As garras do Gato

No comment yet

O quarteto do Gato Fedorento resolveu criar um blogue, qaundo começavam a aparecer em Portugal esta coisa engraçada dos blogues. Trabalhavam nas Produções Fictícias a escrever textos de humor para gigantes do riso como Herman José e Maria Rueff e, portanto o seu blogue só podia ser de humor.

Tornaram-se um sucesso neste canto a que chamamos Blogosfera e o olho atento de Francisco Penin então na SIC Radical convidou-os para fazerem do seu humor inteligente um programa composto por sketchs de humor. Primeiro apareceram Ricardo Araujo Pereira e Zé Diogo Quintela a participar no Perfeito Anormal, programa de Alvim e Nuno Markl, quem não se lembra do sketch do "a minha vida dava um filme indiano"?

Mais tarde juntaram-se Miguel Góis e Tiago Dores para que o quarteto do blogue se tranformar num programa de TV com nome próprio. Primeiro a Série Fonseca, depois a Meireles e por fim a Barbosa. O humor Fedorento de então era de crítica e sátira social e de um certo non-cense ao estilo Monty Piton, as frases andavam e andam na boca de todos e o Gato tornou-se um fenómeno avassalador que galgou do blogue e do canal de culto para os dvs que venderam e muito, para um livro e para uma digressão por várias salas de teatro. Num país em crise o humor que gozava com a maneira de ser dos tugas fez rir Portugal.

Depois o Gato cresceu. Transferiu-se para o horário nobre da RTP 1 com um programa parecido ao da SIC Radical mas com muito mais dinheiro e prestígio, a Série Lopes da Silva mostrou um Gato mais crescido e com ainda mais piada. O Gato não se acomoda, evolui.

O Gato de seguida parou com os sketchs intemporais e começou um novo nível de paródia. "Diz que é uma espécie de magazine" está ainda no ar e é muito bom, continua a viver dos sketchs mas é muito mais que isso.

Primeiro os sketchs já não intemporais, são muito actuais, parodiam os acontecimentos mais recentes com um humor mordaz e certeiro, existe todos os programas uma banda convidada para gozar com alguma música e temos os ainda muito populares tesourinhos deprimentes onde o Gato goza com antigos programas da RTP.

Mas o Gato é mais do que o seu programa de TV. O Gato está embrenhado nos portugueses, há um "efeito fedorento" como lhe chamou Pedro Rolo Duarte, às vezes damos conosco a olhar para uma pessoa ou situação na rua e rimos, rimos porque sabemos que aquilo ficava mesmo bem no Gato e que RAP saberia imitar com precisão cada tique da pessoa que está à nossa frente, e rimos.

Mas RAP não é um palhaço. É um homem muito inteligente como se pode ver pelas suas crónicas na Visão, podem parecer textos de humor mas têm uma crítica e uma analíse muito irónica e acertiva.

O Gato pesa na sociedade portuguesa e sabe isso, muitos os veneram, todos os conhecem e, destaco a sua mais recente iniciativa. Pagando do seu bolso o quarteto fez um outdoor gozando o outdoor vizinho do PNR que é claramente fascista.

O Gato é a consciência de Portugal.

Champions League- Quartos com vista para as meias

1 comment

Jogaram-se esta semana os quartos de final da prova mais importante a nível de clubes.

Em Eindhoven o PSV de Koeman ficou com pé e meio fora das meias finais ao ser goleado em casa pelo Liverpool, Gerrard e Crouch com cabeçadas muito colocadas e Riise no golo da jornada esmagaram o PSV que tal como disse Mourinho era a "equipa que todos queriam encontrar nos quartos".

Em Milão o AC local teve o pássaro na mão e deixou-o fugir. Marcou primeiro por Pirlo , cabeçada a fazer chapéu a Rensing e marcou o 2-1 por Káká. No meio Van Buyten empatou duas vezes. O belga foi oportunista e aquela defesa do Milan precisa de reforços. Também no ataque os rossoneri falham muito e Gillardino não é avançado para uma equipa que quer lutar pela CL.

Ontem mais dois jogos. Em Londres o Chelsea não arranjou maneira de bater um organizado Valência. Os ché marcaram primeiro por Silva num golo de bonito efeito e os blues empataram por Drogba.

Até ao fim quem mandou no jogo foi o Chelsea mas a sorte e a defesa dos espanhois não permitiram a Mourinho vencer, destaque para Shevchenko de bicicleta a rematar com muito perigo para a baliza valenciana valeu Miguel a salvar em cima da linha.

