Mudar

No comment yet


O Sporting de momento não é o meu Sporting. Não me refiro à instituição no seu todo mas sim à equipa de futebol sénior, aquela que tem mais visibilidade apesar de, nas outras modalidades o Sporting ter centenas de títulos.

O Sporting tem sido nos últimos tempo, na "era" Paulo Bento, uma equipa que joga bom futebol. Perde o campeonato nas últimas jornadas e falha os objectivos quando está sob pressão mas dos putos de Alvalade espera-se sempre bom futebol. Este ano nem isso acontece.

No inicio da época sonhou-se. Gastámos a bom gastar e no primeiro jogo o sonante (na Rússia) Izmailov com um grande golo venceu o FCP na Supertaça. Derrotar o campeão na primeira partida oficial era um bom augúrio.

Mas, a partir daí foi sempre a descer. O Sporting nesta altura não joga bom futebol e não tem bons resultados por duas razões: tem fraca liderança e maus jogadores.

Paulo Bento esgotou-se. Sem experiência e com poucos meios (humanos) Bento fez um bom trabalho. Fez Nani e Veloso crescer e montou uma equipa que ia sempre jogando bom futebol mas, à medida que os putos que Bento criou vão crescendo e os reforços não têm qualidade cai por terra a equipa de bom futebol. Bento não aguenta a pressão nem ganha um jogo sob o jugo dela. Bento talvez não saiba fazer mais mas no Sporting tem que estar quem saiba.

O Sporting tem que ter dois grandes jogadores para cada posição. E não tem. Fez mal as compras. Mesmo tendo o mamarracho Alvaláxia a conspurcar o estádio e ter vendido Nani o Sporting não apostou em certezas, apostas em desconhecidas esperanças. Furadas.

Analisemos. Na baliza jogou Stojkovic até se perceber (Bento em último lugar) que o sérvio não tem classe para o Sporting; Tiago fez algumas partidas mas há dez anos que apareceu no Sporting e nunca se fixou, alguma razão existe, não? Rui Patrício parece ser o melhor dos três mas ofereceu dois empates aos modestos Leixões e Leiria.

Na defesa Polga é um imperador. Mas anda desmotivado e é preferivel vende-lo já. É de classe mundial mas nota-se nele que não está bem. Paulo Renato, Gladstone, Had e Ronny pouco acrescentam ao Sporting. Abel e Tonel estão em forma e têm feito bons jogos.

No meio campo Moutinho e Romagnoli são os melhores. Humildes e constantes dão requinte à equipa. Pereirinha tapa buracos mas não está ao nível que se publicitava. Paredes, Farnerud e Celsinho não fazem falta e podem sair já em Janeiro. Veloso parece dar ares de quem quer sair e sendo assim que saia e venha bom dinheiro para ir ao mercado. Izmailov e Vukcevic são muito bons mas completamente irregulares.

No ataque Liedson resolve. Yannick falha dezenas de golos e Purovic é uma lástima. Derlei começou bem mas tem 32 e está lesionado há meses.

Soluções? Contratar um bom treinador. Duro e ofensivo. Van Gaal ou Gullitt? Vialli ou Tigana? Boas opções em mercado.

Depois, ir às compras. Um bom lateral esquerdo. A Roma não nos emprestará Antunes? O brasileiro Leonardo da Portuguesa será caro? Para dobrar Polga e Tonel sugiro o bracarense Rodriguez. Certo e com muita classe.

No meio campo é necessário músculo e Rochemback devia voltar. Para o acompanhar um bom médio defensivo, o requintado Madrid ou o mais duro Brum podiam dar um jeitão.

No ataque faz falta um desiquilibrador melhor que Izmailov ou Vukcevic. Carlos Alberto do Bremen , no qual está em litígio com o treinador, não viria com agrado jogar em Alvalade?

E para o ataque pelo menos venha um matador. Há tantos grandes jogadores em equipas mais pequenas que o Sporting. Exemplos? Linz do Braga, Makukula do Marítimo, Baiano do Murcia, Alves do Hereeven ou Iversen do Rosenborg são alguns nomes que me vêm à cabeça.



Para além do futebol espero que o senhor presidente não alimente guerras como a que mantém com Carlos Queiroz. Não faz bem ao Sporting e despristigia dois senhores leoninos como é o caso do Professor Queiroz e do Dr. Filipe Soares Franco.