Punhez

1 comment

Punhez! Que saudades.

Todos os domingos enquanto era moço pequeno o almoço era aquela bogeda: bacalhau guisado com batatas! Todos os domingos eu reclamava mas ninguém me ouvia. Hoje sem a divina cozinheira que a Avó Rosa era até do bacalhau guisado com batatas sinto falta e a saudade deste calibre é uma porra!

Havia coisas que não comia: aqueles rins fritos metiam-me asco; os miolos com carne frita nem vê-los, as cabeças de borrego dispensava, a açorda só me conquistou tarde, migas dava-as e papas ficaram na criancice.

À da avó comia-se quase sempre bem. Não havia nada como aqueles frangos caseiros a que o Norberto matava no quintal, a mãe depenava e a avó tratava de lhes aplicar a sua magia: tempero que ninguém igua e uns pimentos na quantidade certa. Aquela carne com um pãozinho do Cebola era um manjar divino.

Depois havia as sopas. Aquelas sopas de tomate com peixe fresco do melhor eram de suspirar. As de baldroega com um ovinho escalfado eram outra maravilha mas, mais frequentes eram as açordas com pão, azeite, água, alho e salsa.

Havia os peixes, fritos com tal mestria que nunca vi ser igualada. Das petingas ao melhor peixe-espada tudo podia ser frito e degustado no Verão na mesa do quintal com a companhia de uma salada das boas.

Havia as festividades: no Natal bom bacalhau com mestria, o pato de molho, o frango de molho. Na páscoa o borrego de molho, o borrego com ervilhas. Isto eram comezainas dignas de Eça.
Depois havia os cozidos e jantares. Não gosto por aí além de couve mas o cozido de couve da Avó comia-se e não se reclamava. O jantar de grãos era o expoente máximo.

Esta é uma pequena viagem à cozinha da Avó Rosa, que, maior que o coração só teria o talento para os bons petiscos. Obrigado.


PS: Lembro-me bem que, por mais do que uma noite, ainda nos tempos de lucidez, não dormiu pensado no que seria o almoço para nos agradar. Soubesse ela que agradava sempre e teria dormindo mais.

1 comment

Sara 17 May, 2013 06:36

que as coisas ricas, eu não posso acreditar que eu nem sempre acho que cozinhar deve ser importante, espero fazê-lo em algum momento, eu sempre prefiro a ordem de delivery higienopolis