Por fim Roma recebeu o Man. Utd. A Roma de Spaletti é uma equipa que defende muito bem e tem um meio campo muito compacto que corre atrás da bola e não dá espaços, no ataque há um enorme Mancini (porque não vai ao Escrete?) na alas e o resto faz Totti, e fá-lo bem pois é o melhor marcador da liga caseira.

Banho de bola da Roma que marcou dois, um por Taddei, outro por Vucinic. O Man. Utd. que jogou com dez a maior parte do jogo por expulsão de Scholes marcou por Rooney após grande trabalho de Ronaldo.

Para a semana a segunda mão com Liverpool quase apurado, com Roma e Bayern em vantagem e com o Chelsea a tentar virar e, conhecendo Mourinho todos sabemos que o Valência que se cuide!

Scarlett Johansson- A mulher do momento

1 comment

Com 22 anos Scarlett tem o mundo a seus pés. É uma actriz já com créditos firmados apesar da pouca idade, tem no currículo o filme O encantador de cavalos onde se mostrou ao mundo mas foi com Lost in Translation que se afirmou como uma sensação e começou a arrecadar fans atrás de fans.

Hoje em dia é a musa de Woody Allen que se diz intimidado perante a actriz que já dirigiu nos brilhantes Matcg Point e Scoop onde Scarlett brilhou e fez Allen convida-la para mais um filme. Mas Scarlett é muito mais do que uma grande actriz. Para além da 7ª arte Scarlett também canta e bem! A jovem prepara-se para lançar este ano o seu primeiro cd composto por músicas de Tom Waits.

Ainda na música Scarlett já foi estrela de dois videoclips: When the deal goes down de Bob Dylan e What goes around, comes around de Justin Timberlake.

Para além de talento e música, Scarlett é uma mulher sem problemas de finanças: tem contractos publicitários com Calvin Klein, Louis Vuitton, L Oreal e Reebok.

Por fim e para não dizerem que é isso que mais valorizo em Scarlett, ela é a mais sexy mulher do mundo! E a concordar comigo várias votações em Men s Magazines.

A mulher perfeita? Para mim não pedia mais

Da Weasel- A doninha cheira bem

1 comment

Dia 2 de Abril de 2007 será um dia especial para mim, para além de fazer 23 anos uma das minhas bandas de eleição lança o seu mais novo e diz-se melhor álbum. Os Da Weasel, banda de Almada, regressa aos álbuns após o esmagador sucesso de Re-definições que vendeu cerca de 90 mil cópias e fizeram uma gigantesca digressão.

O novo cd chama-se "Amor, escárnio e mal-dizer" e o título remete para as cantigas de escárnio e mal dizer muito em voga em Portugal entre 1189 e 1385. As doninhas assumem-se como os herdeiros dos trovadores cantando o escárnio e o mal dizer para além de cantar e bem o amor, voltando um pouco à fórmula de Re-tratamento para compor o primeiro e divertido single Dialectos da ternura que já põe toda a gente a trautear o refrão ( oh oh, ya ya, faz faz, bébé). No videoclip do single vê-se que os Da Weasel estão no ponto, grande canção e grande clip.

Em suma os Da Weasel dão-me uma grande prenda de anos ao editarem o seu melhor disco de sempre: maduros, críticos mas divertidos eis os trovadores do séc. XXI.

Livros- A medida do Mundo

No comment yet

Sou profundo admirador dos escritores vindos da Alemanha, têm uma certa frieza a escrever mas são tremendamente eficazes na sua escrita. A medida do Mundo escrito por Daniel Kehlmann é eficaz porque está bem escrito e sabe entreter e ensinar.
O romance gira à volta de um debate de ideias entre dois gigantes do Iluminismo alemão (o livro passa-se no em 1828 em pleno Século das luzes) , em Berlim do séc. XIX encontram-se Alexander von Humbolt e Carl Friedrich Gauss para discutir as suas ideias.
O autor descreve a vida de ambas as figuras num exercício muito interessante de escrita. A devorar.

Excerto:
"É estranho e imjusto que, afirmou Gauss, precisamente um exemplo da mesquinha casualidade da existência, que as pessoas nasçam num determinado tempo e a ele fiquem presas, quer queiram quer não. Dá-lhes uma vantagem injusta em relação ao passado e faz deles palhaços perante o futuro" A medida do Mundo de Daniel Kehlmann, Editorial Presença, página 10