A febre amarela chegou ao cinema

1 comment

A família mais disfuncional da história dos desenhos animados chegou hoje aos cinemas portugueses e mundiais. Os Simpsons após 19 temporadas de sucesso constante chegam ao cinema naquele que é considerado como o acontecimento cinematografico dos últimos dezoito anos.

Os Simpsons para quem não conhece (se houver tal pessoa) é uma família amarela que é o mais politicamente incorrecta que pode existir e que mantem um humor quer simples e directo como subtil e inteligente. Da família fazem parte o pai Homer ; bebado, mau pai, mau marido e mau trabalhador mas com piada e o rei dos anti-heróis do imaginário mundial ; Marge, uma mãe-galinha, sensata e de cabelo azul ; Bart , uma das figuras mais carismáticas da TV apesar de não passar de um "puto" de dez anos traquinas e maldoso com requinte; Lisa, uma pequena génio que destoa da família uma vez que é culta e inteligente. Por fim há Maggie, a bebé que anda sempre de chupeta e nunca fala ao longo de 20 anos da série.

O filme é uma gigantesca paródia à actualidade, tal como sempre são os Simpsons, falando de terrorismo, ambiente e da estupidez humana. Apontar a estupidez humana é um dos méritos da série de Matt Groening (o pai criador desta festa de riso).

É um filme a não perder a devorar até o riso nos devorar.



PS: Fui um dos sortudos a ver a ante-estreia. D'Oh.

Cinema - À prova de morte

No comment yet

Tarantino voltou. E voltou em grande. À prova de morte é um filme com riscos no ecrã, com passagens de cena com ecrã preto e outras características que fazem deste filme um filme série B, série que Tarantino tanto adora.

O filme tem a particularidade visual muito própria de Tarantino e tem um argumento simples mas com os toques de génio louco do costume. A história conta-se rapidamente: um duplo(Kurt Russell como Stuntman Mike) mata mulheres com o seu carro (à prova de morte) até ao dia que encontra um grupo de mulheres que lhe faz frente.

O realizador vira-se para a temática da vingança feita por mulheres fortes e determinadas sobre um vilão tradicional. Esta temática já tinha sido abordada em Kill Bill.

Este é um grande filme. Não tem um género. Tem o género Tarantino e este é absolutamente genial.