DVD - Páginas de liberdade

1 comment

Hilary Swank interpreta a história (baseada em factos verídicos) de uma professora que dá aulas a uma turma problemática. A jovem Erin Gruwell ia cheia de ambição e ilusão para o seu primeiro ano de trabalho mas, encontrou na turma da sala 203 um conjunto de alunos com pouco interesse em aprender. Na vida daqueles miúdos interessava mais sobreviver às eternas lutas de gangues e ganhar respeito protejendo os seus do que aprender. Mas, Erin Gruwell, deixou-se tocar pelos alunos e, eles por ela. Se, a dinâmica lembra Mentes Perigosas, este filme tem cenas muito mais fortes onde um dos alunos revela que é sem-abrigo mas nas aulas se sente em casa; onde uma mexicana afirma em tribunal que foi outro mexicano a matar um camojano em vez de acusar injustamente um negro e, é por isso maltratada. Por atrás a história de como Erin deixou para trás a vida pessoal mas, dessa relação apenas sobresaem algumas cenas sem sal com Patrick Dempsey.

Miss Gruwell pediu a cada um dos alunos que começasse a escrever um diário. Esses diário foram publicados em livro em 1999, e, a professora e os alunos fundaram a Freedom Writters Foundation para que a história daquela sala se possa repetir.

1 comment

Anonymous 08 May, 2010 12:17

Marcante, quer em termos narrativos, como em termos sócio-pedagógicos.
Um excelente ensaio sobre tolerância, e que é muito mais o que une os desavindos pelo "será sempre assim", do que o que os separa.
Aconselhável a sua visualização a quem tiver de enfrentar situações como as narradas, que, infelizmente, não são uma realidade meramente americana.