache que Salazar e Cunhal são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa"

Miguel Sousa Tavares, Expresso, 19-01-07

Alguém se lembrou de trazer de Inglaterra a ideia de um concurso. O povo votar na figura de maior destaque na história de Portugal. Quem é o grande português.

E sendo nós como somos um país atrasado e com pouca aptência para a leitura e possuirmos cultura quem podia esperar que o resultado fosse diferente do que foi? E o que foi? Uma mostra da estupidez do povo português!

Entre a lista dos cem grandes portugueses encontram-se um actor dos Morangos com Açucar e um futebolista da moda: Ronaldo. Um entrou numa novela estupidificadora mas com legitimidade para ter fans mas senhores não é um grande português e Ronlado pode ser um dos cem grandes portugueses mas no futebol e não para já.

Nos últimos dez escolhidos fico de boca aberta a ver o nome de Salazar. Salazar era um génio dos números ao que consta mas era um ditador que atrasou Portugal 50 anos em relação ao resto da Europa! A votação só fez com que os pequenos portugueses se vissem ao espelho e vissem a sua própria ignorância.

Mas entre os dez mais da grandeza tuga ( que parâmetros usar para escolher? ) estão nomes válidos. Exemplo maior é o do quase desconhecido Aristides de Sousa Mendes que morreu na miséria depois de ter salvado a vida a milhares de judeus durante a II GM, Aristides sim é um grande português.

O povo que temos e do qual eu faço parte tem grandes qualidades mas por favor combate-se a estupidez para não termos dez milhões de pequeninos portugueses.

TV

No comment yet

Tv de culto, o culto da Tv

Quatro séries tornaram-se objecto de culto nos últimos tempos, já o eram nos EUA e chegando a Portugal manteve-se a loucura. Olhemos:

Prison Break-Aclamada por muitos como uma das melhores séries de sempre. Retrata a vida de um homem que depois de ver o seu irmão preso, comete um crime, vai para a mesma prisão e tem já na mente o projecto de se evadir com o irmão. Boas histórias numa série de nível superior.

A anatomia de Grey-Uma espécie de Serviço de Urgência versão jovens adultos. Boas interpretações e histórias que apelam ao coração. Um grupo de estagiários a tentarem impor-se na medicina. Venceu o Globo de Ouro 2007 para melhor série dramática.

Dr House- House é um médico drogado, coxo e desbocado mas é um génio. Fabulosa série que destas quatro confesso ser a da minha preferência.

My name is Earl- Uma história simples: um falhado e arruaceiro decide após sofrer um acidente fazer uma lista de tudo o que pode mudar para melhor na sua vida. White trash versão gargalhada.

Cinema-Scoop

1 comment


Woody Allen sabe envelhecer e ama Londres e Scarlett

Woody Allen regressa a Londres depois de Match Point para assinar mais uma obra-prima voltando no seu 36º filme ao registo da comédia que o fez um mito.

Num filme sobre quão imprevísivel pode a vida ser a trama olha para duas personagens muito interessantes: Woody a fazer de ilusionista fora do seu tempo com truques que roubam sorrisos mas não causam espanto, a outra personagem é a de Scarlett que faz de uma jovem jornalista em busca de um scoop ( um furo jornalístico).

E em Scarlett vê-se um fenômeno muito interessante: é a sua personagem que tem os tiques e neuroses múltiplas que normalmente se distinguem em Woody Allen. Sim é verdade que já tinha havido essa transferência para outras personagens mas neste Scoop é a 1ª vez que essa personagem-tipo é representada por uma mulher.

Interessante a cena em que A conhece B. Woody faz uma declaração de amor ao público inglês ( Woody é mais apreciado na Europa que nos seus USA) e uma declaração de amor a Scarlett, sua nova musa que tanto parece amar carnalmente como a uma filha.

Woody realizou em Nova Iorque grande parte dos filmes da sua carreira e agora em pouco mais que um ano faz um segundo em Londres, metáfora? Woody está mais velho e mostra uma grande cidade mas mais velha e mais calma. Woody até mostra o que pensa da morte.

Genial cenas no barco do Rio Hades. A morte a guiar os recém clientes para parte incerta e a Morte não responde a nenhuma pergunta.

Considerado um filme menor pela crítica eu acho-o tão bom como sempre será um Woody Allen: cómico, trágico, metáfórico, carta de amor a , mais inteligente que qualquer um de nós e meu Deus um filme com Scarlett poderá ser um filme menor?

A ver. A adorar. Mas atenção Woody não é para todos: o Mundo divide-se naqueles que amam Woody Allen e aqueles que o odeiam. Eu amo. Scoop.

Poema

No comment yet

Entre os teus lábios
é que a loucura acode,
desce à garganta,
invade a água.

No teu peito
é que o pólen do fogo
se junta à nascente,
alastra na sombra.

Nos teus flancos
é que a fonte começa
a ser rio de abelhas,
rumor de tigre.

