Santo Condestável desde hoje é São Nuno de Santa Maria

1 comment

A partir de hoje a Santa Sé reconheceu mais um santo português: São Nuno de Santa Maria, Beato desde 1918.


Nuno Álvares Pereira foi absolutamente decisivo para a manuntenção da nacionalidade portuguesa na crise de poder de 1383/1385. Nessa crise foi braço-direito do Mestre de Avis, futuro D. João I e foi o único general sem derrotas da história militar portuguesa. Venceu a grande batalha de Aljubarrota onde seis mil portugueses em jejum venceram trinta mil espanhois. No fim, Dom Nuno ajudou a curar os feridos espanhóis.


Quando ficou viúvo fez um voto de castidade e dedicou-se aos pobres. Chegou a despojar-se de todos os seus bens e ingressou no Convento do Carmo (que mandara construir) professando a sua fé como Frei Nuno. Morreu no Convento aos 71 anos. Foi herói nacional. Foi corajoso general. Foi percursor do diálogo inter-religioso mandando construir mesquitas e sinagógas para além de várias igrejas. Foi percursor da sopa dos pobres. Hoje é santo.

1 comment

Anonymous 27 April, 2009 08:00

Penso que os vitrais de Almada Negreios, no interior da Igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique, espelham um pouco da História, da Personagem que foi o D. Nuno Álvares de Pereira, o Santo Condestável, o gênio, o piedoso. Quem mora junto da Igreja, pelo menos devia saber!!
Um bem haja, um forte abraco, F.Vila