A vida num sopro

No comment yet
Acabei no metro de ler as desventuras de Luís Afonso, protagonista de A vida num sopro, o último romance de José Rodrigues dos Santos. No ínicio da história temos um ingénuo Luís no Liceu de Bragança a estudar para melhor gerir as terras que os seus pais lhe deixaram. Eis se não quando Luís apaixona-se pelos olhos "cor de mel" de Amélia.
Uma típica mãe que quer que a filha casada apenas com a elite obriga a filha a casar-se em Penafiel com um oficial do exército. O desgosto nunca mais passou a Luís que, acabado o liceu, vai para Lisboa tirar o curso de Veterinária e onde se torna num pinga-amor.
O percurso de Luís até voltar a encontar a Amélia completa um enredo que tem como fundo os primeiros anos do salazarismo e os combates da guerra civil espanhola.
Um belo romance, de leitura fácil, que recupera a qualidade que JRS tinha mostrado em A Filha do capitão e que foi perdendo com A Fórmula de Deus e O Sétimo Selo.

DVD - Mandela, Meu Prisioneiro,Meu Amigo

1 comment

"África do Sul, 1968. Vinte e cinco milhões de negros vivem sobre o domínio de uma minoria de quatro milhões de brancos. Os negros não têm direito de voto, liberdade de movimento, não podem possuir terras ou habitação e não têm acesso à educação. James Gregory é branco e considera que os negros são uma raça inferior. Tendo crescido numa quinta em Transkei, aprendeu a falar Xhosa em criança. Isso torna-o o homem perfeito para ser o guarda prisional responsável por vigiar Nelson Mandela e os seus camaradas em Robben Island, pois não só fala a sua língua como pode ouvi-los e tornar-se um espião. Mas este plano volta-se contra quem o arquitectou. Ao privar com Mandela, Gregory começa a questionar o "apartheid" e torna-se progressivamente defensor de uma África do Sul livre e democrática. "


Descobri este Mandela, Meu Prisioneiro, Meu Amigo no fundo de uma caixa de promoções de um supermercado e gostei muito. Joseph Fiennes (O inimigo às portas) faz na perfeição de James Gregory num fabuloso desempenho. Ao seu lado Diane Kruger ( O Tesouro, Tróia, Feliz Natal) desafia a qualidade da respresentação de Fiennes fazendo de mulher do Guarda.

Dennis Heysbert (o presidente negro de 24) interpreta com magnetismo a personagem de Mandela com um carácter que terá orgulhado o próprio Mandela.

Hold still

1 comment
A lágrima é parida pelo canto negro do olho. É um parto de pé. Não há nunca preparação para uma lágrima. Ela não nasce. Cai. Desprende-se. Revela-nos. Cai a lágrima e ao mesmo tempo cai cada disfarce.

O silêncio

No comment yet
Fazem hoje quatro meses de viver sem ti. Antes pensava menos em ti. Sabia que estavas sempre no mesmo sítio há cinquenta anos. Agora penso em ti a toda a hora. Deixaste tanto de ti em mim.