Os grandes portugueses

1 comment
A estupidez do povo

"Que uma grande parte dos portugueses ache que Salazar e Cunhal são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa"

Miguel Sousa Tavares, Expresso, 19-01-07

Alguém se lembrou de trazer de Inglaterra a ideia de um concurso. O povo votar na figura de maior destaque na história de Portugal. Quem é o grande português.

E sendo nós como somos um país atrasado e com pouca aptência para a leitura e possuirmos cultura quem podia esperar que o resultado fosse diferente do que foi? E o que foi? Uma mostra da estupidez do povo português!

Entre a lista dos cem grandes portugueses encontram-se um actor dos Morangos com Açucar e um futebolista da moda: Ronaldo. Um entrou numa novela estupidificadora mas com legitimidade para ter fans mas senhores não é um grande português e Ronlado pode ser um dos cem grandes portugueses mas no futebol e não para já.

Nos últimos dez escolhidos fico de boca aberta a ver o nome de Salazar. Salazar era um génio dos números ao que consta mas era um ditador que atrasou Portugal 50 anos em relação ao resto da Europa! A votação só fez com que os pequenos portugueses se vissem ao espelho e vissem a sua própria ignorância.

Mas entre os dez mais da grandeza tuga ( que parâmetros usar para escolher? ) estão nomes válidos. Exemplo maior é o do quase desconhecido Aristides de Sousa Mendes que morreu na miséria depois de ter salvado a vida a milhares de judeus durante a II GM, Aristides sim é um grande português.

O povo que temos e do qual eu faço parte tem grandes qualidades mas por favor combate-se a estupidez para não termos dez milhões de pequeninos portugueses.

1 comment

Anonymous 22 January, 2007 12:08

Discordo com alguma dessas coisas!Não podes dizer que o alvaro cunhal não pode estar no top 100 e k todo o povo portugues e ignorante.Em relaçao a critica de Salazar concordo plenamente