Da cintura aos joelhos
é que a areia queima,
o sol é secreto,cego o silêncio.

Deita-te comigo.
Ilumina meus vidros.
Entre lábios e lábios
toda a música é minha.

Eugénio de Andrade

Dan Brown

2 comments

Apologia dos livros divertidos

Adoro ler um bom livro, leio de tudo do mais erudito Platão ao mais moderno José Luís Peixoto, passando por outros autores de renome como Umberto Eco ou Eça de Queiroz.

Estas sõa das minhas leituras favoritas. E são consideradas correctas pela maioria dos intelectuais que desprezam a literatura dita "light" que tem nomes como Dan Brown.

Dan Brown começou a ser notado no mundo quando o seu livro "Código Da Vinci" bateu recordes de vendas e fez com que todo o mundo se viciasse nas aventuras de Robert Langdon. Do "Código" não venho aqui falar, para isso existem milhares de sites na "net" e alguns livros.

Venho fazer a apologia dos livros divertidos. E os livros de Dan Brown são sem dúvida divertidos: Brown tem a mestria de incluir interessantes dados de história e ciência em tramas que sabem prender o leitor.

E depois de um dia de trabalho sabe bem ler um livro digamos mais leve e sem dúvida divertido.

Ler Dan Brown é mau para quem queira ter uma cultura literária mínima mas ler também Dan Brown é bom e não deve ser criticável.

PS: Julgo que Anjos e Demónios é melhor do que o Código Da Vinci e que A Conspiração e A Fortaleza Digital são os mais fracos dos livros do americano.

Cinema

No comment yet

Ir ao Museu à noite è divertido

À noite no Museu é daqueles filmes que se tende a generalizar como sendo "parvo" ou "light". Corresponde, mas há mal nisso?

Um homem sem sorte nem estabilidade financeira aceita aquele que parece ser um emprego chato: ser o guarda nocturno do Museu de História Natural de Nova Iorque. Mas no primeiro dia perecebe que à noite todos os animais e figuras históricas ganham vida à noite. Assim vemos leões e mamutes a correr museu fora, Cristovão Colombo a falar italiano de um lado para o outro ou romanos em miniaturas a guerrear com cowboys.

É um filme de pipoca? Sim, mas é divertido de ver e depois de um dia duro sabe muito bem.

Conta no elenco com Ben Stiller, Robbin Williams e Carla Gugino entre outros. A ver.

Curiosidades Há Normal

No comment yet

-O romancista francês Victor Hugo pedia ao seu empregado para lhe esconder a roupa, assim não podia sair e era obrigado a ficar em casa a escrever

-O alemão Goethe só escrevia de pé. Para criar as suas músicas Beethoven despejava água gelada na cabeça para estimular o cérebro.

-Em 1343, a rainha Joana I, de Nápoles, casou-se com um príncipe que tinha um nariz enorme, pensando que o pénis do noivo seria também enorme. Afinal mandou-o estrangular....

-Jonh Montague , conde de Sandwich era viciado em jogo, de tal foram que não deixava a mesa de jogo. Para se alimentar pedia aos seus empregados para levarem à mesa fatias de pão com preunto no meio. Essas fatias foram baptizadas até hoje de sanduíches ou sandes.

64ª Edição dos Globos de Ouro

No comment yet



Associação da Imprensa Estrangeira de Holl ywood elege Globos de Ouro

Foram ontem anunciados os venvedores dos globos de Ouro, versão 2007. Sabe-se que os Globos costumam ser um preview dos Óscares e é muito provável que a maioria dos galardoados seja "oscarizada".

Lista completa dos vencedores:

Cinema:

Melhor realizador: Martin Scorsese ("The Departed").
Melhor filme dramático: "Babel".
Melhor actriz dramática: Helen Mirren ("The Queen").
Melhor actor dramático: Forest Whitaker ("The Last King of Scotland").
Melhor filme musical ou comédia: "Dreamgirls".
Melhor actriz em musical ou comédia: Meryl Streep ("The Devil Wears Prada" ).
Melhor actor em musical ou comédia: Sacha Baron Cohen ("Borat").
Melhor actriz secundária: Jennifer Hudson ("Dreamgirls").
Melhor actor secundário: Eddie Murphy ("Dreamgirls").
Melhor argumento: Peter Morgan ("The Queen").
Melhor filme em língua estrangeira: "Letters from Iwo Jima".
Melhor filme de animação: "Cars".
Melhor banda sonora original: Alexandre Desplat ("The Painted Veil").
Melhor canção original: "The Song of the Heart" ("Happy Feet").
Prémio carreira Cecil B. DeMille: Warren Beatty.

