Um Profeta

1 comment



Malik é um jovem magrebino que vimos entrar numa prisão francesa. Tem apenas 19 anos e não sabe ler. Sabemos que tem uma pena de seis anos para cumprir e não tem amigos nem família. O jovem solitário tenta manter-se invisível até a sua pena passar. Não consegue.
Numa prisão dividida por vários grupos, quem manda são os corsos, liderados por César. A transferência de um prisioneiro árabe que os corsos querem ver morto vai acabar com o sossego de Malik. César escolhe-o como carrasco do recém-chegado. Malik assassina barbarmente o outro prisioneiro e começa a gozar da protecção do gangue corso tornando-se no criado pessoal de César.
Mas, a mente de Malik começa a desenvolver-se. Aprende a ler e a escrever em bom francês, aprende sozinho o dialecto falado pelos corsos e começa a traficar droga. Gozando do seu bom comportamento acaba por ter dias fora da prisão que usa para fazer perigosos mas lucrativos recados a César e começa a desenvolver alguns esquemas criminosos por conta própria.
Um bom filme de prisão com o bónus de ter várias cenas fora da prisão muito bem conseguidas. A aprendizagem de um criminoso, os remorsos pelo mal e o equilíbrio entre todos os negócios escuros de Malik marcam este belo filme.

1 comment

jFD 07 January, 2010 15:12

andas a competir com o teu amigo cinéfilo do Cinema notebook.