Cinema - O curioso caso de Benjamin Button

No comment yet


1- a narração em retrospectiva do género “how i met you mother” ou neste caso, father, está fora de moda, gasto e não faz aqui sentido. Blanchett a contar a história de Button à filha é previsível e tira muita graça ao filme. A narração parece às tantas ser de um qualquer “Diário da nossa paixão”…

2 – a história de um homem que nasce com oitenta anos e vai rejuvenescendo é um conto do fantástico que me parece só teria o objectivo e , faria honra a Fitzgerald nas mãos de Tim Burton numa linha próxima de “A Fábrica de Chocolate”. Pegar nas linhas de Fitzgerald e transformá-las numa bonita mas banal história de amor é uma opção errada.

3 – Sim eu percebi que o filme é sobre o efémero sobre como diz Brad Pitt “nothing lasts…” mas, essa teoria não é nada de novo, o amor que só se pode ser encontrado num breve momento e, ainda assim vale uma vida é banal no cinema. Sem pensar muito lembro-me de “A cidade dos anjos”…

4 – A história do Senhor Bolo metida a martelo no filme não faz sentido.

5- Tudo o que disse não inviabiliza que , tanto Pitt como Blanched tenham fabulosas performances. Há ainda todo um trabalho de caracterização, guarda-roupas e outros pormenores que, fazem valer a pena ver o filme

6 – o pior não é o que o filme é. Bom mas limitado. O pior é aquilo que podia ser. E, isso seria um filme para a história.