Futebol italiano

1 comment
A descida ao Inferno


Cresci vendo garndes jogos de futebol italiano, lembro-me de ver um fabuloso Milan de Sachi e depois de Capello a dar a cartas na Europa e no Calcio com jogadores tão grandes como Donadoni, Maldini, Baresi, Desailly, Savicevic ou Van basten; lembro-me duma Juventus de sonho onde jogavam com mestria e classe Deschamps, Del Piero, Di Livio, Ravanelli ou Vialli e lembro-me que cada equipa disputava durante 90 minutos o jogo. Eram tempos onde todas as equipas transalpinas eram temíveis e onde para além das ligas dos Campeões coleccionadas por Milan e Juve o Parma de Asprilla e Dino Baggio ganhou a Taça Uefa e o Inter de Zamorano e Ronaldo também.

Hoje em dia o futebol italiano enfrenta um crise estrondosa e profunda. Primeiro a crise finaceira, clubes como o Parma, Fiorentina e Lazio de tanto gastarem acabaram falidos. A Lazio colecionou grandes contratações como Crespo e de há uns anos para cá vive apenas um pouco acim da linha de água; o Parma perdeu o poder com a falência da Parmalat e hoje joga para não descer de divisão e a Fiorentina onde brilhou Batistuta já passou pelas divisões mais baixas por castigo por fuga ao fisco tendo mesmo que ser refundada para não ter que pagar os imensos milhões de dívidas.

Depois no ano passado mais um caso: o Calciocaos. A descoberta da corrupção instalada que levou alguns clubes entre os quais o Milan a começarem esta época com pontos negativos e que pôs a campeã Juve a disputar a segunda divisão.

A isto somam-se imensos casos de doping fortemente denunciados, casos de passaportes falsos como o do brasileiro Eriberto do Chievo que afinal é mais velho e se chama Luciano e ainda os problemas de racismo que nos últimos anos tiveram o seu máximo expoente nos insultos ao marfinense Zoro do Messina.

Como se já não bastasse esta 6º feira mais um caso: o polícia Filippo Raciti morreu na sequência de desacatos no Catania-Palermo. Num clima de guerra que não é o futebol muitos adeptos fanáticos guerrearam-se e muitos feridos foram resgistados para além da triste morte do polícia no cumprimento do seu dever. Até o Papa Bento XVI condena " a violência que mancha o mundo do futebol".

O futebol em Itália está podre e o campeonato que vai a meio parece já pertencer ao Inter mesmo com uma Roma jovem e com futebol bonito. O Milan esse anda pelas ruas da amargura no meio da tabela e a sua solução para ser Ronaldo, ex-fenômeno...

1 comment

Mother Goose 05 February, 2007 09:21

Vim "espiar" o teu blogue. Que pena que não perceba de futebol para colmatar o teu texto com uma frase pertinente que relacionasse o futebol como uma qualquer mafia que o destroí... mas estaria a divagar :D!!
A mim chega perceber o suficiente para afirmar que sou do Benfica ;)

Voltarei.
Um beijinho da
Dragon