Livro - A canção antes de ser cantada

No comment yet

Estreou-se o filme "Valquíria" com Tom Cruise sobre um atentado contra a vida Hitler. Com a campanha comercial de Hollywood vários livros entraram na onda. Interesso-me por história e por este periódo e quis ler mais. Das várias propostas com Operação Valquíria estampadas na cpa optei aquele com o título e capa mais apelativa confesso.

Escolhi este A canção antes de ser cantada. Cheguei a meio do livro e, ainda não se falou na Operação mas, é um dos melhores livros que já li na minha vida.

O livro leva-nos à actualidade onde vive Conrad, o fiel guarda da correspondência e "papeis" de Mendel, seu mentor e um notável professor da Oxford dos anos trinta.

É nos anos trinta que decorre a outra metade da acção com um curisosa amizade entre Elya Mendel (será na verdade Isaiah Berlin a quem o autor deu outro nome provavelmente para ter mais liberdade criativa) e Axel von Gottberg (Adam van Trott, a mesma história). Ambos são dois cultos professores em Oxford. Mendel é um baxinho judeu e Axel um alto, bonito e rígido prussiano obsecado pela filosofia de Hegel.

Uma amizade que se vai desgastando com a loucura de Hitler, apesar de, condenada por ambos, Axel sente-se na obrigação de, voltar à Alemanha e ajudar o seu país a sobreviver ao tirano. Mendel não percebe e julga que o amigo se tem em demasiada conta. Axel participa na Operação Valquíria que falha e, é torturado e morto.

Pelo meios lições de vida, de filosofia e de história. Brilhante e envolvente escrita do sul-africano Justin Cartwright.