Cinema - Tropa de Elite

No comment yet

Após os enormes sucessos de Cidade de Deus e Carandiru, o cinema brasileiro regressa com um ainda melhor filme cru e com um ainda mais violento fenómeno: Tropa de Elite de José Padilha.

Baseado na história real do BOPE, batalhão de tropas especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a acção passa-se em 1997 aquando da visita do então papa, João Paulo II. O BOPE deve "limpar" o "morro" nas semanas anteriores à visita uma vez que o papa quer dormir perto dos pobres mas seria uma tragédia "tomar uma bala perdida".

Numa primeira fase do filme conhecemos Capitão Nascimento, narrador e actor principal, que é um dos exemplos do BOPE: duro, concentrado e sem misericórdia disponível para bandidos. O problema é que a adrenalina vaio descendo e o stress subindo (uns prozac's vão sendo tomados) à medida que percebe que não pode morre à toa deixando uma mulher grávida.

Depois conhecemos dois jovens e destemidos amigos: Neto (impulsivo) e Matias (inteligente mas com um fraco por uma ricaça). Os dois acabam por se alistar no treino para o BOPE.

Numa terceira fase o filme foca o duríssimo treino do BOPE com provas e cenas de muito maior dureza de conhecidos filmes de "guerra" como um Nascido para matar de Kubrick.

Por fim e com a visita do papa sendo um sucesso, Nascimento escolhe de entre os seus pupilos aquele que é bom o suficiente para o substituir.