No comment yet

Bullying- Comportamento violento nas escolas

O bullying consiste na violência exercida na escola pelos mais fortes e "populares" sobre os outros os fracos e "nerds".

Os maiores praticantes desta violência são os rapazes, gozam e humilham os outros rapazes e podem até chaegar a bater-lhes de modo a se afirmarem como melhores ou adquirirem estatuto dentro da hierarquia estundantil escolar.

As raparigas também praticam o bullying mas de modo mais subtil, rejeitando raparigas para o seu grupo ou espalhando boatos maldosos.

As vítimas podem ser de tres tipos: os que são simplesmente bodes expiatórios, os que são vítimas de bullying e se vingam noutros alunos fazendo o mesmo e os que gozam com os mais populares sem perceber que a consequência poderá serem vítimas de bullying.

Este é um fenómeno que pode levar ao absentismo escolar, com medo de sofrer violências os estudantes ficam em casa.

As vítimas sofrem de auto-estima, ansiedade e depressão, sentimentos que podem levar a sede de vingança. Vítimas de bullying são responsáveis por vários tiroteios como os que se assistem volta e meia em escola principalmente americanas.

Allan Beane, especialista norte-americano em Educação esteve em Portugal e tentou convencer o Governo a criar uma campanha nacional contra o bullying.