1 comment
Pinochet-Morte antes do julgamento

Morreu ontem às 17.15 de Lisboa Augusto Pinochet antigo ditador chileno vítima de enfarte do miocárdio e edema particular. Pinochet terá um funeral com honras militares, Isabel Allende, filha de Salvador Allende presidente afastado por Pinochet em 1973, afirmou ao DN que "Não há absolutamente nenhuma razão para que ele mereça exéquias de Estado".

Pinochet tornou-se ditador do Chile ( país sul-americano que faz fronteira com o Peru, Bolívia e Argentina) a 11 de Setembro de 1973 quando derrubou Salvador Allende eleito pelo povo em 1970. Pinochet era chefe do exército chileno e pouco antes do golpe de estado Allende disse dele que dava provas de lealdade.

Apesar de alguns chilenos terem corrido ontem a chorar publicamente o ex-ditador o sentimento maior no Chile é de alegria. Muitos dos chilenos de hoje foram vítimas de tortura ou pelo menos têm familiares que sofreram na pele torturas horriveis que não me atrevo a narrar aqui. Pinochet deixou marcas e feridas muito fundas no Chile e, só o seu condenamento poderia minimizar a dor dos que sofreram. Pinochet escapou ao julgamento.

Foram apresentadas 300 quixas contra Pinochet. Para ter uma noção das crueldades do ditador peço ao leitor ( para que este post não seja maçador e comprido) que procure na net referência ao Caso Prats, Caso Riggs, operação Condor ou Operação Colombo.

A arte foi como é normal em ditaduras abafada. Mas grandes nomes da artes mundiais nasceram no Chile e nomes como Luís Sepúlveda ou Isabel Allende não calam a revolta na sua obra. A Casa dos Espíritos de Isabel Allende é um desses livros com a especificidade de ter sido adaptado ao cinema num filme protagonizado por nomes como Jeremy Irons ou António Banderas.

Poderá este homem descansar em paz?



1 comment

alfredo henríquez 11 December, 2006 05:32

Bom texto, concordo contigo