Televisão:


Melhor série dramática: "Anatomia de Grey" (ABC).
Melhor actriz dramática: Kyra Sedgwick ("The Closer").
Melhor actor dramático: Hugh Laurie ("Dr. House").
Melhor série musical ou comédia: "Ugly Betty" (ABC).
Melhor actriz em musical ou comédia: America Ferrera ("Ugly Betty").
Melhor actor em musical ou comédia: Alec Baldwin ("30 Rock").
Minisérie ou telefilme: "Elizabeth I" (HBO).
Melhor actriz numa minisérie ou telefilme: Helen Mirren ("Elizabeth I").
Melhor actor numa minisérie ou telefilme: Bill Nighy ("Gideon's Daughter") .
Melhor actriz secundária em série, minisérie ou telefilme: Emily Blunt ("G ideon's Daughter").
Melhor actor secundário em série, minisérie ou telefilme: Jeremy Irons ("E lizabeth I").

Guia Hanormal do Stress

1 comment

O stress

Nos dias de hoje e na sociedade competitiva em que vivemos nasceu uma doença moderna: o stress.

Proponho um resumo no qual falarei do stress: suas causas, como se manifesta e como se pode atenuar.

Este mini guia pode ser uma pequena ajuda para que anda stressado, mas sugiro mais a busca por mais informação.

Os posts sobre o stress foram baseados no livro "Compreender o stress" de Greg Wilkinson da Porto Editora.


Sem stress, leiam o Hanormal

Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Defesas contra o stress I

Autodomínio: Cada pessoa deve dominar o seu próprio corpo, mentalizar-se de que pode controlar o stress e não que o stress o controla


Relaxamento: existem várias técnicas de relaxamento que podem ajudar a contornar o stress, por exemplo:

1-encolha os dedos dos pés com forçae empurreos pés para baixo
2-pressione os calcanhares para baixo e dobre os pés para cima
3-contraia os músculos da barriga da perna
4-contraia os músculos da coxa, esticando os joelhos e contraindo as pernas
5-contrai as nádegas
6-contraia a barriga
7-dobre os cotovelos e contraia os braços
8-encolha os ombros e empurre a cabeça para trás
9-aperte os maxilares e feche os olhos com força
10-contraia todos os músculos
11-após 10 segundos, descontraia-se
12-feche os olhos
13-tente visulaizar um objecto com clareza
14-agora outro
15-dê a si próprio a ordem de que quando abror os olhos estará relaxado
16-Abra os olhos

Greg Wilkinson

Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Defesas contra o stress II

Alimentação: manter o peso ideal, não abusar dos fritos e dos doces

Sono: dormir cedo e muitas horas, 8 boas horas de sono

Exercício: praticar um desporto é essencial para se ser saudável, pratique apenas um desporto que lhe dê prazer quando está stressado e não abuse ( aumente o ritmo lentamente, para se tiver muito cansado....)

Greg Wilkinson

Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Ajude-se a si mesmo:

Reconheça pensamentos inúteis:

1-Conte os pensamentos inúteis que tem por dia e conte o tempo que gastou com eles, veja em que situações tem pensamentos inúteis e evite essas situações

Ajude-se a si mesmo:

1-Elabore o seu horário. Para cada actividade, atribua uma pontuação de 0 a 10 pelo prazer que lhe dá e pela mestria com que a executa.

2-Faça uma lista do que precisa fazer

3-Planifique o seu horário de forma a:

-fazer o que tem que ser feito
-fazer o que lhe dá mais prazer
-fazer o que sabe fazer bem

4-Concentre-se em objectivos que são passíveis de alcançar de uma vez ou em pequenos passos

5-Anote os problemas e todas as possiveis opções de mudança e depois experimente-as, começando pela mais fácil.

Greg Wilkinson

Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Reacções físicas ao stress (algumas)

-tensão muscular

-suores

-batimentos cardíacos acelarados ou irregulares

-alerta extremo

-fraqueza dos menbros

-dores de cabeça

-alterações de apetite

-dores de cabeça

-vontade frequente de urinar

-desconforto no peito

-prisão de ventre ou diarreia

"Talvez também tenha de de resistir à tendência de considerar que as reacções são a prova conclusiva de doença física grave, em vez de uma reacção ao stress"

Greg Wilkinson

Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Reacões emocionais ao stress:

-sentir-se sob pressão, tenso, em conflicto , frustrado ou agressivo

-andar assustado e irritado

-sentir-se mentalmente desgastado

-inquietude, maior incapacidade de concentração ou de completar tarefas rapidamente

-maior tendência para chorar

-tornar-se mais implicativo, tristonho ou desconfiado

-ser incapaz de de tomar decisões

-ter impulsos de fugir e esconder-se

-medo de desmaiar, de ter um colapso ou de morrer

-medo da vergonha social ou do fracasso

-incapacidade de sentir prazer ou alegria

Greg Wilkinson


Guia Hanormal do Stress

No comment yet

Pontos-chave do Stress

-O stress é causado por qualquer coisa que o torne tenso, irritado, frustrado ou infeliz

-O stress de uma pessoa pode ser o prazer de outra

-Um certo nível de stress é bom para nós

-Demasiado stress afecta a nossa saúde e o nosso bem-estar

-Há muitas razões para você ser optimista e acreditar que será capaz de superar o stress na sua vida

Greg Wilkinson