3 comments
Declaração de amor à maquina

A infância é uma época onde se deve brincar e brincar não é só jogar pc e consola ( por muito que ache que em dosagem certa o pc e a consola sejam divertidos). Uma crinça para ser feliz deve jogar à bola na rua com amigos de carne e osso, deve andar de bicicleta, jogar às cartas, damas e xadrez e fazer milhares de traquinices. Uma criança deve ser livre e brincar.
Sei no entanto que as ruas tendem a ser perigosas mas julgo que hoje em dia o problema dos miúdos ficarem em casa fechados é culpa de pais sem paciência.


A tecnologia ajuda e facilita a vida humana, se provoca preguiça já será outro post. Desde o pc onde escrevo este blog até à máquina onde lavo a roupa vejo tecnologia benéfica e útil, mas a tecnologia pode e deve ser usada para o nosso divertimento e daí venho aqui defender uma máquina pela qual me apaixonei: a playstation portable ou PSP.


Não me acho um fanático das consolas nem sei de cor todos os jogos que estão para sair, acho que não sou um nerd mas gosto da minha PSP. Posso ganhar campeonatos de futebol, jogos de ténis, correr ao volante dos melhores carros ou fazer o meu herói saltitar. Uma consola permite destreza nas mãos e quando doseado ( uma hora por dia) o tempo que se gasta nela é um divertimento garantido.

O ser humano procura no mundo formas de abstração dos seus problemas. Lê nos livros viagens que quer fazer, vê nos filmes aventuras de que não é capaz e coma as consolas deixa de ler ou ver passa ele próprio a fazer num mundo virtual.

A consola permite ao Homem satisfazer um desejo vil e antigo de querer ser divino e controlar o mundo.

3 comments

Anonymous 09 December, 2006 16:50

Muito bom!!!
O pior no meio "disto tudo" e tendo em conta um dos públicos-alvo destas brincadeiras mecanizadas serem as crianças... é preciso notar que estas, hoje em dia, se não lhes for demarcado um limite (e com muitas delas essa "frustração necessária" é inexistente) o mundo dessas crianças acaba por ser única e exclusivamente delimitado e inflenciado por esse tal mundo virtual... (onde as relações humanas sao pobres)... na qual se evidenciam apenas as relações "mecânicas" onde o calor e a reciprocidade da comunicação "ao vivo" nao existe!!

Mas gostei bastante da "reflexão" por parte do autor!!Parabéns!! Penso que este é um dos meios possíveis para promulgar a reflexão e até alertar para esta situção que passo a passo pode (ou vai) atingir proporções cada vez mais irreversíveis... ... ...e depois se isso acontecer o tema das reflexões, o centro das preocupações será...
"Onde poderemos novamente recuperar a magia e a espectacularidade das relações humanas??"

nmc 10 December, 2006 13:16

Eu já não sei viver sem o meu computador. Trabalhar, jogar, pesquisar, escrever, comunicar...

Acho que é saudável que as pessoas encontrem formas de se distraírem e divertirem. Eu, por exemplo, adoro jogar um bom jogo de computador para me distrair. Neste momento a escolha é o Battlefield 2 da Electronic Arts. Excelente jogo!

Anonymous 11 December, 2006 02:42

do telemóvel e do pc não me desgrudo.

abraço