José

No comment yet

Um dia um senhor russo , com muitos milhões de euros, viu um jogo de futebol que acbou com um resultado de 4-3 ou algo parecido. Apaixonou-se pelo que viu e com o capricho que os milhões devem dar decidiu ali mesmo que iria comprar um clube que tivesse uma equipa para dar "show".

Esse senhor , Roman Abramovich de seu nome, comprou o Chelsea. Um simpático clube de uma zona fina de Londres. Uma zona de luxo como Roman gosta e numa cidade onde se é bastante tolerante com os impostos, o que no caso dos largos milhões russos dá jeito.

Comprado o clube desatou a comprar jogadores. Alguns conceituados como Crespo e Véron, outros nem tanto como Duff, Joe Cole ou Jonhsen. Comprou ainda um russo , Smertin, para ter um compadre seu a jogar. Ranieri era o treinador mas cedo se viu que não servia para por aquela malta a jogar junta.

Em 2004 chegou Mourinho. Campeão europeu pelo FCP chegou a Londres confiante e com duas estrelas atrás (Ferreira e Carvalho). No primeiro dia declarou que não era um qualquer. Disse que era especial. E a partir daí tornou-se no "special one".

E foi especial. Nos dois anos que se seguiram construi uma fabulosa equipa de futebol e mais que isso, uma máquina de ganhar jogos em série. Bi-campeão em dois anos.

Contava com uma grande equipa. Na baliza Cech tornou-se no melhor do mundo; na defesa o goleador e capitão Terry fazia dupla com Carvalho e nas alas Ferreira e Gallas, no meio campo três homens Makelele, o essencial e decisisvo Lampard e muitas vezes Eidur Gudjohnsson que adaptado a médio deu muito jeito; no ataque Rooben e Cole demolidores a criar golos, a suplente havia Duff. No ataque um modesto marfinense vindo do Marselha fez-se num dos melhores avançados do mundo-Didier Drogba.

Em três anos de Chelsea Mourinho conseguiu seis títulos. Notável. O Chelsea não era campeão há 50 anos e só o tinha sido uma vez. Com José foi duas, o que o faz o melhor treinador de sempre do Chelsea, não fará?

Falhou a CL mas com tempo o Chelsea podia lá chegar. Mas, a Mourinho não foi dado tempo.

Mourinho e o Chelsea chegaram a acordo para o que se diz ser uma rescisão por decisão mútua. A verdade é que Mourinho é arrogante e autoritário e Abramovich também. Abramovich começou a usar de má fé no ano passado quando se que Mourinho o quisesse comprou o passe de Shevchenko e Ballack que não fazia falta mas pelo nome e preço obrigavam Mourinho a experimenta-los na equipa. Nenhum dos dois vingou mas Mourinho mudou o sucesso do 4-3-3 para um fraco 4-4-2. Lampard caiu de rendiamento e Gallas e Duff deixaram Stanford Bridge. Fizeram falta. Escapou o campeonato e começaram as birras de Romam.

O rico não queria gastar mais dinheiro e negou a Mourinho diversos reforços. Para além disso Frank Arnesen era uma faca apontada a Mourinho e Avram Grant , amigo de Abramovich, foi contratado para espiar e pressionar Mourinho.

Mourinho não teve medo de pressões mas aguentou-se. Agora fartou-se e vai embora. Recebe 24 milhões de euros e daqui a uns dias o melhor treinador do mundo estará num colosso (aposto no Inter).

Quem perdeu foi o futebol inglês que voltará a ser a chatice mediática de antes. Acabam as guerras com Wenger e Ferguson, acabam os primeiros canticos dedicados a um treinador e principalmente começa o fim do Chelsea.

Avram Grant é o novo treinador mas não tem competencia para se-lo. Os jogadores sentem já a falta de José (Drogba chorou com a saída) e adivinha-se uma rebelião no mercado de Inverno. Lampard e Drogba estão na linha da frente para ir embora.

Agora sofrem os adeptos. O Chelsea voltará a ser uma equipa banal.

E, daqui a pouco tempo Roman farta-se e leva os caprichos e os milhões para outro lado e esta fase azul dobrada a ouro acaba.

E Mourinho estrá noutro sítio qualquer a ganhar tudo.