Cinema - O rapaz com o pijama às riscas

1 comment

O Holocausto é um trauma da Humanidade. Novas perspecitivas vão saindo de nós para o mostrar, condenar, explicar. A literatura e cinema voltam a ele com frequência. Há pouco foi re-editado "Se isto é um homem" de Primo Levi, foram também re-editados "O leitor" e "O rapaz do pijama às riscas". O cinema, depois, de no ano passado ter oferecido "Os Falsificadores", este ano volta ao tema com Resistentes, O Leitor, Valquíria, Inglorius Bastards e O rapaz dos pijama às riscas.


Bruno é uma criança que, alheia à II GM, vive feliz em Berlim até que, chegado a casa, percebe que a família se vai mudar devido ao importante emprego do pai, um militar nazi. Na nova casa Bruno descobre uns vizinhos de ar frágil que andam com pijamas às riscas. Bruno vai percebendo que aqueles homens e, em especial uma criança com quem faz amizade não estão na "quinta" de livre vontade nem passam lá momentos agradáveis.


A sua mãe, Vera Farmiga (The Departed) também sofre a mutação de apoiar o marido até lhe ganhar nojo quando vê num judeu um bom homem e, percebe quão horrível é a missão do marido.


Um belo filme onde o horror espreita sempre mas, só nos últimos dez minutos nos aparece na cara.

1 comment

Anonymous 18 August, 2009 18:02

costumas vir aqui?
é vosso o restaurante?
:)